TSE decidirá situação de vereadores de Aracaju

tse sede
Sede do TSE

Talvez não seja muito complicada a situação de dois vereadores que tiveram seus mandatos cassados pela Justica Eleitoral, ontem (3), em Aracaju.

Assim que recorrerem ao TSE, poderão manter seus mandatos, pelo menos até julgamento da Corte Superior.

Jurisprudência do TSE, anterior às eleições de 2020, respaldou decisão.

Médica mandou cortar pênis do ex-marido

Uma mulher de São Paulo parece ser um verdadeiro perigo para os companheiros. Após ser condenada em 2002 por mandar cortarem o pênis do ex-noivo, a médica Myriam Priscila de Rezende Castro está sendo investigada por agredir e torturar o atual marido. O caso ocorreu na cidade paulista de Tremembé.

Segundo informações do portal g1, a Polícia Civil recebeu denúncias sobre um possível crime contra o marido dela. Pelas redes sociais, Myriam compartilhava com frequência vídeos humilhando o homem e o agredindo, em vários momentos ele aparenta estar sob efeito de remédios. 

Na última quarta-feira (2/2) foi feita uma busca na residência da suspeita. O marido foi encontrado como as duas crianças, filhas de Myriam, que foram recolhidas pelo conselho tutelar. Os ferimentos das vítimas não foram detalhados. Uma idosa também vivia na residência e foi encontrada pela Polícia.

A casa foi encontrada em péssimo estado, com muitas fezes de animais espalhadas pelo chão. Ao todo foram encontrados 5 cães (filhotes), uma cobra, ratos, um coelho e uma porca, no local. A Polícia encontrou ainda uma ave, um coelho e um cachorro congelados no freezer da residência. 

Myriam não foi encontrada no local, mas responderá por lesão corporal, tortura, maus tratos a animais, matar espécies da fauna nativa. Pelo estado da idosa que estava na residência, a médica responderá também por ferir o estatuto do idoso.

Inca defende cuidados mais justos para controle do câncer

“Por Cuidados mais Justos” é o slogan em português da campanha da União Internacional contra o Câncer (UICC) que marca a passagem hoje (4) do Dia Mundial do Câncer. A campanha vai vigorar no triênio 2022-2024. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, trabalha com o tema “Somos iguais e diferentes – a importância da equidade no controle do câncer”.ebcebc

O tema da campanha será apresentado pelo Inca nesta sexta-feira, com debate sobre a importância da equidade no controle do câncer. “Equidade é entender que para essas populações, que julgamos mais vulneráveis, é preciso ter medidas a fim de facilitar o acesso e o tratamento. Todos somos iguais, mas é importante ter ações diferenciadas para dar a essas pessoas a mesma oportunidade que àquelas com mais acesso à comunicação, ao hospital, ao médico, disse o coordenador de Assistência do Inca, Gélcio Mendes. O trabalho do instituto na campanha da UICC será baseado em três pilares: justiça, igualdade e equidade.

Segundo Mendes, o trabalho será dividido em etapas anuais. Este ano, a proposta é fazer uma análise da situação, avaliando o que existe no cenário brasileiro, seja em termos de comunicação sobre medidas de prevenção, acesso ao rastreio de câncer de mama e de colo do útero, seja em relação às dificuldades de acesso do paciente ao diagnóstico e tratamento. 

Em 2023, a partir das informações obtida neste ano, a ideia é trabalhar com possíveis encaminhamentos – “o que poderá ser feito para melhorar ou diminuir as dificuldades de acesso das pessoas ao sistema de saúde”. No terceiro ano, será desenvolvida a parte mais executiva, disse o médico.

Gélcio Mendes acrescentou que, em 2022, serão feitas entrevistas e oficinas com pacientes, de modo a obter conhecimento sobre dificuldades mais frequentes. Um dos objetivos é distinguir os grupos que enfrentam mais dificuldades, mesmo que sejam minoritários. Como exemplo, citou o grupo de idosos, que representa metade da população oncológica. 

Prevenção

De acordo com o Inca, o Brasil deve registrar 625 mil novos casos de câncer este ano. Nova estimativa será divulgada em 2023, para o triênio até 2025.

Prevenção e diagnóstico precoce são as grandes oportunidades para evitar, pelo menos, chegar à gravidade da doença. Do lado da prevenção, as oportunidades são muitas, disse Mendes. Lembrou que, historicamente, desde a década de 90, o Inca realiza trabalho preventivo muito forte dos diversos tipos de câncer, iniciado pela luta contra o tabagismo.

Alimentação saudável e atividade física são grandes ferramentas de prevenção do câncer, afirmou. Seguem-se vacinação contra hepatite B e HPV, que trazem potencialmente redução do câncer de fígado e de colo do útero. “São grandes oportunidades de redução de incidência da doença”. Há também o fortalecimento das políticas de rastreio do câncer, em especial o exame preventivo, ginecológico e a mamografia.

Não fumar e não beber devem nortear também o comportamento das pessoas, observou Mendes. Não começar a fumar e parar com o hábito de fumar têm grande impacto, admitiu. Em relação às bebidas alcoólicas, disse que, se no passado a sugestão era “beba moderamente”, hoje a recomendação é outra, porque se entende que o consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de desenvolver câncer como, por exemplo, da boca, do esôfago, do fígado. “Não beber pode ter impacto muito grande na sociedade, nas próximas gerações”, disse o especialista.

Tipos de câncer

Entre os homens, os principais tipos de câncer são os de próstata, intestino (cólon e reto) e pulmão. “É importante saber que o câncer do intestino grosso vem aumentando de forma impressionante na última década”. Entre as mulheres, prevalecem os de mama, de cólon e reto também. “São os tumores mais frequentes”. Existem variações grandes entre as regiões do país.

Entre as mulheres, no Norte e Nordeste, o câncer de colo do útero passa a ter importância muito maior do que no Sul e Sudeste. No Norte e Nordeste, entre homens e mulheres, o de estômago tem maior relevância. Gélcio Mendes explicou que, com relação ao de colo do útero, sobressai a questão de menos acesso a exames preventivos. “São tumores associados à dificuldade de acesso a exames e à pobreza”.

O câncer de estômago, por sua vez, está associado a condições piores de alimentação e maior consumo de carnes salgadas, como a de sol. Já no Sul e Sudeste, os de cólon e reto estão associados ao desenvolvimento. As pessoas passam a comer mais pão, mais carne, menos legumes, e realizam menos atividade física. “Tudo isso contribui para o aparecimento do câncer do intestino”.

Sargento sofre infarto e morre

O portal Macambira no Ar informa que ontem (3) à noite, em sua residência, enquanto dormia, morreu o Sargento PM Da Silva.

O sepultamento do corpo ocorre nesta sexta-feira, 4, na cidade natal do PM RR, Siriri.

O sargento sofreu infarto fulminante.

Deputado de Sergipe pode perder mandato

É gravíssima a situação do deputado estadual de Sergipe Rodrigo Valadares no PTB.

Embora fizesse parte da Executiva Nacional (houve renúncia coletiva), Rodrigo terá que buscar outra legenda.

A situação piora, agora, com a Representação contra o seu mandato.

A representação é da defesa de Otávio Fakhoury (documento abaixo), presidente do Diretório de São Paulo do PTB.

Segundo sua defesa, Rodrigo “brincou” ao postar num grupo de WhatsApp que tinha “dois jagunços” para resolver a situação do partido em São Paulo.

Fakhoury não levou na brincadeira.

Está sendo pedida a cassação do mandato do parlamentar sergipano.

WhatsApp Image 2022 02 04 at 5.08.25 AM
Representação

Clássico fica no empate em Aracaju

O maior clássico do futebol sergipano movimentou todo o estado de Sergipe nesta quinta-feira (03/02) com uma estrutura jamais observada no campeonato estadual dentro e fora de campo. Com uma organização digna de grandes eventos e com logística montada pelos profissionais da Federação Sergipana de Futebol (FSF) em parceria com a Polícia Militar de Sergipe nenhuma intercorrência foi registrada nas dependências da arena Batistão.

Com a bola rolando as atletas das duas equipes corresponderam dentro de campo e duas equipes um excelente futebol. No primeiro tempo o torcedor acompanhou uma partida que ficou na história do nosso futebol. Um jogão, o Confiança foi o primeiro a abrir o placar em cobrança de pênalti. O meia Álvaro foi derrubado na área e o atacante Renan Gorne não perdoou e abriu o placar. Aos 45, Sergipe respondeu em uma hora cruzada bem trabalhada entre o Doda e o atacante Kaio Wilker que chutou para empatar a partida.

No segundo tempo, o Confiança foi pressionou em diversas oportunidades, mas o ataque azulino parou nas defesas do goleiro Kennedy. O goleiro colorado foi o destaque da partida. O clássico ficou mesmo no empate em 1×1. O público pagante da partida foi de 5.867 torcedores e não pagantes 1.941 torcedores. Um total de 7.808 pessoas para uma renda bruta de 190.675,00 reais.

O estadual terá sequência nesta sexta-feira e segue no fim de semana. Acompanhe os confrontos do Sergipão 1Xbet:

Sexta-feira (04/02)

20h15 – Falcon x América de Propriá, na arena Batistão, em Aracaju

Sábado (05/02)

15h15 – Boca Júnior x Frei Paulistano, estádio Jairton Menezes, em Frei Paulo

16h – Lagarto x Itabaiana, estádio Paulo Barreto, em Lagarto

Segunda-feira (02/07)

20h15 – Confiança x Atlético Gloriense, na arena Batistão, em Aracaju

Quarta-feira (09/02)

15h15 – Maruinense x Sergipe, estádio Fernando França, em Carmopólis

15h15 – América de Propriá x Lagarto, estádio Miguel Queiroz, em Porto Real do Colégio

Cano marca e Fluminense supera o Audax

Graças ao faro de gol do argentino Germán Cano, o Fluminense bateu o Andax por 1 a 0, nesta quinta-feira (3) no estádio Luso-Brasileiro, e assumiu a 4ª posição da Taça Guanabara do Campeonato Carioca com 6 pontos.

Após o técnico Abel Braga optar por fazer muitas mudanças na equipe titular, o Tricolor das Laranjeiras teve dificuldades, em especial na primeira etapa. Mesmo com uma atuação fraca, o Fluminense conseguiu abrir o placar aos 40 minutos, quando Cristiano cobrou escanteio, Manoel escorou e Cano conferiu de cabeça.

No segundo tempo o Tricolor teve algumas oportunidades de ampliar a vantagem, mas o placar permaneceu inalterado até o fim.

O próximo compromisso do Fluminense será no domingo (6), quando faz clássico com o Flamengo, a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Nilton Santos.

ebc
ebc

Bragantino derrota o São Paulo

A partida que finalizou a terceira rodada do Campeonato Paulista foi também a mais movimentada da competição até o momento. Nesta quinta-feira (3), em duelo com duas viradas, o Red Bull Bragantino superou o São Paulo por 4 a 3 no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). O meia Hyoran foi o protagonista da noite, com um gol e duas assistências.

O Massa Bruta assumiu a liderança do Grupo D, com seis pontos. O Tricolor permanece em terceiro no Grupo B, com dois pontos e ainda sem vencer no Estadual. Os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final.

sao paulo bragantino fev 22
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

A pressão dos anfitriões na saída de bola funcionou já aos 11 minutos do primeiro tempo. O zagueiro Miranda bobeou e foi desarmado por Artur. O atacante invadiu a área pela direita e bateu no contrapé do goleiro Tiago Volpi, abrindo o placar. A resposta veio aos 24 minutos, depois de uma cobrança de escanteio pela direita, que Miranda desviou e o meia Alisson completou para as redes. O lance, inicialmente anulado por impedimento, foi validado após o árbitro de vídeo (VAR) ser acionado.

Aos 40, Hyoran cabeceou por cima da marcação e achou o atacante Alerrandro livre para chutar na saída de Volpi, recolocando o Massa Bruta à frente. O São Paulo tornou a empatar no começo do segundo tempo. Logo no primeiro minuto, o atacante Emiliano Rigoni chutou rasteiro, o goleiro Cleiton defendeu, a bola parou em cima da linha e o lateral Igor Vinícius, de carrinho, fez o segundo dos visitantes.

Aos oito veio a primeira virada da noite. Rigoni cruzou pela esquerda e o atacante Jonathan Calleri, de cabeça, marcou o terceiro do Tricolor. A vantagem não durou nem dez minutos. Aos 17, Hyoran recebeu na entrada da área pela esquerda e bateu colocado, no ângulo, igualando outra vez o marcador. O duelo seguiu equilibrado até os 41 minutos, quando Hyoran cruzou pela esquerda e o atacante Gabriel Novaes, ex-São Paulo, apareceu às costas da zaga para devolver ao Massa Bruta a dianteira do placar (desta vez em definitivo).

O próximo compromisso do Bragantino será neste domingo (6), às 20h30 (horário de Brasília), contra a Ferroviária, na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). O São Paulo volta a jogar somente na quarta-feira que vem (9), às 19h, diante do Santo André, no Morumbi, na capital paulista. O Tricolor enfrentaria o Palmeiras no fim de semana, mas, com o Verdão nos Emirados Árabes Unidos para o Mundial de Clubes, o duelo teve que ser adiado, ainda sem nova data.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais cedo nesta quinta, outras duas partidas movimentaram a terceira rodada. O Mirassol derrotou o Guarani por 2 a 0 no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP). O atacante Negueba e o zagueiro Thalisson Kelven, ambos de cabeça, decretaram a vitória do Leão, que assumiu o segundo lugar do Grupo C (o mesmo do Palmeiras) com sete pontos. O Bugre, com três pontos, é o vice-líder do Grupo A, que tem o Corinthians na ponta.

Os dois times voltam a campo no domingo. Às 11h, o Mirassol recebe o Santo André. Depois, às 16h, o Guarani pega o Santos no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

Atuando no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), o Ituano derrotou a Inter de Limeira por 2 a 1 e aparece na terceira posição do Grupo C, com os mesmos sete pontos do Mirassol, ficando atrás no saldo de gols. A Inter, com dois pontos, está em terceiro no Grupo A. Rafael Elias, conhecido como Papagaio, abriu o marcador para o Galo de Itu, que sofreu o empate em um golaço de letra do também atacante Ronaldo. O meia Gabriel Barros, porém, deu a vitória aos anfitriões.

Abono salarial de anos anteriores só poderá ser pedido em março

Cerca de 320 mil trabalhadores que não sacaram o abono salarial de anos anteriores só poderão pedir a retirada a partir de 31 de março. O Ministério do Trabalho e Previdência adiou o início do prazo para requerer os valores, que começaria no próximo dia 8.

O abono referente aos meses trabalhados em 2019 poderá ser pedido presencialmente, por telefone, por aplicativo ou por e-mail. Segundo o ministério, existem R$ 208,5 milhões esquecidos por 320.423 trabalhadores que deveriam ter feito o saque até 30 de junho de 2021.

Quem optar pelo saque presencial deve ir a uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa Econômica Federal, no caso do Programa de Integração Social (PIS), ou ao Banco do Brasil, no caso do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O pedido também pode ser feito pela central Alô Trabalhador, no telefone 158. Também é possível fazer o procedimento, por e-mail, enviando o pedido de recurso administrativo para o endereço [email protected]. As letras “uf” devem ser trocadas pela sigla do estado onde o trabalhador habita.

Por fim, o pedido pode ser realizado pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para celulares dos sistemas Android e iOS. O ministério recomenda ao trabalhador atualizar o aplicativo para que possa verificar se tem direito ao benefício, o valor do abono, a data de saque e o banco para recebimento.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2020. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, que atualmente é de R$ 1.212.

*Colaborou Marcelo Brandão

Terra treme e evacua “shopping” em Aracaju

Um pequeno centro de compras – Shopping Box – foi evacuado às pressas na tarde desta quinta-feira, 3.

Trabalhadores da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram chamados ao local.

O pequeno centro de compras, que promete “compra rápida e confortável”, está localizado no Centro de Aracaju e foi instalado recentemente.

Foto Andre Mumia
Foto-André Múmia

VEJA O QUE INFORMA A PREFEITURA DE ARACAJU:

Na tarde desta quinta-feira, 3, a Defesa Civil de Aracaju verificou as condições de um prédio comercial localizado na avenida Mamede Paes Mendonça, no Centro da capital, depois que lojistas e consumidores relataram um tremor no local. O prédio precisou ser evacuado, no entanto, após avaliações, verificou-se que não havia risco para a segurança.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, tão logo o Corpo de Bombeiros realizou o chamado, as equipes da Defesa Civil do Município se deslocaram para o local.

“O atendimento à ocorrência foi feito da maneira mais célere possível. Assim que a equipe chegou, já evacuou o prédio, juntamente com a Defesa Civil do Estado. Não foi notado nenhum tipo de problema estrutural, de paredes e nem no chão, nenhum tipo de queda de material. Verificamos, ainda, obras que estão sendo realizadas nas redondezas, como a do Terminal Rodoviário, e não houve nenhum problema neste sentido, já que a fundação já foi feita. Nada de anormal foi verificado na região”, afirma o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a verificação do prédio e redondezas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju bloqueou o fluxo de veículos nas avenidas Carlos Burlamarqui e Mamede Paes Mendonça, no trecho entre a rua Lagarto e a avenida Dr. Carlos Firpo.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, explica que não houve impacto severo de fundação e estrutura, e que todas as possibilidades têm sido investigadas de forma criteriosa.

“Inclusive, entramos em contato com o Instituto de Sismografia do Rio Grande do Norte e não foi registrado nenhum tremor de terra por aqui e não há falhas na placa tectônica de Aracaju que justifique o tremor. Trabalhamos, agora, com a hipótese de que algum veículo com uma maior carga tenha passado na região ou acomodação do terreno, porém, nada com gravidade”, aponta.

Ainda segundo o major, as equipes da Defesa Civil seguem orientando e tranquilizando os comerciantes e consumidores e, nesta sexta-feira, 4, o prédio será liberado para retorno normal das atividades.