A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (16), dois investigados da Operação Caronte no município de Céu Azul, no Paraná. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Sergipe.
Polícia Federal|Arquivo
A Operação Caronte apura a atuação de uma organização criminosa dedicada ao contrabando de cigarros de origem estrangeira, com atuação interestadual e transnacional.
A ação contou com integração entre as equipes da PF em Sergipe e em Foz do Iguaçu; juntas, elas localizaram e prenderam os suspeitos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo as investigações, a organização criminosa mantinha uma estrutura organizada, com tarefas divididas entre integrantes responsáveis pela logística, pelo transporte e pela distribuição das mercadorias ilícitas.
Havia também articulação operacional entre os diferentes núcleos do grupo.
Os presos respondem como réus na ação penal decorrente da Operação Caronte. Eles são apontados como parte da estrutura operacional da organização, com atuação ligada ao suporte logístico das atividades ilícitas.
Após o cumprimento dos mandados, os investigados foram colocados à disposição da Justiça Federal para a adoção das medidas legais cabíveis.
Com informações da PF
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Acidente na SE-407 mata pai e filho em Poço Redondo
Pai e filho morreram na manhã desta terça-feira (16) em um acidente na rodovia SE-407, via que liga o povoado Santa Rosa do Ermírio ao município de Poço Redondo. A colisão envolveu um veículo de passeio e um caminhão-pipa.
Subtenente Luiz Fábio|CBM
Dois ocupantes do caminhão-pipa foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levados a uma unidade hospitalar. Já no carro de passeio, duas vítimas ficaram presas às ferragens; bombeiros militares realizaram o desencarceramento, mas ambas morreram no local.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os corpos foram retirados do veículo e permaneceram sob responsabilidade da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) até a chegada da equipe de Criminalística, responsável pelas medidas cabíveis no local.
Duas mulheres também estavam no automóvel e sobreviveram ao acidente; não há informações sobre o estado de saúde delas até o momento.
As circunstâncias da colisão ainda serão apuradas.
A operação de resgate foi comandada pelo Subtenente Soares, com apoio do Sargento Luiz Fábio e dos Soldados Tiago Bezerra e Ramos.
Com informações da CBMSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Arraiá do Povo 2026 recebe Nadson na Terça do Arrocha
A 3ª edição da Terça do Arrocha, no Arraiá do Povo 2026, acontece nesta terça-feira (16) na Orla da Atalaia, em Aracaju. O evento é consagrado entre sergipanos e turistas e tem expectativa de reunir milhares de pessoas.
Thalys Rodrigues|ASN
No palco principal, o público poderá acompanhar os artistas Nadson O Ferinha, Silvano Sales e Heitor Costa. Já o cantor Heitor Santos comandará a animação no Palco 360º durante os intervalos das apresentações.
Para melhorar o fluxo do público, a entrada A, localizada próxima ao Corredor Cultural da Vila do Forró, funcionará como entrada e saída; a entrada B será destinada exclusivamente à saída.
Os órgãos de segurança pública e a Defesa Civil adotaram essa medida visando garantir maior fluidez e segurança aos participantes. A orientação é que o público se programe para chegar mais cedo ao evento, já que os portões da arena de shows serão abertos a partir das 17h.
Programação cultural diversificada também estará disponível na Vila do Forró. No Coreto, o Trinca de Sons se apresenta às 18h; o Trio Pé de Serra Luiza Lu, às 20h; e o Trio Pé de Serra Gaúcho do Acordeon encerra às 22h.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
No Barracão, Diego Santos e Banda sobem ao palco às 19h; a quadrilha junina Pioneiros da Roça, às 21h; e a cantora Adalgiza, a Mulher Sem Coração, às 22h.
No Teatro da Vila, o espetáculo A Morte do Matador, da R&C Produções, abre a programação às 18h. Em seguida, às 22h, é a vez do Espetáculo Circo no Sítio, do Circo Rueda.
18h – Espetáculo A Morte do Matador, da R&C Produções
22h – Espetáculo Circo no Sítio, do Circo Rueda
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Detran-SE amplia exame toxicológico para CNH A e B
A partir de 22 de junho, o Detran-SE passa a exigir resultado negativo em exame toxicológico de candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B.
Divulgação
A exigência também alcança quem perdeu a Permissão Para Dirigir (PPD) e vai abrir processo de reinício.
A medida decorre de orientação enviada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aos órgãos estaduais em 15 de maio, ampliando uma regra que valia apenas para as categorias C, D e E, voltadas à condução de veículos de carga, transporte de passageiros e combinações de veículos.
Agora, motociclistas e motoristas em busca da primeira habilitação entram na mesma exigência. A base legal da mudança é a Lei 15.153/25.
O exame toxicológico deve ser feito depois do exame prático e tem janela de detecção de até 90 dias, permitindo identificar o uso de substâncias psicoativas nesse período anterior à coleta.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A realização é restrita a laboratórios credenciados pela Senatran; a lista de clínicas habilitadas está disponível no site do Detran-SE, no caminho Credenciados > Clínicas Coletadoras para o Exame Toxicológico.
Processos de renovação da CNH ou mudança de categoria continuam sob as regras já vigentes, ou seja, nada muda.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Energisa confirma queda de energia em Aracaju
Cerca de 2.300 clientes do Centro de Aracaju e do bairro Industrial ficaram sem energia na manhã desta terça-feira (16). O fornecimento, segundo a Energisa, foi normalizado aproximadamente uma hora após a interrupção.
Fernando Frazão/Agência Brasil
Moradores de diferentes pontos da cidade relataram ter visto um clarão no céu instantes antes da queda de energia.
A Energisa não confirma relação entre o episódio descrito pela população e a interrupção no fornecimento; a concessionária informa que um curto-circuito provocado pelo contato de um pássaro com a rede de transmissão pode ter causado o problema.
A causa, contudo, ainda está sob investigação.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Histórico de falhas na região
Em abril deste ano, falhas na linha de transmissão já haviam atingido Aracaju, a região metropolitana e o interior do estado.
Um problema no suprimento, de responsabilidade da empresa transmissora da região, foi apontado como causa em um dos casos registrados.
A sua região tem sofrido com apagões? Deixe seu relato nos comentários abaixo.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores para junho
O Governo de Sergipe definiu o cronograma de pagamento dos servidores do Poder Executivo estadual para o mês de junho.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Aposentados e pensionistas recebem primeiro, na quinta-feira (25); na sexta-feira (26), o crédito chega à conta dos servidores das demais Secretarias, empresas, autarquias e fundações.
Quem faz aniversário em junho também recebe, no mesmo período, o valor correspondente à primeira parcela do décimo terceiro salário.
Os créditos serão feitos ao longo dos respectivos dias.
Mais de R$ 510 milhões serão injetados na economia sergipana com o pagamento.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Itabaiana sai da lista de bloqueio do FPM
Na edição de segunda-feira (16), o NE Notícias publicou informação sobre o bloqueio dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o município de Itabaiana, fundo que representa uma das principais fontes de receita das prefeituras brasileiras e é utilizado para custear serviços públicos, investimentos e despesas da administração municipal.
Fundo de Participação dos Municípios
Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Itabaiana publicou nota informando que o bloqueio foi retirado “após a atualização de informações no eSocial”.
O NE Notícias realizou uma nova consulta de entes bloqueados no sistema do Tesouro Nacional e constatou que, em Sergipe, somente o município de Pedrinhas permanece na relação de bloqueios.
Tesouro Nacional|Reprodução
Em resumo, a prefeitura atribui o desbloqueio a uma correção técnica no eSocial e descarta qualquer relação com falta de recursos, afirmando ainda que segue tratando, por via jurídica, de débitos previdenciários herdados de gestões anteriores.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Confira abaixo a nota divulgada pela administração municipal na íntegra.
A Prefeitura de Itabaiana informou que o bloqueio temporário do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), divulgado por parte da imprensa sergipana, já foi solucionado após a atualização de informações no eSocial, sistema do Governo Federal responsável por unificar dados trabalhistas, previdenciários e fiscais de empregadores e trabalhadores.
Segundo a administração municipal, a situação não teve relação com falta de recursos ou qualquer desequilíbrio financeiro nas contas do município. O bloqueio ocorreu em decorrência de uma inconsistência de informações junto ao sistema federal, problema que foi rapidamente corrigido pela equipe técnica da Prefeitura, resultando na liberação dos recursos.
A gestão municipal esclarece ainda que bloqueios dessa natureza podem ocorrer em qualquer prefeitura do país, especialmente em situações envolvendo parcelamentos de débitos previdenciários junto ao INSS, muitos deles originados em gestões anteriores. Trata-se de uma situação recorrente na administração pública brasileira.
Além da atualização realizada no eSocial, a equipe jurídica do município já trabalha para obter a suspensão da cobrança relacionada a parcelamentos de débitos herdados de administrações passadas, buscando resguardar os interesses financeiros de Itabaiana.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Mesmo durante o período do bloqueio, a Prefeitura manteve normalmente o funcionamento da máquina pública. O município segue com dezenas de obras em andamento, salários dos servidores sendo pagos antecipadamente e fornecedores recebendo rigorosamente em dia.
Para a administração municipal, o episódio reforça a capacidade de planejamento e gestão financeira de Itabaiana, que mesmo diante de um bloqueio temporário de receitas continuou executando investimentos, honrando compromissos e prestando serviços à população sem qualquer interrupção.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e a boa aplicação dos recursos públicos, destacando que a situação já foi regularizada e que o município segue mantendo suas contas equilibradas e sua capacidade de investimento.
Com informações de assessoria
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Servidor investigado por corrupção é alvo da PF em Sergipe
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16) a segunda fase da Operação Citrus em Sergipe, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre o uso de documentos falsos em processo administrativo que apura a aquisição clandestina de mudas de laranja em desacordo com a legislação vigente.
PF em Sergipe
O processo tramita no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em Sergipe.
Nesta etapa, 3 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Barra dos Coqueiros e de Boquim. Também foram cumpridos dois mandados de busca em endereços residenciais, todos expedidos pela Justiça Federal.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Um servidor estadual investigado no caso teve o afastamento cautelar da função pública determinado pela Justiça.
As medidas têm por finalidade ampliar a coleta de provas, esclarecer a participação dos investigados no esquema e identificar eventuais outros envolvidos.
Desdobramento da primeira fase
A investigação é desdobramento da primeira fase da Operação Citrus, deflagrada em novembro de 2025.
Naquele momento, a Polícia Federal apurou o uso de documentação falsa para “esquentar” a aquisição de mudas de laranja, fato apurado em processo administrativo que tramita no Ministério da Agricultura do Estado de Sergipe.
Com o avanço das apurações, surgiram indícios da prática dos crimes de advocacia administrativa, falsificação de documentação pública e corrupção. Esses crimes passaram a integrar o objeto da investigação.
(*) Com informações da PF em Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Valmir soma 42,8% e lidera disputa pelo governo de Sergipe
Acaba de sair mais uma fornada de pesquisa de intenção de voto para o governo de Sergipe, desta vez da Visão Pesquisas e Serviços. Na liderança da corrida pelo Palácio dos Despachos aparece o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho.
Valmir e Fábio Mitidieri
No cenário estimulado (quando os entrevistados recebem a lista de candidatos), Valmir registra 42,8% das intenções de voto. O governador Fábio Mitidieri aparece em segundo lugar, com 38,7%, seguido por Ricardo Marques, que soma 8,2%.
Os votos em branco, nulos ou indecisos completam o quadro: 4,6% não escolheram nenhum nome e 5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.
Confronto direto: Valmir x Fábio
Um cenário com apenas dois nomes também foi simulado pela pesquisa. Nessa disputa direta, Valmir de Francisquinho alcança 47,7% das intenções, contra 42% de Fábio Mitidieri.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Brancos, nulos e indecisos somam 6,6%, enquanto 3,7% dos entrevistados não souberam responder (veja pesquisa na íntegra mais abaixo).
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea (quando os entrevistados citam um nome sem receber lista prévia), Valmir de Francisquinho segue na frente, com 27,5% das menções. Fábio Mitidieri aparece com 24,4% e Ricardo Marques soma 2,9%. O índice de indecisos nesse formato chega a 41,8%.
Disputa pelo Senado
Para as duas vagas ao Senado por Sergipe, a soma dos votos válidos coloca André David na liderança, com 19,14%. Eduardo Amorim aparece em seguida, com 16,52%, e André Moura soma 15,38%.
Também foram mencionados pelos entrevistados Rogério Carvalho (13,96%), Edvaldo Nogueira (12,76%), Alessandro Vieira (10,28%) e Rodrigo Valadares (7,72%).
Metodologia da pesquisa
Entre os dias 10 e 13 de junho de 2026, a Visão Pesquisas e Serviços ouviu 1.050 entrevistados em 30 municípios sergipanos para realizar o levantamento. A margem de erro é de 3,02 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O levantamento teve um custo estimado em R$ 24.000,00 e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SE-01450/2026.
Deixe sua opinião sobre mais este levantamento na seção de comentários ao final desta página.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Aracaju apresenta ao MP modelo para nova licitação do transporte
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que também preside o Consórcio de Transporte Público da Região Metropolitana (CTM), esteve nesta segunda-feira (15) no Ministério Público de Sergipe (MPSE) para apresentar o modelo da nova licitação do transporte coletivo metropolitano. Nenhum representante dos demais municípios consorciados compareceu ao encontro.
Camila Sousa|PMA
Na pauta, os estudos elaborados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e as diretrizes do novo processo licitatório, construído com base em critérios técnicos e orientado à melhoria do serviço para a população.
Emília voltou a se posicionar contra a retomada da licitação anterior, declarada nula pela Justiça e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por irregularidades que, segundo ela, incluem falhas técnicas, ausência de informações essenciais, riscos de direcionamento e indícios de superfaturamento.
“Não é razoável retomar uma licitação marcada por irregularidades apontadas e comprovadas pela Justiça e pelo Tribunal de Contas de Sergipe”, afirmou a prefeita.
O representante da Fipe, Elias Cavalcante, apresentou a evolução do projeto desde seu início, passando pelo diagnóstico da mobilidade urbana até a validação do modelo com a frota atual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo ele, o projeto está próximo de avançar para as etapas de consulta e audiência públicas, com melhorias em relação ao modelo anterior tanto na qualidade do serviço quanto na composição da frota e no impacto tarifário.
O procurador-geral do Município, Hunaldo Mota, reforçou que a deliberação do consórcio para expedir ordens de serviço às empresas vencedoras da licitação anterior esbarra em decisões judiciais e do TCE que declararam a nulidade do processo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para Mota, ultrapassar essas decisões por via administrativa seria juridicamente inviável. O próximo passo, segundo ele, será apresentar o novo modelo ao Tribunal de Contas.
A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Nilzir Soares, e pelo promotor Henrique Cardoso. Participaram ainda o superintendente da SMTT, Nelson Felipe; o diretor-executivo do CTM, Hector Coronado; e representantes da Fipe.
Impasse na reunião do consórcio
A reunião do CTM realizada na última sexta-feira (12) terminou sem acordo entre os gestores municipais.
Nossa Senhora do Socorro defendeu que a licitação vigente tem efeitos regulares. São Cristóvão considerou as ordens de serviço cabíveis e afirmou não haver impedimento à licitação de 2024.
Barra dos Coqueiros não se manifestou.
Com informações da PMA
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: