NE Notícias

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se tornou uma pedra no sapato de Jair Bolsonaro. Sua política de enfrentamento ao coronavírus e que segue as orientações da Organização Mundial da Saúde não tem agradado ao presidente, que havia decidido pela sua exoneração.

Após pressão de militares como os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo), Bolsonaro desistiu. Mandetta disse, em conversa com interlocutores, depois de tomar conhecimento de uma fala do presidente Jair Bolsonaro para apoiadores, na noite de domingo, que não aceitava ameaças.

“Ameaça não dá. O presidente tem de tomar uma decisão”, afirmou Mandetta, segundo interlocutores, em telefonemas aos ministros Braga Neto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) depois da manifestação de Bolsonaro, transmitida ao vivo por uma rede social.

Aos dois ministros, Mandetta teria afirmado que, se na entrevista coletiva diária desta segunda-feira sobre o balanço da epidemia de coronavírus no país, fosse questionado sobre o assunto, iria responder. E de forma “dura”.