TRE Sergipe

Na manhã desta quarta-feira (18), em sessão solene, realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) desembargador Osório de Araújo Ramos Filhose aposentou depois demais de quatro décadas de serviços prestados à magistratura.

Des. Roberto Eugênio da Fonseca Porto e o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho — TRE-SE

O TRE-SE participou do evento, representado por seu presidente, Des. Roberto Eugênio da Fonseca Porto, pelo diretor-geral Rubens Lisboa e pelo assessor de comunicação, Ricardo Ribeiro. O desembargador Roberto Porto foi o primeiro a fazer o uso da palavra em homenagem aocolega Des. Osório de Araújo.

Ao discursar, o presidente do TRE-SE ressaltou qualidades do Des. Osório. “Seus predicados são múltiplos e inquestionáveis, mas entre esses se destacam a lhaneza no tratamento e o bom senso na solução de querelas que cotidianamente se apresentam a nós: julgadores de 2º grau. O vasto conhecimento jurídico e a capacidade inata de bem administrar são outras características que se mostram intrínsecas ao seu ser, notabilizadas especialmente quando esteve à frente da Presidência deste Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, com competência e comprometimento inabaláveis”, disse Roberto Porto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os demais membros do TJSE foram uníssonos em afirmar a cordialidade, a gentileza, a sabedoria, o equilíbrio e a elegância do Des. Osório Ramos Filho. A Dra. Maria da Conceição da Silva Santos, juíza auxiliar da presidência do TJSE, entregou uma placa de homenagem ao Des. Osório. 

No discurso de despedida, o Des. Osório de Araújo citou o livro de Eclesiastes, capítulo 3, destacando que para todas as coisas há umtempo determinado. “Chegou o momento de deixar os afazeres profissionais para iniciar um novo ciclo em minha vida. Despeço-me feliz, realizado profissionalmente, com a sabedoria amplificada, porém com a mesma humildade com que cheguei. Despeço-me da Corte e dos meus estimados colegas desembargadores e desembargadoras com o sentimento de dever cumprido. Foram 14 anos e 4 meses no segundo grau e 43 de judicatura na Justiça Estadual, galgando todos os postos que um magistrado pode almejar”, disse o homenageado.