Sinpol

Os policiais civis de Sergipe possuem o quinto pior salário do Brasil, como aponta o Ranking Nacional Salarial, divulgado pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). Ocupando a 23ª posição em relação à remuneração dos profissionais em início de carreira, Sergipe fica à frente apenas da Paraíba, Bahia, Pernambuco e Ceará. No entanto, apesar da desvalorização, os policiais civis sergipanos possuem papel de destaque nacional no combate ao crime.

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado no final de janeiro, Sergipe é o estado com a maior redução no total de crimes violentos no Brasil, com uma queda de 22,9% na quantidade de mortes violentas no comparativo entre 2022 e 2023. Porém, a qualidade do trabalho não condiz com a remuneração; os relatos dos policiais civis expõem que a realidade é de carreira defasada.

Jorge Henrique ⏐ SSP Sergipe

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol/SE), Jean Rezende, no ano de 2010 a categoria chegou a ser uma das mais valorizadas do país, sendo reconhecida e possuindo um dos melhores salários do Brasil. Entretanto, por falta de reposição inflacionária, um abismo salarial foi gerado.

O presidente do Sinpol/SE expõe ainda que a defasagem salarial afeta diretamente a vida dos policiais civis, “a gente diminui não só o poder de compra, mas a qualidade de vida das nossas famílias e de nós mesmos, o que pode afetar inclusive o rendimento no trabalho. Mas aqui em Sergipe, perdemos o poder de compra, mas não perdemos a qualidade do serviço, os dados estão ao nosso favor”, diz Rezende, que vem junto aos colegas de profissão travando uma luta em busca da reestruturação da carreira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na última terça-feira, 20, o governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou o decreto de criação da Comissão Mista de Trabalho, que irá tratar da reestruturação da carreira dos Policiais Civis. A expectativa do Sinpol/SE é que neste Grupo de Trabalho seja possível implementar a minuta do projeto de reestruturação, já apresentada e aprovada em Assembleia Sindical, assim como os tópicos abordados no Termo de Compromisso firmado com Mitidieri ainda durante a campanha eleitoral.

Os diálogos acerca da reestruturação da carreira vão além de debater apenas os salários defasados há uma década, mas englobam também a devolução da dignidade da categoria, assim como a garantia da segurança jurídica para os cargos da Polícia Civil.

Por: Sinpol Sergipe