Abel do Palmeiras é suspenso pelo STJD

Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol julgou nesta quinta-feira, 09 de abril, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, por desrespeitar o árbitro da partida válida pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026, contra o São Paulo, e ambos os clubes por atraso.

Técnico português Abel Ferreira
Cesar Greco/Palmeiras

Por unanimidade, os auditores suspenderam o treinador por seis partidas e multaram o São Paulo e o Palmeiras em R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente (vídeo mais abaixo). Por ser em primeira instância, a decisão cabe recurso ao Pleno.

De acordo com a súmula da partida, Abel foi expulso aos 33 minutos do segundo tempo por reclamar insistentemente com gestos e palavras contra decisões da arbitragem. Por essa conduta, o técnico foi julgado com base no artigo 258, parágrafo segundo, inciso II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de reclamação desrespeitosa contra a arbitragem.

Em defesa do treinador, o advogado Guilherme Charles defendeu:

“Ele tá há cinco anos e cinco meses à frente do Palmeiras, durante todo esse tempo ele tem um trabalho de destaque, absolutamente relevante, se não com títulos, com campanhas extremamente competitivas, com amplo destaque. Então, a gente tá falando da forma sanguínea de se trabalhar de um profissional extremamente capacitado e que vem obtendo resultados de amplo destaque ao longo dos últimos anos no Brasil. Se a conduta dele é entendida como exagerada, fora do que se esperasse de alguém mais polido, ela é devidamente sancionada dentro de campo com aplicação de cartão amarelo, cartão vermelho, mas nada que enseje uma aplicação de uma sanção maior por parte da justiça desportiva.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Primeira a votar, a auditora relatora do processo Ana Luiza Ralil justificou a penalidade:

“As manifestações do denunciado, ainda que não integralmente reproduzidas na súmula, devem ser consideradas como elementos de contextualização da conduta, especialmente quanto à intensidade, à reiteração e à escalada do comportamento adotado. A conduta não se limitou a um único ato isolado, mas se desenvolveu de forma contínua, reiterada, progressiva ao longo da partida, com sucessivas manifestações de inconformismo e esse inconformismo com linguagens ofensivas, com postura hostil, inclusive após a sanção disciplinar. Diante desse cenário, revela-se ainda mais grave essa questão do desrespeito à arbitragem porque a posição de liderança exercida pelo Abel Ferreira e dos deveres inerentes à função de treinador profissional. Novamente, a conduta é reiterada, progressiva e evidencia padrão de comportamento incompatível com a disciplina esportiva. A atuação dessa justiça desportiva impõe a contenção de excessos e a repressão de manifestações que ultrapassam o limite de respeito, de ética desportiva, especialmente quando reiteradas e praticadas por profissionais que exercem função de liderança. Então, diante do exposto, condeno o técnico Abel Fernando Moreira Ferreira pela infração do artigo 258, parágrafo segundo, inciso II, aplicando a pena de suspensão por seis partidas. ”

O Presidente da Comissão, Ticiano Figueiredo, o Vice Presidente, Delmiro Dantas, e os auditores Luiz Gabriel Neves e José Luiz de Souza acompanharam integralmente o voto da relatora.

No mesmo processo, Palmeiras e São Paulo foram julgados e multados por atrasarem a entrada no campo, dando causa ao atraso do início e reinício da partida.

De acordo com o registro sumular, a equipe do São Paulo se apresentou para o início da partida com um atraso efetivo de cinco minutos, dando causa ao atraso de 4 minutos para o primeiro tempo.

Quanto ao Palmeiras, os atletas retornaram ao campo para o segundo tempo com cinco minutos de atraso, dando causa ao atraso de 3 minutos para o reinício da partida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com votos unânimes, os auditores fixaram multa de R$ 4 mil ao São Paulo e de R$ 3 mil ao Palmeiras. A infração é prevista no artigo 206 do CBJD.

Abel suspenso por desrespeito em outra partida

O técnico do Palmeiras foi julgado e punido em um segundo processo nesta quinta-feira, 9 de abril, pela Segunda Comissão Disciplinar. 

Por desrespeito à arbitragem em partida válida pela 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de 2026, contra o Fluminense, Abel recebeu duas partidas de suspensão. 

A conduta foi configurada no artigo 258 do CBJD e o técnico punido por unanimidade. A decisão em primeira instância cabe recurso ao Pleno.


STJD

MP denuncia policial por feminicídio de empresária em hotel de Aracaju

O Ministério Público denunciou à Justiça o policial penal Tiago Sóstenes Miranda de Matos, de 37 anos, pelo assassinato da namorada, a empresária Flávia Barros dos Santos, de 38.

Tiago Sóstenes Miranda de Matos, acusado de feminicídio de empresária em hotel de Aracaju
Reprodução

A denúncia foi confirmada nesta quinta-feira (9) pelo advogado da vítima, Lincoln Prudente Rocha.

O feminicídio ocorreu no dia 22 de março, no quarto de um hotel localizado na Zona Sul de Aracaju. De acordo com as investigações conduzidas pelo delegado Mário Leony, Tiago atirou contra a empresária e, logo em seguida, tentou cometer suicídio.

A Polícia Civil de Sergipe já havia indiciado o agente pelo crime no último dia 2 de abril.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Após a tentativa de suicídio, o policial foi internado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) com ferimentos de arma de fogo. Ele recebeu alta três dias depois e foi transferido para o Presídio Militar (Presmil), onde permanece preso desde então.

Tiago era diretor do Conjunto Penal de Paulo Afonso, no interior baiano. Ele foi exonerado do cargo de chefia um dia após o assassinato. As autoridades constataram que a arma utilizada no crime pertencia à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

A defesa do acusado ainda não se manifestou sobre a denúncia do MP. Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


NE Notícias, da redação

MPE pede condenação de influenciador por ataque a Rogério

O Ministério Público Eleitoral (MPE) em Sergipe pediu a condenação do influenciador digital Davi Carvalho Valença por propaganda eleitoral antecipada negativa contra o senador Rogério Carvalho (PT).

Influenciador Davi Valença e o senador Rogério Carvalho
Davi Valença e Rogério Carvalho (Reprodução | Geraldo Magela, Agência Senado)

A ação foi motivada por um vídeo publicado nas redes sociais em que o influenciador acusa o parlamentar de não ter interesse em investigar irregularidades envolvendo o Banco Master e o banqueiro Daniel Vorcaro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral apontou que a publicação distorceu os fatos. Segundo o órgão, “a declaração configura divulgação de fato sabidamente inverídico, uma vez que o senador já havia protocolado pedido de criação de CPI para apurar o caso antes da publicação”.

Por entender tratar-se de propaganda antecipada negativa, conduta vedada pela legislação, o órgão pugnou pela condenação do requerido ao pagamento de multa. O documento pontua:

“Nesses termos, pugnou pela condenação do requerido ao pagamento de multa eleitoral (art. 36, § 3º, da Lei n. 9.504/1997) no patamar compreendido entre R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, a ser arbitrado pelo Douto Juízo”.

Davi Carvalho Valença é o líder do partido Missão em Sergipe e se apresenta como pré-candidato a deputado estadual.

Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.


Com informações de Assessoria

Justiça manda Adema trocar comissionados por concursados

A Justiça determinou que o Governo de Sergipe e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) troquem servidores comissionados por profissionais concursados.

Sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) de Sergipe
Adema/Arquivo

A decisão atende a uma ação do Ministério Público, motivada por denúncias de candidatos aprovados no certame realizado pela autarquia em 2024.

O juiz Marcos de Oliveira Pinto, da 12ª Vara Cível de Aracaju, constatou que a Adema mantém funcionários de livre nomeação e servidores cedidos de outras secretarias exercendo funções técnicas e de polícia ambiental.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A investigação do MP detalha o uso de 27 comissionados em cargos operacionais, além do desvio de função de seis professores da rede estadual e três operadores de computador atuando em atividades de polícia ambiental.

A prática fere uma tese estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que restringe os cargos em comissão exclusivamente a funções de direção, chefia e assessoramento.

A sentença judicial exige que atividades como licenciamento ambiental, fiscalização e aplicação de multas sejam executadas apenas por servidores concursados e efetivos.

A Adema tem seis meses para apresentar um plano de substituição de todo o quadro irregular. Em caso de descumprimento, a Justiça fixou uma multa diária de R$ 10 mil.

O Governo de Sergipe e a direção da Adema não se manifestaram sobre a decisão.


NE Notícias, da redação

Incêndio no controle da FAB suspende voos no Brasil

Uma falha geral no controle de tráfego aéreo suspendeu decolagens e pousos em boa parte dos aeroportos do país na manhã desta quinta-feira (9).

Painel exibe voos atrasados em aeroportos do Brasil
Painel exibe voos atrasados – Reprodução

Informações iniciais indicam que a paralisação foi provocada por um incêndio no Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste, órgão gerido pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Os terminais de São Paulo — Guarulhos, Congonhas e Viracopos — registraram os primeiros impactos imediatos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A concessionária Aena informou que Congonhas retomou as decolagens há poucos instantes, mas ressaltou que as causas exatas do incidente devem ser esclarecidas pela FAB. Em Guarulhos, os pousos continuam suspensos enquanto a administração avalia os reflexos nas viagens.

Nas pistas de decolagem, passageiros enfrentaram espera superior a uma hora retidos dentro das aeronaves.

Na rede social X, um viajante relatou as condições a bordo de um voo da Latam em Guarulhos, que tinha como destino a cidade de Natal (RN). Segundo a postagem, ele aguardava havia uma hora e dez minutos, sem ar-condicionado e sem o repasse de informações externas sobre a previsão de saída.

Reprodução

NE Notícias, da redação

Concurso da Fundação Renascer: Sergipe nomeia aprovados

O Governo de Sergipe oficializou, na quarta-feira (8), a nomeação de todos os candidatos aprovados para as vagas imediatas no concurso de orientador social da Fundação Renascer.

Criança assistida na Fundação Renascer, em Sergipe
Pritty Reis / Seit

Os novos profissionais atuarão na execução de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no estado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O processo seletivo, sob responsabilidade do Instituto Idcap, preencheu sete vagas, além de formar cadastro reserva. As oportunidades contemplam profissionais de nível superior nas seguintes áreas:

  • Serviço Social;
  • Pedagogia;
  • Psicologia.

Os novos servidores ingressam na carreira com um vencimento inicial de R$ 3.308,76. A seleção contou com etapas de provas objetivas, redação e análise de títulos.

Reforço no quadro de agentes socioeducativos

Além dos orientadores, a gestão estadual também avançou na reestruturação da Fundação Renascer com o concurso para agente socioeducativo. O resultado final desta categoria, que exige nível médio, também foi divulgado ontem.

Para esta função, o certame prevê 25 vagas imediatas com salário inicial de R$ 2.582,83. Vale destacar que, em ambos os cargos, o governo aplicou o sistema de cotas, reservando 20% das vagas para pessoas com deficiência e 10% para candidatos afrodescendentes.


NE Notícias, da redação

Anvisa manda recolher lote de dipirona da Hypofarma

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou, nesta quarta-feira (8), a retirada imediata de um lote específico de dipirona injetável fabricado pela Hypofarma.

Anvisa manda recolher lote de dipirona da Hypofarma
Reprodução

A medida foi tomada após a identificação de problemas na composição do medicamento, que apresentava resíduos sólidos não detalhados na fórmula original.

Entenda o problema

A resolução, oficializada no Diário Oficial da União, proíbe não apenas a venda, mas também a distribuição e o uso do lote 24112378 (dipirona monoidratada 500 mg/ml, caixa com 100 ampolas de 2 ml).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O motivo da interdição foi a confirmação de um desvio de qualidade: a presença de material particulado estranho dentro das ampolas, o que compromete a segurança da aplicação.

Posicionamento da fabricante

Em nota oficial, a Hypofarma esclareceu que a falha é isolada e restrita a este lote específico. A empresa afirmou que sua produção segue as normas técnicas e os padrões exigidos pelos órgãos de saúde.

“A empresa reforça que todos os seus produtos são fabricados em conformidade com rigorosos padrões técnicos e regulatórios estabelecidos pelas autoridades sanitárias competentes.”

A fabricante informou ainda que mantém investimentos em modernização tecnológica e processos industriais para garantir o controle de qualidade e a excelência operacional de seus produtos.


Com informações de Paula Laboissière, Agência Brasil

Flamengo começa com Vitória na Libertadores

O Flamengo iniciou sua caminhada edição 2026 da Copa Libertadores com uma vitória de 2 a 0 sobre o Cusco (Peru), na noite desta quarta-feira (8) no Estádio Inca Garcilaso de la Veja.

Bruno Henrique, do Flamengo, comemora gol na estreia da Libertadores 2026
Gilvan de Souza|CRF

Agora o time comandado pelo técnico português Leonardo Jardim se volta para o Campeonato Brasileiro, no qual enfrenta o Fluminense no próximo sábado (11) no estádio do Maracanã, antes de voltar a pensar novamente na competição continental, na qual tem como próximo desafio o Independiente Medellín (Colômbia).

Além de lidar com a expectativa da estreia, o Flamengo teve que lidar com os efeitos dos 3.400 metros de altitude de Cusco. E o time da Gávea soube lidar muito bem com os dois desafios.

Apesar de jogar em um ritmo mais lento, em razão do maior desgaste causado pela altitude, o Rubro-Negro em nenhum momento deixou a equipe da casa assumir o comando das ações. Após um primeiro tempo sem gols, o atual campeão da Libertadores abriu o placar aos 13 minutos da etapa final, quando o lateral Ayrton Lucas levantou a bola na área, onde Bruno Henrique chegou de cabeça para abrir o marcador.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cinco minutos depois o lateral Ruidías chegou a marcar para o Cusco. Mas o gol foi anulado por causa de posição de impedimento de Manzaneda no lance.

Em desvantagem a equipe peruana se abriu de vez, e o Flamengo aproveitou os espaços para marcar o segundo com o uruguaio Arrascaeta já aos 46 minutos.

Veja os gols:

Empate do Palmeiras

O Palmeiras, o outro finalista da última edição da Copa Libertadores, arrancou um empate de 1 a 1 com o Junior Barranquilla (Colômbia) no Estádio Olímpico Jaime Morón León, em Cartagena, pelo Grupo F da competição.

Reprodução

O atacante Téo Gutiérrez abriu o placar para o Junior aos nove minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti, enquanto o paraguaio Ramón Sosa igualou para o Verdão já na etapa final.

Vitória do Mirassol

Já o Mirassol, única equipe brasileira a estrear na atual Libertadores em casa, derrotou o Lanús (Argentina) por 1 a 0, gol de João Victor, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia.

Reprodução

Agência Brasil

PM de Sergipe suspeito de matar candidato que pagou para passar em concurso

Um policial militar de Sergipe foi preso nesta quarta-feira (8) suspeito de assassinar Diego da Silva Amaro, de 36 anos. O crime ocorreu no dia 28 de março, na cidade de Glória, na Bahia.

PM de Sergipe suspeito de matar Diego da Silva Amaro que pagou para passar em concurso
A vítima, Diego da Silva Amaro – Reprodução

Segundo as investigações, a vítima entregou cerca de R$ 100 mil, em espécie e bens, ao PM. O pagamento foi feito sob a promessa de que Diego seria aprovado no concurso da Polícia Militar sergipana.

Como não passou nas provas, Diego começou a cobrar a devolução dos valores. Mesmo após receber ameaças do suspeito, ele decidiu ir ao encontro do policial.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com o site Gazetaweb, antes de morrer, a vítima enviou áudios e sua localização em tempo real para a família. Nas mensagens, Diego chegou a indicar os possíveis suspeitos de uma eventual ação contra ele.

O suspeito e a vítima são naturais de Piranhas, em Alagoas.

A Polícia Civil da Bahia, que conduz a investigação, cumpriu buscas na residência do militar. O caso segue em andamento para esclarecer todos os detalhes do homicídio.


NE Notícias, da redação

Golpe da portabilidade: Casal é preso por fraude contra idosos

Uma operação integrada entre as Polícias Civis de Sergipe e do Rio de Janeiro, deflagrada na manhã desta quarta-feira, 8, resultou na prisão de um casal especializado em estelionato interestadual.

Casal é preso por fraude contra idosos
Polícia Civil

A ação ocorreu em Nova Iguaçu (RJ) e cumpriu dois mandados de prisão preventiva, além de seis de busca e apreensão (vídeo mais abaixo).

O grupo é investigado por enganar aposentados através de falsas promessas de redução de juros em empréstimos bancários.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o delegado Ruidiney Nunes, as investigações começaram em novembro de 2023, após um casal de aposentados da cidade de Telha, no interior de Sergipe, perder mais de R$ 20 mil.

“O crime consistia em promessas de portabilidade com juros menores. Na prática, os idosos eram induzidos a contrair novos empréstimos e repassar os valores para empresas ligadas aos criminosos”, explicou o delegado.

Os suspeitos utilizavam aplicativos de mensagens para contatar as vítimas, fingindo ser representantes bancários. Com dados detalhados sobre as dívidas reais dos idosos, eles ofereciam condições vantajosas para atrair a confiança dos aposentados.

Prejuízos em diversos estados

A investigação revelou que o esquema não se limitava a Sergipe. Com base na análise de dados, foram identificadas vítimas também no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte e Bahia.

Em um dos casos registrados em São Paulo, uma idosa de 70 anos foi convencida a contratar um empréstimo de R$ 30 mil. Em outra situação ainda mais grave, uma das vítimas chegou a transferir R$ 55 mil para as contas controladas pelo grupo sob o pretexto de quitar dívidas anteriores que, na verdade, nunca eram pagas, claro.

Com a captura dos suspeitos em solo fluminense, a polícia agora foca na análise dos aparelhos eletrônicos apreendidos durante a operação. O objetivo é identificar outros integrantes da organização criminosa e mapear a extensão total do prejuízo financeiro causado às vítimas em todo o Brasil.

Veja as imagens da ação policial:


NE Notícias, da redação