HOJE: Novo aumento da gasolina e diesel atinge Sergipe

Os motoristas de Sergipe e da Bahia acordaram com uma má notícia nesta quinta-feira (19). A Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe (antiga Landulpho Alves), anunciou um novo e expressivo reajuste nos preços dos combustíveis, com vigência imediata.

Frentista de posto de combustível abastecendo veículo
Agência Brasil

O baque atinge diretamente as bombas: a gasolina tipo A sofre um acréscimo de R$ 0,4284 por litro, enquanto o diesel (S10 e S500) salta R$ 0,6604 por litro.

O impacto para o consumidor final promete ser severo. Um levantamento recente do Procon Aracaju já apontava valores significativos na capital sergipana, com a gasolina chegando a R$ 6,99 e o Diesel S10 a R$ 7,20.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com o repasse do novo aumento da Acelen, a projeção é que o valor do litro do Diesel possa atingir os indigestos R$ 7,80.

A política de preços da empresa já vinha sendo alvo de escrutínio. Na semana passada, a Acelen foi notificada pelo Procon-BA para prestar esclarecimentos sobre as elevações praticadas nos últimos 30 dias.

Risco de greve

A disparada dos preços do petróleo no mercado internacional é impulsionada pelo agravamento da guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã. O conflito pressiona os custos do diesel no Brasil, país que depende de importações para suprir cerca de 30% do seu consumo interno.

Greve dos caminhoneiros em 2022
Thomaz Silva/Agência Brasil

Para tentar conter a escalada e evitar uma iminente paralisação nacional de caminhoneiros, o Governo Federal fez uma proposta aos estados nesta quarta-feira (18). A União sugeriu que os governadores zerem temporariamente o ICMS sobre a importação de diesel, comprometendo-se a compensar 50% da perda de arrecadação estadual.

A medida se soma a ações anunciadas na semana passada, quando o governo já havia zerado tributos federais (PIS/Cofins) sobre o diesel e aprovado subsídios à produção interna.

Efeito dominó

O aumento dos combustíveis, no entanto, não fica restrito às bombas dos postos; ele gera um efeito dominó que encarece o custo de vida de forma generalizada:

  • Transporte de cargas e Produção agrícola: O diesel mais caro eleva imediatamente o valor do frete e os custos de operação do maquinário agrícola (como tratores e colheitadeiras). Esse custo extra é repassado para os alimentos e produtos básicos, gerando inflação direta nas prateleiras dos supermercados.
  • Transporte público: O combustível é um dos principais insumos das empresas de ônibus. O aumento do diesel pressiona as planilhas de custos das viações, o que inevitavelmente resultará em pressão por reajustes nas tarifas de ônibus urbanos e intermunicipais, punindo o passageiro.
  • Motoristas de aplicativos e Autônomos: Para quem tira o sustento do volante, o aumento da gasolina esmaga as margens de lucro. Sem o repasse proporcional das tarifas pelas plataformas, muitos motoristas de app e taxistas veem a jornada de trabalho se tornar financeiramente insustentável.
  • Orçamento das famílias: No fim da linha, seja no tanque do carro de passeio, na feira mais cara ou na passagem de ônibus, é o orçamento das famílias brasileiras que sofre o maior impacto, reduzindo o poder de compra e agravando a insegurança financeira.

NE Notícias, da redação

CAMINHONEIROS: Governo Federal faz proposta aos Estados

A União propôs que estados e o Distrito Federal zerem temporariamente o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a importação de diesel para conter a alta dos preços dos combustíveis. Em contrapartida, a União se compromete a compensar 50% da perda de arrecadação.

Paralisação dos caminhoneiros
Tomaz Silva / Agência Brasil

A medida foi apresentada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, durante reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), nesta quarta-feira (18).

Órgão que reúne os secretários estaduais de Fazenda, o Confaz teve um encontro virtual para discutir medidas para conter a alta do diesel após o início da guerra no Oriente Médio.

Impacto fiscal

Segundo a equipe econômica, a zeragem do imposto pode gerar renúncia de cerca de R$ 3 bilhões por mês para os estados. Desse total, R$ 1,5 bilhão seria coberto pelo governo federal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A proposta prevê que a medida tenha caráter temporário, com validade até 31 de maio. O impacto total pode chegar a R$ 6 bilhões no período, sendo metade arcada pela União.

Pressão externa

A iniciativa ocorre em meio à disparada dos preços do petróleo no mercado internacional, impulsionada pela guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã. 

O aumento tem pressionado os custos do diesel no Brasil, que depende de importações para cerca de 30% do consumo.

Segundo Durigan, o preço do diesel importado tem se descolado do valor praticado no mercado interno, o que pode comprometer o abastecimento.

Negociação

A decisão final depende dos governadores e deve ser discutida até o próximo dia 27, quando o Confaz realiza reunião presencial em São Paulo. A proposta surge após resistência inicial de estados a cortes de ICMS sem compensação financeira.

O governo federal afirmou que não pretende impor a medida, como ocorreu em 2022, quando o governo anterior reduziu o ICMS dos combustíveis e deixou para o atual governo compensar, em 2023, os prejuízos dos estados. O número dois da Fazenda destacou a importância do diálogo federativo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A nossa orientação é fazer isso, caso os estados concordem, porque isso é muito importante para garantir o abastecimento, para discutir essa oferta forte e firme de diesel no País”, declarou o secretário-executivo da Fazenda.

“Esses são os melhores esforços que a gente pode fazer dentro da linha que eu dei: responsabilidade fiscal, responsabilidade com a população, responsabilidade regulatória.”

Outras medidas

A proposta complementa ações já anunciadas pelo governo, como a redução de tributos federais, como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o diesel e subsídios à produção interna.

Além disso, foi aprovado um acordo entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e 21 estados para compartilhamento em tempo real de notas fiscais de combustíveis, com o objetivo de reforçar a fiscalização e coibir abusos de preços.

Segundo Durigan, seis estados – Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo – pediram mais tempo para avaliar o acordo com a ANP.

Risco de greve

O tema ganha urgência diante da possibilidade de uma paralisação nacional de caminhoneiros, em meio à alta do diesel. O governo tenta evitar impactos no abastecimento e na inflação, cenário semelhante ao observado na greve de 2018.

A equipe econômica afirma que as medidas buscam equilibrar responsabilidade fiscal com a necessidade de proteger consumidores e garantir oferta de combustível no país.

Previsão de chuvas em Sergipe neste dia 19 de março

Sergipe deve registrar chuvas fracas em todas as regiões nesta quinta-feira (19), data em que se celebra o Dia de São José. A previsão é da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac).

Meteorologista da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Wanda Tathyana
Meteorologista da Semac, Wanda Tathyana|Divulgação

Segundo a equipe técnica, a instabilidade está associada a padrões de circulação oceânica e se estende por todo o Nordeste. A data é tradicionalmente ligada à expectativa de boas chuvas para o inverno, indicando, na crença popular, um ano favorável para a agricultura, especialmente no Semiárido.

A meteorologia explica que essa tradição pode estar relacionada ao equinócio de outono, que ocorre entre 20 e 21 de março no Hemisfério Sul. A estação marca a transição entre o verão e o inverno, com temperaturas mais amenas e maior frequência de chuvas.

A meteorologista Wanda Tathyana de Castro detalha que, em fevereiro, os volumes de chuva em Sergipe ficaram dentro ou acima da média.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Além disso, Março iniciou com chuvas volumosas, especialmente no Agreste e Sertão, onde alguns municípios já ultrapassaram a média esperada para o mês”, comentou. Para o trimestre de abril a junho, contudo, a previsão é de chuvas dentro a abaixo da média.

Apesar do simbolismo, especialistas reforçam que a chuva no Dia de São José não é um indicativo definitivo para o restante da estação chuvosa.

Céu nublado, chuvas fracas e ventos moderados em Sergipe
Céu nublado, chuvas fracas e ventos moderados – Igor Matias|ASN

“O que ocorre em um único dia não define uma tendência. Levantamentos históricos mostram anos em que choveu na data e a quadra chuvosa foi abaixo da média, e vice-versa”, detalhou Wanda.

Nos últimos cinco anos, em apenas um não houve previsão de chuva para o estado em 19 de março.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A especialista ressalta que a falta de comprovação científica não diminui a importância da fé para os sergipanos. A devoção a São José continua sendo um elemento forte da cultura local e, para muitos, um símbolo de esperança.

“A crença é importante e, ao mesmo tempo, é essencial que agricultores e gestores públicos baseiem decisões em dados científicos, garantindo um planejamento eficiente da produção agrícola e do uso da água”, concluiu.

Veja a previsão do Climatempo para esta quinta-feira:

Climatempo

NE Notícias, com informações da SEMAC

Aracaju anuncia mais 33 convocados para o Magistério

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), publica nesta sexta-feira (20) o edital de convocação de mais 33 aprovados no concurso do magistério.

A secretária Edna Amorim e a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, durante cerimônia de posse do magistério municipal
A secretária Edna Amorim e a prefeita Emília Corrêa, durante cerimônia de posse em Janeiro de 2026|PMA

Este é o quinto chamamento realizado pela gestão de Emília Corrêa desde julho de 2025, totalizando 334 professores efetivos convocados em oito meses.

O número representa 78,58% dos 425 aprovados no certame. Nesta etapa, serão chamados 27 pedagogos e seis professores de áreas específicas: Ciências (1), Educação Física (3), Língua Inglesa (1) e Ensino Religioso (1). Dentre esses, quatro profissionais já integram o cadastro reserva.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“Os professores são peças-chave e profissionais de linha de frente no processo de ensino-aprendizagem. São profissionais qualificados, passaram pelo crivo de um concurso, e serão essenciais para colocar em prática os projetos pedagógicos implementados pela gestão”, destacou Edna Amorim, secretária da Educação.

Em abril, os docentes passarão pelas etapas de inspeção de saúde e entrega de documentação. Caso preencham todos os requisitos, a previsão é que assumam as funções nas escolas municipais a partir do dia 4 de maio.

Segundo a Semed, os novos profissionais serão destinados às unidades de ensino com maior necessidade de reforço no corpo docente, visando atender às demandas prioritárias da rede pública da capital sergipana.


NE Notícias, com informações da PMA

Jornalista Diógenes Brayner segue internado em Aracaju

O jornalista Diógenes Brayner, de 79 anos, permanece internado no Hospital da Unimed, em Aracaju.

Jornalista Diógenes Brayner
Twitter / Reprodução

Brayner deu entrada na unidade hospitalar há quase dois meses para tratar um quadro de pneumonia e, até o momento, não há previsão de alta.

De acordo com Renata Brayner, esposa do jornalista, o quadro de saúde do marido é considerado estável. Atualmente, ele se encontra sob cuidados na Unidade de Terapia Semi-Intensiva. O caso inspira cuidados específicos, uma vez que ele possui problemas cardíacos pouco convencionais e é transplantado renal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em contato com a Coluna Aparte, do jornalista Jozailto Lima, Renata compartilhou o sentimento da família neste momento de espera por um diagnóstico mais preciso.

“Ainda não temos uma posição definitiva sobre o diagnóstico, mas esperamos que em breve tenhamos uma posição e que logo ele possa voltar para casa. Estamos confiantes na recuperação dele”, afirmou.

Histórico recente

Em meados de 2024, Brayner foi submetido a um cateterismo, com a implantação de um stent e a desobstrução de duas artérias. Após os procedimentos, ele seguiu com o tratamento de recuperação em sua residência.

O NE Notícias deseja total recuperação deste que é verdadeiramente um dos grandes profissionais da nossa imprensa.


NE Notícias, da redação

Técnicos-administrativos da UFS entram em greve

Cerca de 1.400 trabalhadores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) deflagraram uma greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (18).

Campus da Universidade Federal de Sergipe
Adilson Andrade/UFS

O movimento, de caráter nacional, tem como principal objetivo pressionar o governo federal a cumprir integralmente o acordo firmado durante a paralisação de 2024.

Além de demandas locais, a categoria reivindica o reposicionamento de aposentadas e aposentados, a garantia da jornada de 30 horas semanais, e a regulamentação tanto do regime de plantão 12×60 quanto do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da UFS (Sintufs) assegurou que os serviços essenciais continuam em funcionamento, respeitando o contingente mínimo de 30% exigido por lei.

Aulas mantidas

Apesar da paralisação, a UFS informou que o início do novo período letivo, previsto para a próxima segunda-feira (23), está de pé.

De acordo com a universidade, situações pontuais — como demandas específicas relacionadas a atividades de laboratório — serão avaliadas individualmente pelas unidades acadêmicas competentes.

A instituição ressaltou ainda que segue acompanhando o movimento sindical para adotar eventuais medidas que priorizem o funcionamento das atividades acadêmicas.


NE Notícias, da redação

Justiça julga ilegal greve dos professores em Sergipe

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) julgou ilegal, nesta quarta-feira (18), a greve dos professores da rede estadual de ensino.

Manifestantes do magistério de Sergipe
Sintese / Arquivo

A paralisação, deflagrada no último dia 9 de março pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), já havia sido alvo de uma determinação de suspensão na semana passada, expedida pela juíza Adelaide Maria Martins Moura.

Mesmo com a liminar anterior, o Sintese optou por manter o movimento paredista. A categoria alega que o Governo do Estado encerrou as negociações de forma unilateral, deixando como única alternativa a greve geral.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na pauta de reivindicações estão a valorização profissional, a retomada da carreira do magistério e o descongelamento de gratificações.

O governo, por outro lado, apresentou uma versão diferente que acabou convencendo o Judiciário. Segundo o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Júnior, a gestão estadual manteve o diálogo aberto e propôs medidas concretas de valorização do magistério, incluindo melhorias salariais e estruturais.

Próximos passos

Diante do revés nos tribunais, o sindicato convocou a categoria para uma assembleia geral que será realizada nesta quinta-feira (19), às 9h, na sede do Cotinguiba. No encontro, os professores devem decidir os rumos da mobilização.

Enquanto isso, a busca por uma saída política ganha força nos bastidores. Neste momento, o presidente do Sintese, professor Roberto Silva, está reunido com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado Jefferson Andrade. O parlamentar, que é pré-candidato a vice-governador, atua como um possível mediador para tentar destravar o impasse entre a categoria e o Executivo.


NE Notícias, da redação

Plebiscito decidirá limite entre Aracaju e São Cristóvão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17), por expressiva maioria, o projeto que estabelece a realização de um plebiscito para resolver o histórico conflito territorial da Zona de Expansão, área disputada entre Aracaju e São Cristóvão.

Plenário da Câmara dos Deputados
Kayo Magalhães|Câmara dos Deputados

A proposta, relatada pelo deputado federal Thiago de Joaldo, recebeu 417 votos favoráveis e apenas um contrário.

O impasse afeta diretamente mais de 30 mil moradores da região, que há anos convivem com a insegurança jurídica sobre os limites municipais. Com o avanço do projeto no Congresso, fica garantido que a palavra final sobre o pertencimento territorial será da própria população, por meio de consulta popular.

O texto segue agora para análise do Senado Federal.

Justiça

O movimento em Brasília ocorre logo após um revés da capital nos tribunais. Recentemente, a Justiça Federal negou uma ação rescisória movida pela Prefeitura de Aracaju, que tentava assegurar judicialmente o reconhecimento da Zona de Expansão como seu território.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em nota, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) confirmou que iria recorrer da decisão. A gestão municipal argumenta que, ao longo de décadas, tem sido a responsável por garantir a oferta de serviços públicos essenciais, infraestrutura e urbanização na localidade.

Entenda

A disputa judicial abrange a região da Zona de Expansão de Aracaju, que engloba bairros como Santa Maria, Mosqueiro, Robalo, Areia Branca e Matapuã. Embora essas áreas tenham sido administradas pela capital nas últimas décadas, elas guardam vínculos territoriais históricos com São Cristóvão.

Para estabelecer a correta delimitação entre os municípios, a Justiça Federal determinou a realização de estudos técnicos e cartográficos. O trabalho analisa documentos históricos, mapas e os aspectos administrativos da formação territorial para subsidiar a redefinição oficial desses limites.


NE Notícias, da redação

Tenente-coronel da PM é preso por feminicídio de soldado

A Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandado de prisão contra o tenente-coronel da PM Geraldo Leite Rosa Neto, na manhã desta quarta-feira (18), na cidade de São José dos Campos, em sua residência.

Tenente-coronel da PM Geraldo Leite Rosa Neto e a esposa Gisele Alves Santana
Arquivo pessoal|Reprodução

Ele foi indiciado por feminicídio e fraude processual no caso da morte de sua companheira, a soldado Gisele Alves Santana.

Gisele foi encontrada com um tiro na cabeça, em 18 de fevereiro, no apartamento em que o casal morava. O tenente-coronel, que estava no local, chamou socorro e reportou o caso às autoridades como suicídio. Posteriormente, o registro foi alterado para morte suspeita. A família da vítima contestou a versão de suicídio desde o início.

Laudos necroscópicos realizados pelo Instituto Médico Legal (IML) no corpo de Gisele apontaram lesões contundentes na face e na região cervical. Tais lesões são resultado de pressão digital e escoriação compatível com estigma ungueal, ou seja, causado por unha.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O último laudo tem data de 7 de março, um dia depois da exumação do corpo da vítima. No entanto, no laudo necroscópico do dia 19 de fevereiro, dia seguinte à morte da policial, já havia menção a lesões na face e no pescoço na lateral direita.

Em entrevistas à Agência Brasil, o advogado da família da vítima, José Miguel Silva Junior, já havia feito a avaliação de que as marcas encontradas no pescoço da vítima, junto a outros elementos de prova, corroboravam para a tese do crime de feminicídio.

Outros indícios

Em depoimento, uma testemunha vizinha disse que ouviu um disparo às 7h28 daquele dia. O tenente-coronel acionou o Copom às 7h57. O advogado chama atenção para o intervalo de quase meia hora para que Geraldo pedisse socorro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Silva Junior mencionou ainda a foto da vítima com a arma na mão tirada pelos socorristas. Ele explicou que, na imagem, a vítima está com a arma na mão, o que seria incomum em casos de suicídio.

Além disso, o advogado ressaltou que três mulheres policiais foram ao apartamento do casal para fazer uma limpeza horas após a ocorrência, o que já foi confirmado em seus depoimentos.

SBT News

PF cumpre mandados em Aracaju e Itaporanga

Nesta quarta-feira (18), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) e a Delepat/PF deflagraram a Operação Guardiões de Fogo. O objetivo da ação é combater o tráfico de armas e de munições no estado.

Agentes da Polícia Federal e FICCO em Sergipe
Polícia Federal

Durante a ofensiva, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Aracaju e Itaporanga D’Ajuda. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Seção Judiciária da Justiça Federal de Sergipe.

Nos imóveis situados nas duas cidades, as equipes apreenderam três armas de fogo — sendo uma pistola e duas espingardas —, além de munições de diversos calibres e aparelhos celulares.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A ação faz parte da iniciativa nacional “Operação Força Integrada”, realizada simultaneamente em 15 estados. O foco em Sergipe é desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e crimes violentos, que possui vínculos estruturais com facções atuantes em todo o território nacional.

A operação contou com o apoio do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.

A FICCO/SE é composta por membros das polícias Federal, Civil, Militar, Penal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, atuando de forma integrada contra o crime organizado em Sergipe e em todas as unidades da federação.


NE Notícias, com informações da PF/SE