Vice-prefeito da Barra dos Coqueiros morre aos 75

O vice-prefeito da Barra dos Coqueiros, Fernando Freitas (Progressistas), morreu na tarde de segunda-feira (9), aos 75 anos, em um hospital de Aracaju. Ele lutava contra um câncer.

Vice-prefeito da Barra dos Coqueiros, Fernando Freitas, morre aos 75
Divulgação

Além de vice-prefeito, Fernando também foi presidente da Câmara Municipal.

O prefeito Airton Martins decretou luto oficial de quatro dias no município.

Em nota de pesar, Martins lamentou a perda do vice-prefeito e destacou a relação construída ao longo da trajetória política e administrativa.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do vice-prefeito Fernando Freitas. Mais do que um parceiro na política e na gestão municipal, Fernando era um grande amigo, com quem tive a honra de conviver”, disse o prefeito.

Também nas redes sociais, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também manifestou pesar pela morte do vice-prefeito.

Reprodução

O velório acontece na Colina da Saudade, em Aracaju.

O sepultamento será realizado nesta terça-feira (10), no mesmo local. O horário não foi divulgado.


NE Notícias, da redação

Roger assina para treinar o São Paulo

O São Paulo acertou com o técnico Roger Machado.

Ele assume o cargo até o final deste ano.

Ontem, como NE Notícias já informou, o clube demitiu o técnico argentino Hernçan Crespo.

Sergipe coordena ação contra desmate na Caatinga

Começa nesta segunda-feira (9) e segue até 19 de março a ação nacional Caatinga Resiste, voltada ao combate ao desmatamento ilegal no bioma.

Integrantes da Operação Caatinga Resiste, ação nacional contra o desmatamento no semiárido brasileiro
MPSE|Divulgação

A coordenação nacional é do Ministério Público de Sergipe (MPSE), com participação de Ministérios Públicos, órgãos ambientais, forças de fiscalização e policiais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais.

A mobilização integra o projeto Caatinga Resiste, da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), e tem como alvo propriedades privadas com áreas desmatadas de forma irregular, sem autorização de supressão de vegetação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O trabalho será feito a partir de alertas identificados por imagens de satélite e disponibilizados pelo MapBiomas, cruzados com dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e das Autorizações de Supressão de Vegetação (ASVs), que vão subsidiar fiscalizações presenciais e remotas.

A ofensiva ocorre em meio ao alerta contínuo sobre a pressão sofrida pela Caatinga. Embora o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), tenha apontado redução de 9% no desmatamento em 2025 na comparação com o ano anterior, o bioma ainda figura entre os mais ameaçados do país, com supressão ilegal em áreas remanescentes, baixa cobertura de unidades de conservação e avanço de atividades econômicas sobre áreas sensíveis.

Dados do MapBiomas mostram que, entre 1985 e 2023, a Caatinga perdeu cerca de 14,4% de sua cobertura vegetal nativa, o equivalente a aproximadamente 8,6 milhões de hectares de vegetação original. Hoje, o bioma conserva cerca de 59,6% de vegetação nativa, enquanto 38,2% da área já foi convertida para usos antrópicos, como agricultura e pastagens.

Além do desmatamento sem autorização válida, a fiscalização poderá alcançar grilagem e apropriação irregular de terras públicas, queimadas ilegais, fraudes em registros ambientais e falsidade ideológica em documentos e cadastros oficiais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Também poderão ser apurados crimes contra a fauna silvestre, infrações em unidades de conservação, porte ilegal de arma de fogo em contexto ambiental, extração ilegal de minerais e armazenamento ou transporte irregular de produtos florestais.

Segundo a promotora de Justiça Aldeleine Barbosa, do MPSE, a queda observada em 2025 é um sinal relevante, mas ainda insuficiente diante do passivo ambiental acumulado na Caatinga.

Além de reprimir ilícitos, a iniciativa quer melhorar a governança ambiental nos estados, ampliar a transparência dos sistemas de controle, estimular a recuperação de áreas degradadas e fortalecer a atuação integrada entre os órgãos.

Ao fim da ação, será apresentado um balanço com a extensão das áreas autuadas, o número de procedimentos instaurados e os valores de multas aplicadas.


NE Notícias, com informações do MPSE

SERGIPE: Mantida a greve dos professores

Professoras e professores da Rede Estadual de Ensino seguem em greve por tempo indeterminado e nesta terça-feira, dia 10, farão ato em frente ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), em Aracaju, às 8h.

Roberto Silva, presidente do Sintese, durante greve da rede estadual da educação de Sergipe
SINTESE

Ficamos sabendo, por veículos de imprensa, que o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) declarou ilegal a Greve das professoras e professores da Rede Estadual de Ensino. O SINTESE ainda não foi notificado.

Como não fomos notificados, nossa greve está mantida, bem como o ato em frente ao TCE, nesta terça, dia 10.

“Ainda não fomos notificados, portanto, queremos dizer aos professores e professoras que a nossa greve continua. Esperamos do Governo a reabertura das negociações, já que Fábio Mitidieri fechou as negociações em novembro e até agora não se sentou com o nosso Sindicato para retomar o processo e apresentar proposta efetiva a nossa pauta de luta. Portanto, esperamos a sensibilidade e a humildade do governo para reabrir a negociação. Vamos seguir firmes na luta”, convoca o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.

Nesta segunda-feira, dia 9, fizemos um bonito e representativo ato em frente à Secretaria de Estado da Fazenda, em Aracaju, onde cobramos uma posição do órgão sobre o descongelamento das nossas gratificações, a retoma da nossa carreira, com paridade e integralidade.

Como a Secretaria de Estado da Fazenda participou do processo de negociação, em 2025, voltamos até lá para cobrar a responsabilidade da Sefaz na retomada de nossos direitos e da nossa valorização.

“A Sefaz participou de todo o processo de discussão, de estudo, de negociação, que aconteceu durante o ano de 2025. Por isso estamos aqui: para cobrar da secretária da Fazenda, Sara Tarsila, a responsabilidade que ela também tem, junto ao governador, Fábio Mitidieri, para que reabra a negociação com o magistério da Rede Estadual”, pontou, durante o ato, a vice-presidenta do SINTESE, professora Leila Moraes

Cadê o dinheiro da educação

No ato de terça-feira, em frente ao TCE, professoras e professores vão cobrar do órgão a fiscalização na Educação do Estado, diante da má gestão, da não utilização de recursos, da devolução de dinheiro ao MEC e da falta de transparência no uso das verbas da educação, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, na gestão do então secretário Zezinho Sobral.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A partir de dados do próprio Governo do Estado, o SINTESE constatou que mais de meio bilhão de reais foram gastos, sem comprovação fiscal, pela Secretaria de Estado da Educação.

Mais de 273 milhões de reais deixaram de ser investidos na educação de Sergipe, em 2025, dinheiro mais que suficiente para o Governo do Estado iniciar a recuperação da carreira do magistério, o que demostra que há falta de vontade política por parte do Governo Mitidieri de valorizar as professoras e professores.

“É um escândalo o que estamos vendo em relação ao mau uso e a gestão das verbas de educação de Sergipe. O Tribunal de Contas precisa intervir imediatamente e pedir explicação ao Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação.  Quando o Governador afirma que não tem dinheiro para garantir a carreira dos professores, fecha negociação de forma unilateral com o SINTESE, enquanto o cenário financeiro do estado está bem e enquanto não investiu na educação o percentual exigido pelo Plano Estadual de Educação e ainda não comprova como foram gastos mais de meio bilhão de reais, é uma afronta, é um desrespeito a legislação e o TCE precisa fiscalizar e tomar as medidas cabíveis, afinal estamos falando de dinheiro público, dinheiro do povo de Sergipe”, coloca o professor Roberto Silva.

Roberto Silva, presidente do SINTESE

Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial de Sergipe

SERGIPE: Justiça suspende greve dos professores

O Tribunal de Justiça de Sergipe determinou nesta segunda-feira, 9, a suspensão da greve dos professores da rede estadual, após pedido apresentado pelo Governo do Estado.

Tribunal de Justiça de Sergipe
TJSE|Arquivo

A decisão liminar foi tomada com base em supostas irregularidades no processo de deflagração da paralisação, entre elas a falta de convocação específica da assembleia para deliberar sobre a greve, a ausência de um plano concreto para manter o funcionamento mínimo das escolas e o entendimento de que as negociações com o governo não haviam sido esgotadas.

Segundo a decisão, o edital da assembleia realizada em 5 de março não informava de forma explícita que haveria deliberação sobre greve, o que, no entendimento da Justiça, comprometeu a publicidade e a legitimidade do ato.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outro ponto levado em conta foi a informação de que 20% dos professores seguiriam em atividade durante a paralisação, sem a apresentação de um plano de funcionamento das unidades de ensino. Para o Judiciário, a indicação do percentual, por si só, não assegura a continuidade mínima do serviço educacional.

Com a medida, o Sintese e os docentes da rede estadual devem interromper o movimento até nova deliberação do Tribunal Pleno do TJSE. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 60 mil, limitada a R$ 600 mil, a ser aplicada à entidade sindical.

O sindicato tem 15 dias para apresentar resposta no processo.

Por sua vez, o Sintese informou que mantém para esta terça-feira, 10, um ato em frente ao Tribunal de Contas do Estado, em Aracaju, às 8h, e afirma que ainda não foi notificado.


NE Notícias, com informações do Fan F1

Clientes do BB podem negociar dívidas até o fim do mês

O Banco do Brasil abriu prazo até dia 31 de março para que clientes possam renegociar dívidas com condições especiais e descontos que podem chegar a até 90%, de acordo com cada perfil. Segundo o banco, o objetivo é reforçar o compromisso com a recuperação da saúde financeira de seus clientes e com o estímulo ao uso consciente do crédito. ebcebc

“Caso a renegociação não esteja disponível de forma automática, o cliente deve procurar sua agência de relacionamento para atendimento personalizado. Em todos esses canais, não é necessário o envio de documentos”, explicou o gerente-executivo da Unidade de Cobrança e Reestruturação de Ativos do Banco do Brasil, Daniel Brum.

A campanha do Banco do Brasil acontece simultaneamente ao Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), quando será possível renegociar dívidas bancárias em atraso, como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito sem garantia e não prescritas.

Segundo a Febraban, o mutirão representa uma oportunidade para que os cidadãos regularizem suas pendências financeiras, reorganizem o orçamento e evitem o superendividamento, além de fortalecer a relação entre consumidores e instituições financeiras.

Serviço

A renegociação pode ser feita nos canais de atendimento do Banco do Brasil:

  • Central de Relacionamento do BB (CRBB);
  • Telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001;
  • WhatsApp BB, com o número (61) 4004-0001, escolhendo a opção #renegocie;
  • Aplicativo do banco;
  • Autoatendimento;
  • Site www.bb.com.br/solucaodedividas e
  • Nas agências do Banco do Brasil.

São Paulo anuncia saída de técnico

O São Paulo Futebol Clube definiu nesta segunda-feira (09) a saída do técnico Hernán Crespo. Também deixam o clube os auxiliares Juan Branda e Victor López, os preparadores físicos Federico Martinetti e Leandro Paz e o preparador de goleiros Gustavo Nepote.

Campeão paulista em 2021, Crespo iniciou sua segunda passagem pelo MorumBIS em julho de 2025. Desde então, dirigiu o time em 46 jogos, acumulando 21 vitórias, sete empates e 18 derrotas.

Somadas as duas passagens, foram 99 jogos sob o comando do treinador argentino, com 45 vitórias, 26 empates e 28 derrotas. Houve ainda quatro jogos em que Crespo se ausentou por questões de saúde e foi representado por Juan Branda, todos em 2021 (dois empates e duas derrotas).

O São Paulo deseja sucesso para Hernán Crespo e sua comissão técnica na sequência de suas carreiras.

Sol entre nuvens e chuva leve marcam semana em Sergipe

A previsão do tempo em Sergipe entre esta segunda, 9, e sexta-feira, 13, indica predomínio de sol entre nuvens, temperaturas elevadas e possibilidade de chuvas leves, sobretudo no litoral e no agreste, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Bairro Farolândia em Aracaju
Igor Matias ⏐ ASN

De acordo com a análise meteorológica, a presença de nuvens sobre o estado está ligada à circulação oceânica, fenômeno que contribui para a formação de nebulosidade em parte do Nordeste e pode favorecer precipitações fracas em alguns momentos da semana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No litoral sergipano, a previsão aponta alternância entre sol com algumas nuvens e céu parcialmente nublado, com chance de chuva leve até quinta-feira, 12. A partir de sexta, 13, a tendência é de tempo mais firme, sem previsão de chuva, com temperaturas entre mínimas próximas de 24°C e máximas em torno de 30°C.

No agreste, o cenário deve ser parecido, com sol entre nuvens e possibilidade de chuvas leves entre hoje e quinta. Para a sexta-feira, a expectativa é de céu claro com algumas nuvens e ausência de precipitações, enquanto os termômetros devem variar entre cerca de 20°C e 32°C ao longo da semana.

Já no sertão sergipano, a previsão indica céu claro com algumas nuvens durante toda a semana e sem possibilidade de chuva. As temperaturas seguem elevadas na região e podem chegar a 35°C, principalmente no período da tarde.

A orientação da Semac é que a população redobre os cuidados com a exposição prolongada ao sol, mantenha a hidratação e acompanhe as atualizações dos boletins meteorológicos.

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da pasta segue monitorando as condições do tempo para divulgar novas atualizações, se necessário.

Veja previsão do Climatempo:


NE Notícias, com informações da Semac

Polícia Federal intercepta nova leva de dinheiro em Sergipe

Mais de R$ 700 apreendido pela PF em Itabaiana
Polícia Federal

A Polícia Federal realizou na noite da última sexta-feira (6) a apreensão de R$ 719 mil em espécie no município de Itabaiana, no agreste sergipano.

A ação ocorreu após a corporação receber denúncias sobre o transporte de altos valores em dinheiro vivo com fortes indícios de origem ilícita.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A principal linha de investigação da PF aponta que o dinheiro pode ser fruto de desvio de recursos públicos federais.

O transporte físico das notas em grande quantidade, segundo os agentes, é uma tática comum utilizada por organizações criminosas para tentar dificultar o rastreamento financeiro e esconder o verdadeiro destino e os donos do montante.

Durante a abordagem, a equipe policial localizou o valor sob a guarda do investigado, que não teve identidade revelada. Um inquérito policial foi aberto para apurar os crimes de lavagem de dinheiro e infrações contra o sistema financeiro nacional.

Mais de R$ 1,2 milhão em um só dia

A apreensão em Itabaiana foi a segunda grande operação de confisco financeiro realizada pela Superintendência Regional de Sergipe em menos de 24 horas. Na manhã da mesma sexta-feira, os agentes já haviam apreendido R$ 500 mil em espécie e prendido dois homens em Aracaju.

Apesar de as duas ações envolverem transporte de dinheiro vivo e suspeitas idênticas de desvios federais, a Polícia Federal informou, em nota, que não há relação direta entre as duas ocorrências.

E você, de onde acha que vem toda essa dinheirama que anda circulando pelo estado? Deixe seu palpite nos comentários abaixo!


NE Notícias, da redação

Julgamento de Bosco Costa no STF será nesta terça

O suplente de deputado federal Bosco Costa (PL-SE) será julgado nesta terça-feira (10), às 9h, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator é o ministro Cristiano Zanin.

Suplente de deputado Bosco Costa
Arquivo / Assessoria

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Bosco e outros dois deputados do PL são acusados de exigir R$ 1,6 milhão do então prefeito de São José do Ribamar (MA) para liberar uma emenda parlamentar de quase R$ 7 milhões, entre janeiro e agosto de 2020.

O grupo teria contado com a atuação de um agiota conhecido como Pacovan, assassinado a tiros em julho de 2024.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A PGR afirma ainda que a esposa e o filho de Bosco receberam repasses de um dos envolvidos.

As investigações da Polícia Federal apontaram que o esquema se repetiu por cerca de cinco anos em diversos municípios, com prefeitos sendo inclusive ameaçados de morte caso resistissem às cobranças.

Defesa do parlamentar

Em depoimento prestado em agosto de 2025, Bosco Costa negou envolvimento no esquema. Ele disse que todas as emendas de seu mandato foram destinadas a municípios de Sergipe e afirmou não conhecer Pacovan, apontado como intermediário das negociações.