NE Notícias

O secretário de Saúde da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Enock Ribeiro, está sendo acusado de racismo após um áudio vazado [ouça abaixo] em redes sociais. No áudio, Enock se refere à pré-candidata à prefeita Clécia Carvalho (PL) como “essa neguinha pode ser eleita”.

Em suas redes sociais, Clécia repudiou a fala do secretário, que é auxiliar do atual prefeito Inaldo Silva (PP). “Em pleno século 21, é lamentável que ainda sejamos testemunhas de um crime grave como esse”, declarou a pré-candidata.

O Partido Liberal (PL), ao qual Clécia pertence, também emitiu nota de repúdio, cobrando “das autoridades competentes a agirem com rigor e celeridade para responsabilizar o Secretário Enock Ribeiro pelo seu comportamento repudiável”.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Enock Ribeiro pode ser acusado de crime de injúria racial, previsto no Código Penal brasileiro. O crime pune quem “ofender a dignidade de outrem, preconcebendo ou perseguindo por motivo de raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra causa”.

A pré-candidata Clécia Carvalho já anunciou que vai tomar as medidas cabíveis contra o secretário.

Leia nota do PL Mulher:

É com profunda indignação que o PL Mulher repudia veementemente o comentário de injúria racial proferido pelo Secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Enock Ribeiro, em que utiliza termo ofensivo e discriminatório contra a pré-candidata a prefeita de Nossa Senhora do Socorro, Clécia Carvalho, atacando sua dignidade e ferindo os princípios fundamentais da igualdade e do respeito mútuo.

Em pleno Século 21, é inadmissível que ainda sejamos testemunhas de atitudes tão repugnantes e desumanas, que perpetuam a cultura de intolerância e discriminação. A injúria racial é um crime grave que não pode ser tolerado em nenhuma instância da sociedade.

Diante deste lamentável episódio, o PL Mulher reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade racial, da justiça social e dos direitos humanos. Cobramos das autoridades competentes a agirem com rigor e celeridade para responsabilizar o Secretário Enock Ribeiro pelo seu comportamento repudiável. Também nos solidarizamos com a vítima deste ato lamentável e reafirmamos nosso apoio irrestrito na luta contra todas as formas de discriminação e preconceito.

Assessoria de Imprensa do PL Mulher