TRE-SE

Imaginou planejar uma viagem internacional e ter problemas para renovar o passaporte? Isso pode acontecer com quem não votou ou não justificou a ausência a três pleitos seguidos, lembrando: cada turno é considerado uma eleição. Em maio deste ano, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 2,4 milhões de títulos eleitorais nessa condição em todo o Brasil.

Agência Brasil

Em Sergipe, foram cancelados 24.326 títulos. Aracaju liderou o número de cancelamentos, com 9.655 títulos cancelados, seguido de Nossa Senhora do Socorro (1.865), Itabaiana (941), Estância (880), São Cristóvão (823) e Lagarto (790). Para evitar o cancelamento do título, regularize a situação no cartório eleitoral.

A regularidade do título de eleitor é exigência para obter diversos documentos: passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista e outros. Sem a regularidade do título eleitoral, o cidadão fica impedido de exercer vários direitos, tais como:

  • obter passaporte, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimo em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo. 
  • assumir cargo público em virtude de aprovação em concurso, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, realizar atos ou obter documentos que dependam da quitação eleitoral.