Agência Aracaju de Notícias

O prefeito Edvaldo Nogueira voltou a reunir o Comitê de Operações Emergenciais (COE), na manhã desta quarta-feira, 15, para estabelecer a renovação do decreto de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju, cujas determinações permanecem válidas até 22 de julho. Tendo em vista a ocupação dos leitos em mais de 70% e a decisão da Justiça Federal, que suspendeu a primeira fase de retomada da economia no âmbito estadual, o novo decreto mantém as medidas de fechamento de serviços não-essenciais, as regras de distanciamento social e a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital.

Ana Lícia Menezes / PMA

“Avaliamos os dados de ocupação dos leitos, sejam os de enfermaria, que são de responsabilidade do município, sejam os de UTI, que cabem ao governo, e, o próprio comportamento da doença na nossa cidade, além de considerarmos a decisão judicial que suspendeu a retomada das atividades econômicas, de modo que decidimos pela manutenção das medidas restritivas, ao passo em que mantemos nosso trabalho de avaliação dos dados e de tomada de ações de enfrentamento à covid-19”, afirmou o prefeito.

Pelo decreto atualizado, continua suspenso o funcionamento de academias, casa de shows, shoppings centers, cinemas, bares e lojas. Também permanece proibida a utilização de áreas de lazer, assim como a realização de eventos e atividades em parques e praias da cidade. Além disso, está suspensa a retomada de serviços que haviam sido autorizados no plano de retomada da economia. O uso obrigatório de máscara pela população em locais públicos também foi renovado no decreto municipal.

Pelos dados desta terça-feira, Aracaju possui 21.207 pessoas diagnosticadas com covid-19. Destas, 360 estão internadas em hospitais; 8.834 estão em isolamento domiciliar; 11.584, que estavam infectadas, já estão recuperadas; e 429 vieram a óbito. Há 78 pacientes suspeitos internados, que aguardam resultados do exame. Dos 122 leitos públicos de enfermaria do município, 86 estão ocupados, o que representa uma ocupação de 70,5%.