Sintasa

Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe (Sintasa), os trabalhadores das três fundações: Hospitalar de Saúde (FHS), Estadual de Saúde (Funesa) e Parreiras Horta (FSPH) começaram uma greve na manhã desta segunda-feira, 21, com ato na frente do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), mas que seria um ação por tempo indeterminado foi suspenso para atender a orientação do Tribunal de Justiça que encaminhou um documento informando que caso continue na terça-feira, 22, haverá multa diária de R$ 100 mil.

Sintasa⼁Divulgação

Diante deste cenário, a diretoria do Sintasa comandou uma assembleia com a categoria durante o ato e os trabalhadores deliberaram suspender a greve e apoiar o sindicato nas ações que estão programadas para esta semana em prol das principais bandeiras de luta atual que são reajuste salarial e o Piso da Enfermagem para todos as fundações e no caso da FHS tem as questões do Acordo Coletivo do Trabalho e garantia de emprego.

“Essa decisão não foi fácil, pois entendemos o desejo de continuar a luta pelos nossos direitos e reivindicações. No entanto, a multa diária de R$ 100 mil nos coloca em uma posição delicada e inviabiliza a continuação da greve. Precisamos pensar estrategicamente para que nossa voz seja ouvida e nossos objetivos sejam alcançados”, explica Augusto Couto, presidente do Sintasa, ao lado do gerente-executivo, Janderson Alves.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Agora, o foco do Sintasa se volta para as ações que foram planejadas para esta semana em prol das principais bandeiras de luta: o reajuste salarial e o Piso da Enfermagem para todas as fundações. Além disso, existe a luta pelo Acordo Coletivo do Trabalho e pela garantia de emprego na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

“Recebemos esta notícia ruim do documento emitido pelo Tribunal de Justiça, mas o Sintasa não vai parar. Vamos fazer visitas nas regionais para orientar os trabalhadores e tirar todas  dúvidas. Convidamos todos os servidores que não estiverem trabalhando para estar junto conosco nesta agenda cheia que temos pela frente”, disse Augusto.

Sintasa⼁Divulgação

Nesta terça-feira, 22, todos os trabalhadores que estiverem disponíveis, seja de folga, licença ou de férias, poderão participar de um ato conjunto na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para discutir a questão do IPES. 

Na quarta-feira, 23, a diretoria do Sintasa estará visitando o Hospital Regional de N. Sra. do Socorro, e na quinta-feira, 24, no Hospital Regional de N. Sra. da Glória. 

Por sua vez, na sexta-feira, 25, haverá uma concentração na frente do auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES) quando haverá uma reunião entre sindicatos e a gestão sobre a questão da extinção ou não da FHS. Antes, a categoria, representada pelo Sintasa, irá realizar doação de sangue no Hemose.

“Agradecemos a compreensão de todos e o apoio contínuo ao Sintasa. Juntos, superaremos os desafios e alcançaremos as mudanças necessárias para os trabalhadores da área da saúde”, completa Augusto.