Governo apresenta calendário para recebimento do Auxílio Brasil

Instrução normativa publicada no Diário Oficial da União de hoje (2) estabelece o calendário operacional para a gestão das exigências de saúde e de educação, visando o recebimento dos benefícios do Programa Auxílio Brasil. A instrução número 10 apresenta também o calendário relativo às aplicações de efeitos decorrentes do descumprimento dessas condicionalidades, e relativo ao registro e avaliação de recursos administrativos contra esses efeitos.

Governo federal Divulgacao 01
Governo Federal / Divulgação

Saúde

Com relação ao acompanhamento das condicionalidades de saúde, há dois períodos de vigência previstos para o acompanhamento. O primeiro (de janeiro a junho) estará aberto para a coleta no período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2022. O sistema para registros ficará disponível entre 14 de fevereiro e 4 de julho de 2022.

O segundo período de vigência estará aberto para coleta entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2022. Os registros no sistema deverão ser feitos entre 8 de agosto de 2022 e 2 de janeiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Educação

A instrução normativa apresenta também o período de coleta e registro no Sistema Presença do Ministério da Educação (MEC). Estão previstos cinco períodos de acompanhamento entre março e novembro. O primeiro deles (fevereiro/março) terá início em 14 de março, com a abertura do sistema para impressão dos formulários. O registro no sistema, relativo a este primeiro período, deverá ser feito entre os dias 1º e 27 de abril de 2022.

O Anexo 2 da Instrução Normativa apresenta os prazos dos outros quatro períodos de acompanhamento. O último deles (outubro/novembro) terá o sistema encerrado em 22 de dezembro de 2022. Os formulários do último período estarão disponíveis em 14 de novembro.

O Ministério da Cidadania alerta que as datas apresentadas na Instrução Normativa “poderão sofrer alterações em decorrência da situação de pandemia provocada pela covid-19”. Nesse sentido, é importante que o beneficiário esteja sempre acompanhando eventuais atualizações dos calendários.

Corinthians e Santos fazem primeiro clássico do Paulistão

O primeiro clássico do Campeonato Paulista envolve rivais alvinegros que iniciam a temporada questionados pelas respectivas torcidas. Nesta quarta-feira (2), Corinthians e Santos se enfrentam na Neo Química Arena, em São Paulo, pela terceira rodada do Estadual.

O Timão soma quatro pontos, lidera o Grupo A e saiu vitorioso do compromisso da última rodada. No domingo (30), os comandados de Sylvinho bateram o Santo André por 1 a 0 no estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP). A pressão exercida pelo Ramalhão no segundo tempo do confronto, porém, incomodou o torcedor, que desde o ano passado contestam o trabalho do treinador.

corinthians relacionados classico santos
Reprodução Twitter/Corinthians

“Ganhei três títulos paulistas aqui [como jogador], é uma alegria vencer esse campeonato. Tive oportunidade de vencer Brasileiro, Copa do Brasil, fiz mais de 270 jogos por esse clube. [A pressão] Não atrapalha nada. Tenho experiência. Nosso ambiente é muito bom”, minimizou Sylvinho, após a partida no ABC paulista.

O goleiro Cássio testou positivo para o novo coronavírus (covid-19) e desfalca o Corinthians. Por outro lado, o zagueiro João Victor e o o meia Renato Augusto, poupados contra o Santo André, voltam ao time. A provável formação terá Matheus Donelli; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz; Gabriel, Giuliano e Renato Augusto; Róger Guedes e Gustavo Mantuan.

O Santos, por sua vez, busca não só a primeira vitória em 2022, como o primeiro gol da temporada. O Peixe soma um ponto e aparece em terceiro lugar no Grupo D, fora da zona de classificação (somente os dois primeiros avançam às quartas de final). No sábado passado (29), o Alvinegro Praiano perdeu de 1 a 0 para o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, em Santos (SP).

“A gente sabe da qualidade do atleta e o quanto ele vai acrescentar para que o time cresça, evolua e construa jogadas, municiando jogadores do ataque e criando mais chances de gol”, destacou o auxiliar Leandro Silva, que substituiu Carille no comando santista diante do Botafogo-SP.

Recuperado da covid-19, o técnico Fábio Carille retorna ao comando da equipe. O zagueiro Kaiky, que também esteve infectado, será opção no time titular. A expectativa, no entanto, é pela estreia de Ricardo Goulart, principal reforço santista da temporada. O atacante foi regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na terça-feira (1º). O Santos deve atuar com: João Paulo; Velázquez, Luiz Felipe (Kaiky) e Eduardo Bauermann; Madson, Camacho, Carlos Sánchez e Lucas Braga; o camisa 10 Ricardo Goulart, Marcos Guilherme e Ângelo.

Mais dois jogos movimentam o Paulistão nesta quarta, ambos começando às 19h. A Ponte Preta recebe o Novorizontino no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), enquanto o Santo André disputa o clássico do ABC com o São Bernardo no Bruno José Daniel.

Band perde milhões de reais todos os meses

Após oito anos de parceria, a Band deixa de renovar contrato com a Igreja Universal do Reino de Deus.

A Universal dominava 22 horas diárias no anal 21.

Em janeiro, a Band encerrou uma parceria de 18 anos através de contrato com a Igreja Internacional da Graça, do missionário R.R. Soares.

A Band opta por perder milhões de reais.

SES, FHS, Aracaju: paralisações

Os auxiliares e técnicos de enfermagem e demais categorias, representadas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), tanto da Secretaria de Estado da Saúde (SES) como da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), deliberaram paralisação de 24 horas, na próxima terça-feira, 8 de fevereiro, com ato público na porta do Palácio do Governo, das 7h às 10h.

A decisão sobre esta ação ocorreu durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 1, na sede do sindicato.

sintasa saude fev 2022
Sintasa

De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a paralisação e o ato são os meios encontrados pela categoria para repudiar o não atendimento das reivindicações da classe, como recomposição salarial, Assinatura do Termo de Compromisso, Revisão do PCCV e PER, salário acima do mínimo, 30 horas semanais e retorno das gratificações cortadas dos estatutários administrativos.

“Após o ato público, iremos realizar outra assembleia para avaliar o movimento e traçar estratégias sobre as próximas mobilizações caso sejam necessárias”, explicou Augusto Couto, que participou da assembleia juntamente com a diretora Maria de Lourdes e o gerente-executivo do sindicato, Janderson Alves.

Esta paralisação vai ao encontro também da orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, que é a entidade que o Sintasa é vinculado nacionalmente, que orientam a realização de ato público no dia 8 de fevereiro também em prol da reivindicações da PL 2564/2020 que reza sobre o Piso Nacional da Enfermagem.

Ainda na manhã desta terça-feira, o Sintasa já divulgou em alguns órgãos competentes e até sexta-feira enviará em todos o aviso sobre esta paralisação. No documento, o Sintasa também solicita uma audiência com o Estado para discutir e resolver as pendências destes trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reivindicações

Só para se ter uma ideia, neste 10 anos sem reajuste salarial, a perda para o trabalhador foi de já 60% por conta da inflação.

Em relação à Revisão do Plano de Cargo, Carreira e Vencimento (PCCV) e do Plano de Emprego e Remuneração (PER), os profissionais da saúde estão neste tempo de pandemia à frente dessa batalha invisível contra o vírus da Covid, mas acabam não tendo os direitos destes planos sendo cumpridos, desmotivando a categoria.

“Hoje, um auxiliar ou técnico de enfermagem da FHS não recebem nem um salário mínimo (R$ 1.212,00) porque o salário-base é de R$ 1.045,00. Isso é uma vergonha! É inadmissível! Já tentamos de várias maneiras uma negociação com a gestão, com a própria fundação, com a secretaria e até o momento nada. Os trabalhadores não aguentam mais este cenário, daí a deliberação desta paralisação”, afirmou Augusto.

Brasil goleia o Paraguai nas Eliminatórias

O Brasil jogou bem e goleou o Paraguai por 4 a 0, nesta terça-feira (1) no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Sem Neymar, que está em processo de recuperação de uma lesão no tornozelo esquerdo, o grande destaque da partida foi o atacante Raphinha, autor de um gol e das principais jogadas da seleção brasileira.

Twitter

Com o Brasil já classificado para a Copa, Tite teve tranquilidade para realizar alguns testes diante dos paraguaios. Em comparação à formação que empatou por 1 a 1 com o Equador na última quinta-feira (27), na capital equatoriana Quito, o treinador realizou seis mudanças.

Porém, mesmo com tantas alterações, o Brasil começou muito bem, com Raphinha superando o goleiro Antony Silva com menos de dois minutos de bola rolando. Porém, o atacante acabou tocando a bola com a mão no lance e o gol foi anulado pelo juiz com auxílio do VAR (árbitro de vídeo).

O Brasil continuou a mandar na partida e teve nova oportunidade de abrir o marcador com Raphinha aos 16 minutos, quando Matheus Cunha lançou Vinícius Júnior, que avançou pela ponta esquerda e cruzou rasteiro para o camisa 19, que acabou falhando na hora da finalização.

Porém, aos 27 minutos Raphinha conseguiu finalmente comemorar um gol. O jogador do Leeds United (Inglaterra) recebeu lançamento longo de Marquinhos na entrada da área, avançou, se livrou de um adversário com um bonito drible e bateu firme para abrir o marcador. Este foi o terceiro gol do jogador em sete jogos pela seleção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O quarto gol de Rapinha pelo Brasil quase saiu no início da etapa final, quando o atacante acertou a trave com um chute de primeira após cruzamento de Vinícius Júnior.

Assim, o Brasil só conseguiu ampliar o marcador aos 16 minutos, em jogada que começou novamente com Marquinhos. O zagueiro encontrou Philippe Coutinho, que bateu de direita, da entrada da área, para colocar uma curva na bola e marcar um golaço.

Já no finalzinho do confronto, aos 40 minutos, a seleção brasileira chegou ao terceiro e ao quarto gols. O primeiro veio com uma finalização de canhota de Antony, que entrou no decorrer da etapa final. O placar foi fechado por Rodrygo, que marcou após boa jogada coletiva. Com a vitória o Brasil mantém a liderança das Eliminatórias, agora com 39 pontos.

Palmeiras vence no Paulista antes da estreia no Mundial

Com um gol de Dudu, o Palmeiras derrotou o Água Santa por 1 a 0 nesta terça-feira (1) no Allianz Parque na última partida antes do Mundial de Clubes, e manteve a liderança isolada do Grupo C do Campeonato Paulista com 10 pontos.

Esta é a terceira vitória na competição do Verdão, que já disputou quatro partidas, com um empate com o São Bernardo.

Twitter

O único gol da partida saiu dos pés do atacante Dudu, que aos 26 minutos do primeiro tempo recebeu na área e bateu. A bola desviou na defesa e enganou o goleiro Matheus Inácio.

Agora o Palmeiras volta as suas atenções para o Mundial de Clubes, onde tem a estreia marcada para o dia 8 de fevereiro, a partir das 13h30 (horário de Brasília), contra o vencedor do confronto entre Monterrey (México) e Al Ahly (Egito) no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, pela semifinal da competição.

Mais 5 óbitos por Covid em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informa que nesta terça (01), foram registrados 1.984 casos novos de Covid-19 e cinco óbitos. No total, 295.696 pessoas testaram positivo para a doença e 6.103 morreram.

Os cinco óbitos confirmados foram: uma mulher, 91 anos, de Lagarto, com hipertensão e cardiopatia; uma mulher, 79 anos, de Siriri, com hipertensão, diabetes, asma, doença neurológica crônica; uma mulher, 79 anos, de Nossa Senhora do Socorro, tabagista; uma mulher, 81 anos, da Barra dos Coqueiros, com hipertensão e cardiopatia; uma mulher, 80 anos, de Tobias Barreto, com hipertensão.

As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 125 pacientes. São 47 na rede pública e 78 na rede privada.

boletim covid ses 1 fev 22
No total, 295.696 pessoas testaram positivo para a doença e 6.103 morreram

Vacinação

Foram enviadas aos municípios 4.170.807 doses. Destas, 1.794.636  foram aplicadas como primeira dose;  1.569.767 como segunda dose;  40.125 como dose única e 450.935 como dose de reforço. A cobertura vacinal de primeira dose está em 79,12% e 69,43% estão com a imunização completa.

Ambulância leva passageiros ao aeroporto. Leia nota da Prefeitura

Ambulância deve subir para transportar doentes para casas de saúde.

E só!

O flagrante do Internauta NE mostra passageiros saindo de uma ambulância da Prefeitura de Estância no Aeroporto de Aracaju.

Pode isso, leitores?

Assista:


Nota Pública | Transporte de Passageiros TFD

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem a público prestar esclarecimentos a respeito de postagens nas redes sociais (vídeo) referente ao transporte de dois pacientes até o Aeroporto de Aracaju.

Esclarece a Secretaria da Saúde que o Município realiza o transporte de diversos pacientes inseridos no Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Cabendo ao município o deslocamento do passageiro até o Aeroporto, e o Estado se responsabiliza pelo transporte aéreo e estadia do paciente .

Torna-se necessário esclarecer que os pacientes transportados realizaram o devido agendamento no setor de transporte e realizam o seu tratamento no município de São José do Rio Preto (São Paulo).

Ao mesmo tempo que esclarece os fatos, para não pairarem quaisquer tipo de dúvidas sobre o trabalho sério e responsável que é realizado no transporte de pacientes para fora da cidade, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lamenta que sejam usadas as redes sociais para divulgação de informações que nem sempre condizem com a verdade, promovendo sensacionalismos que em nada somam em favor de algo tão sério que é a saúde da população.

A Secretaria Municipal da Saúde coloca-se à disposição para dirimir qualquer dúvida que por ventura possa existir.

Estância, 1 de Fevereiro de 2021.

Secretaria Municipal da Saúde

PMs na sede do PTB

A presidente nacional do PTB, Graciela Nienov, registrou Boletim de Ocorrência denunciando ameaca ter sofrido de adversários do partido.

Logo depois, policiais militares foram à sede do partido, em Brasília.

Em uma das mensagens, um ex-secretário diz:

Graciela e seus comparsas não passarão.

Nienov disse aos militares que pode ser intimidada na sede da legenda.

Oficiais entregam manifestação de apoio ao Movimento Polícia Unida

Na tarde desta terça-feira (01), os oficiais da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Sergipe estiveram reunidos na ASSOMISE – Associação dos Oficiais Militares de Sergipe. Em pauta, reestruturação da carreira Militar, atendendo ativos e inativos. 

Logo após, os presentes tiraram suas dúvidas e discutiram os pontos de anuência e discordância das propostas que atenderiam todo corpo das forças de segurança pública e salvamento do Estado de Sergipe.

O ponto alto do evento foi a entrega do MANIFESTO PÚBLICO DOS OFICIAIS SUPERIORES DA PM/BM DE SERGIPE dando apoio incondicional ao Movimento Polícia Unida, sendo assinado por 164 tenentes Coronéis e Majores Militares, correspondendo a 76% do oficialato das duas corporações PM/BM. 

Representante dos tenentes e capitães da PM/BM, cap Ezequiel informou que o manifesto destes oficias já está sendo preparado, dando apoio incondicional ao Movimento Polícia Unida.