Gilmar Carvalho

Ventos moderados a fortes, com velocidade entre 23 e 46 km/h, marcam o início desta semana em Sergipe. A intensidade deve cair nos últimos dias do período, segundo previsão divulgada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Imagem de biruta instalada em praia de Aracaju, indicando a direção do vento, monitorando a previsão do tempo em Sergipe
Semac|Divulgação

De segunda-feira, 17, a sexta-feira, 21, o estado deve registrar alternância entre céu claro com algumas nuvens e céu parcialmente nublado, com chance de chuvas leves a fracas nos primeiros dias e períodos sem precipitação nos demais.

Segundo a análise meteorológica da Semac, nuvens associadas ao escoamento de sudeste atuam sobre o estado. A origem está em um sistema frontal sobre o Oceano Atlântico, que favorece aumento de nebulosidade na faixa leste do Nordeste brasileiro.

Litoral e agreste

No litoral sergipano, segunda-feira, 17, e quarta-feira, 19, terão variação entre céu claro com algumas nuvens e céu parcialmente nublado. Na terça-feira, 18, o céu fica parcialmente nublado ao longo do dia. Quinta-feira, 20, e sexta-feira, 21, devem ter céu claro com algumas nuvens, sem chance de chuvas.

A possibilidade de precipitações fracas se concentra entre segunda e quarta. As temperaturas variam entre mínimas próximas de 22°C e máximas em torno de 27°C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No agreste, o comportamento é semelhante ao do litoral: alternância de céu claro com nuvens e céu parcialmente nublado na segunda e na quarta; céu parcialmente nublado na terça; e céu claro com algumas nuvens na quinta e na sexta, já sem chuvas.

As temperaturas oscilam entre cerca de 17°C e 30°C ao longo da semana.

Sertão sergipano

No sertão, o padrão de nebulosidade segue o mesmo ritmo das demais regiões: variação entre céu claro com nuvens e céu parcialmente nublado na segunda e na quarta, céu parcialmente nublado na terça e céu claro com algumas nuvens na quinta e na sexta.

Chuvas leves a fracas são possíveis até quarta-feira, 19. Nos dois últimos dias, não há previsão de precipitações. As temperaturas devem variar entre mínimas próximas de 19°C e máximas em torno de 32°C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Semac recomenda atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis, e orienta o acompanhamento dos boletins meteorológicos e das comunicações da Defesa Civil (199).

NE Notícias segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações.

Veja previsão do Climatempo para esta semana:

Climatempo
Adicione o NE como sua fonte favorita no Google Adicionar