ASN|NE Notícias

Toque para ler um resumo do texto a seguir:
  • As inscrições para o Encceja 2024, exame destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada, serão abertas em 29 de abril e encerradas em 10 de maio.
  • O exame é gratuito e avalia competências, habilidades e conhecimentos.
  • É necessário ter 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio na data da prova. As solicitações de atendimento especializado e de nome social devem ser feitas na inscrição.
  • As provas em Sergipe ocorrerão em 25 de agosto.
  • Para o fundamental, são quatro provas e uma redação; para o médio, o mesmo, abrangendo diferentes áreas.
  • Quem não justificou ausência no Encceja 2023 ou teve justificativa reprovada deve reembolsar R$ 40.
  • No ato da inscrição, indica-se a instituição para emitir o certificado.
  • Recursos e atividades de preparação estão disponíveis no Portal do Supletivo. Suporte técnico está disponível na Seduc.
  • É recomendado ler o edital e acessar os recursos disponíveis para uma melhor preparação.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão início no dia 29 de abril e se encerrarão no dia 10 de maio. De acordo com o edital nº 18, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 8 de março, o exame é oferecido gratuitamente e destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. O exame avaliará as competências, habilidades e conhecimentos dos candidatos.

Maria Odília|ASN

Para realizar a prova do Encceja, o indivíduo deve ter, no mínimo, a idade de 15 anos completos para fazer o exame do ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio na data de realização do exame. Após concluir sua inscrição, ela não poderá ser cancelada. O participante deverá acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação de seu local de provas no endereço eletrônico em que realizou a inscrição.

As solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social devem ser feitas no ato da inscrição. O Inep garantirá os recursos de acessibilidade e/ou tratamento pelo nome social para os participantes que os solicitarem, desde que comprovem a necessidade.

Em Sergipe, as provas do Encceja de 2024 serão realizadas no dia 25 de agosto nos seguintes municípios: Aracaju, Canindé do São Francisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, São Cristóvão e Simão Dias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As avaliações do ensino fundamental serão compostas de quatro provas objetivas, cada uma com trinta questões, abrangendo diferentes áreas do conhecimento, além de uma proposta de redação. A primeira avaliação será da área de Ciências Naturais, a segunda será de Matemática e a terceira contemplará as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física e Redação. A quarta prova será de História e Geografia.

As avaliações do Ensino Médio também serão compostas de quatro provas objetivas, cada uma com trinta questões em cada área do conhecimento, além de uma proposta de redação. A primeira prova será da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a segunda contemplará a área de Matemática e suas Tecnologias. A terceira prova será de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e a quarta prova será de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Confira o cronograma do exame:

Justificativa de ausência no Encceja 2024Justificativa de ausência25 de março a 5 de abril
Resultado15 de abril
Recurso15 a 19 de abril
Resultado do recurso23 de abril
Inscrição29 de abril a 10 de maio
Tratamento pelo nome social29 de abril a 10 de maio
Atendimento especializadoSolicitação29 de abril a 10 de maio
Resultado17 de maio
Recurso20 a 24 de maio
Resultado do recurso29 de maio
Aplicação25 de agosto

O participante que não tiver justificado sua ausência no Encceja de 2023 ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá reembolsar ao Inep o valor de quarenta reais, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O boleto será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para o qual deseja solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência. A indicação não está condicionada ao estado de residência do participante, podendo este escolher uma das opções apresentadas na inscrição.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Para uma melhor preparação dos candidatos que participarão do Encceja 2024, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Divisão de Exames e Certificação (Diex), disponibiliza uma série de recursos e atividades no Portal do Supletivo. Os materiais didáticos e os conteúdos voltados para as provas do Ensino Fundamental e Médio, bem como simulados com questões de provas de anos anteriores do Encceja, estão disponíveis neste link.

De acordo com o coordenador da Diex, professor Edson Aragão, aqueles que enfrentarem dificuldades para realizar a inscrição no Encceja podem contar com o suporte técnico da Diex na sede da Seduc, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. “Reforçamos a necessidade de todos os participantes fazerem a leitura do edital antes da inscrição, a fim de tomarem conhecimento das regras sobre o processo, bem como visitarem o Portal do Supletivo, onde disponibilizamos uma série de recursos pedagógicos capazes de auxiliá-los durante os estudos”, afirma.

Encceja

Com a oferta do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o Governo Federal, por meio do Inep e do Ministério da Educação, reafirma o compromisso de assegurar aos jovens e adultos que estão fora da escola a possibilidade de serem avaliados e certificados em nível de Ensino Fundamental ou Médio. A iniciativa fornece condições de continuidade aos estudos e de melhor competitividade no mercado de trabalho.

Em Sergipe, no ano de 2023, foram inscritos 14.842 candidatos, sendo 2.364 para as provas do Ensino Fundamental e 12.478 para as provas do nível médio. Para 2024, as inscrições ocorrerão a partir de 29 de abril no site.

Confira também o edital nº 18, publicado pelo Inep


Reprodução