TSE

A rede social Twitter disponibilizou, nesta quarta-feira (20), uma seção especial sobre eleições, que será frequentemente atualizada com os fatos mais recentes a respeito do assunto. Esse espaço poderá ser acessado por meio da aba “explorar” da página, que terá em destaque a frase “Eleições 2022”. A ação da rede social facilita o acesso das pessoas a informações de qualidade sobre determinado tema relacionado às eleições e ao sistema eleitoral brasileiro.

iniciativa do Twitter integra alguns dos serviços que se alinham à parceria realizada entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social para promover ações de combate à desinformação no processo eleitoral de 2022. A plataforma digital informou que somente no primeiro semestre deste ano foram contabilizados mais de 44 milhões de Tweets no Brasil relacionados ao assunto.

Esse novo campo reúne os principais conteúdos sobre o tema, contextualizando questões em debate e apresentando conteúdos diferentes e de fontes confiáveis para quem quiser se aprofundar sobre algum ponto.

Como complementação, o campo Moments vai trazer também assuntos com grande repercussão em tempo real, com a finalidade de esclarecer informações potencialmente enganosas, a partir de conteúdos de qualidade, provenientes de fontes fidedignas e exibindo gráficos com dados das conversas ao redor da hashtag #Eleições2022 no Twitter.

Ações interativas

A novidade disponível no Twitter também vai alertar, no próprio site, quando houver um pico de posts e conversas sobre eleições. A partir daí, serão enviadas notificações em momentos importantes das eleições, com explicações de como participar do processo eleitoral e outros dados. Apenas as pessoas que permitiram o envio de notificações receberão esses avisos, de acordo com seus interesses e a relevância do assunto. Os alertas serão recebidos por push, no celular, e também aparecerão na aba de notificações do perfil.

Como as Eleições 2022 envolvem também cargos estaduais (governador, senador, deputado federal e estadual/distrital), o Twitter também vai disponibilizar abas especiais que manterão as pessoas informadas sobre as últimas notícias e conversas relacionadas à sua região, incluindo tweets de veículos e conteúdos ao vivo. Os estados contemplados com esse recurso serão Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.