Senador pede apoio para Fábio Mitidieri e Jair Bolsonaro durante ato em Aracaju

O senador eleito Laércio Oliveira (PP) foi um dos organizadores do ato de lançamento oficial da candidatura do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) em Sergipe, realizado neste domingo 10, no estacionamento do Centro de Convenções, em Aracaju. O objetivo do foi unir forças para ajudar a fortalecer a candidatura do presidente e do candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), no segundo turno.

Laércio pediu à população que vote em Fábio Mitidieri e Jair Bolsonaro. “A vitória depende do esforço de cada um de nós. Precisamos fazer a nossa parte. Eu sempre fui um político de posição clara e tenho um compromisso com meu candidato a governador Fábio Mitidieri, assim como tenho com o presidente Bolsonaro, e peço a todos vocês que entendam o momento político, porque é importante elegermos Fábio para o governo também” afirmou Laércio.

O senado eleito também aproveitou para anunciar a chegada da primeira dama, Michele Bolsonaro, e da senadora eleita pelo de Distrito Federal, Damares Alves, ex-ministra da Mulher e Família, no próximo domingo, 16, em um evento que será realizado no mesmo local. “Ainda esta semana anunciaremos a data de chegada do presidente em Sergipe”, disse.

Participaram do evento os deputados federais eleitos Rodrigo Valadares e André David, o deputado estadual eleito Luizão DonaTrampi, os vereadores Pastor Diego e Eduardo Lima (Aracaju), os ex-candidatos a deputado federal Pastor Antônio dos Santos e Capitão Samuel, além dos ex-candidatos a deputado estadual Lúcio Flávio, Pastor Jetter e Juliana Tarantella. Além de líderes de movimentos como Direita Sergipana, Direita Lagartese, Marcha da Família, o Perfil Político, além de ruralista sergipanos.

Na semana passada, Laércio esteve ainda com o presidente Bolsonaro que pediu que cada sergipano seu peça mais um voto para conseguir a vitória no segundo turno.

A campanha do presidente tem ainda em Aracaju um ponto de apoio com funcionamento em horário comercial, que serve de ponto de encontro dos eleitores de Bolsonaro e também de distribuição de material. O local é o antigo comitê na Av. desembargador Maynard, 850.

Sport bate Cruzeiro e fica a três pontos de ingressar no G4

O Sport aplicou 3 a 1 no líder Cruzeiro neste domingo (8), a quatro rodadas do fim e acirrou ainda mais a briga pelo acesso à elite do futebol nacional no ano que vem. Com o triunfo na Ilha do Retiro, o Leão subiu para a quinta posição, com 52 pontos, e está apenas três de alcançar o Vasco, último do G4. Já a Raposa, com a vaga garantida antecipadamente, segue com 72 pontos.

O Sport começou pressionado os visitantes, com apoio do público superior a 19 mil torcedores na Ilha do Retiro. Logo aos cinco minutos, após bola cruzada na área, Vagner Love furou, mas Luciano Juba deferiu chute perigoso defendido pelo goleiro Rafael Cabral. Aos 12 minutos, nova chance perdida: o atacante uruguaio Labanderia ficou frente a frente com o goleiro Rafael Cabral que mais uma fechou o gol da Raposa. Diferentemente das atuações anteriores, os mineiros falharam muito na marcação.  

Até que aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro Chico cabeceou certeiro, abrindo o placar para os donos da casa. Num dos raros contra-ataques da Raposa, Daniel Júnior deu de presente para Lincoln igualar, mas o goleiro Saulo estava atento e interceptou a jogada. Aos 39, Vagner Love recebeu a bola na entrada da área, girou e chutou forte, ampliando para 2 a 0 a vantagem do Sport.

Na segunda etapa, o Cruzeiro começou mais ofensivo. Aos 10 minutos, Bruno Rodrigues acertou um belo chute de fora da área, diminuindo o prejuízo da Raposa. Apesar da pressão, aos 32 minutos, o Leão voltou a ampliar. A jogada começou com lançamento do goleiro Rafael Cabral e Labanderia alcançou a bola, disparou com ela e tocou na saída de Saulo, selando a vitória do Leão da Ilha por 3 a 1.

Na próximo dominigo (9), pela 34ª rodada, o Sport recebe o Vasco, na Ilha do Retiro, às 16h (horário de Brasília). 

ebc
ebc

Checadores do TSE vão identificar fake news enviadas por eleitores

O serviço Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no whatsapp traz uma novidade que vai ajudar quem quer conferir informações sobre as Eleições 2022 antes de passar adiante fake news(notícias falsas). A partir de agora, os conteúdos que ainda não estiverem verificados por organizações de checagem parceiras do TSE serão encaminhados para o grupo de checadores e, tão logo a checagem esteja disponível, os usuários serão notificados diretamente pelo chatbot, no celular. Tudo bem rápido e simples, assegura a assessoria de imprensa do TSE.ebcebc

A ferramenta de consulta de informações está no topo do menu das opções do assistente virtual do tribunal, visando garantir que os eleitores possam verificar de forma rápida e prática uma informação.

Funcionamento

Para consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato via chatbot, a pessoa interessada deve acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou ‘link’) para receber imediatamente conteúdos verificados.

Do celular, para conversar com o assistente virtual, a pessoa deve adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do ‘WhatsApp’ ou clicar no link. Em seguida, é só mandar uma mensagem para o Tira-Dúvidas e iniciar a conversa.

Denúncias

Se o eleitor receber alguma notícia falsa, ele pode denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Essa ferramenta permite que os cidadãos comuniquem à Justiça Eleitoral o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. É possível também denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa.

As denúncias são repassadas às plataformas digitais parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação, para avaliação se elas representam violações a seus termos de serviço. O objetivo é garantir a rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desses conteúdos falsos na internet. Os relatos recebidos poderão ser encaminhados ainda ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades, que adotarão medidas legais cabíveis.

Senador cancela entrevista em Aracaju

O senador Alessandro Vieira (PSDB) não concederá entrevista coletiva nesta segunda-feira, 10.

Iria anunciar apoio ao deputado federal licenciado Fábio Mitidieri (PSD), candidato a governador de Sergipe.

Outros dia e horário serão agendados.

Pneu de avião estoura e interdita pistade aeroporto

O pneu do trem de pouso de um avião de pequeno porte estourou na tarde de hoje (9), no Aeroporto de Congonhas, zona sul da capital paulista. Cinco pessoas estavam abordo, mas, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), ninguém se feriu. ebcebc

O acidente, ocorrido às 13h32, causou o fechamento da pista principal do aeroporto. Até às 17h, dezenas de chegadas e decolagens haviam sido canceladas. 

De acordo com a Infraero, “todas as equipes técnicas foram acionadas e as providências necessárias tomadas de imediato para a retirada da aeronave o mais rápido possível”.

Minas Gerais tem segunda morte por varíola dos macacos confirmada

A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) confirmou, neste domingo (9), a morte de uma pessoa por varíola dos macacos. Segundo comunicado, a vítima é um rapaz de 21 anos, com comorbidades, que estava internado desde 11 de setembro.ebcebc

Atualmente, no município, há 4 casos confirmados (sendo um deles o paciente que foi a óbito e os demais que passaram pelo isolamento domiciliar), 1 em análise e 45 descartados.

DOENÇA NO BRASIL

De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (7), até o momento, há 8.340 casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil. Outros 4.586 estão em acompanhamento. O estado de São Paulo reúne o maior número de casos (3.843), seguido por Rio de Janeiro (1.120) e Minas Gerais (514). Com a morte informada neste domingo, o país já registra dois óbitos em Minhas Gerais e outros dois no Rio de Janeiro.

Transmissão

Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Vacina

Segundo o Ministério da Saúde, já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a monkeypox. A remessa de 9,8 mil doses desembarcou na terça-feira passada (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses foram compradas pelo governo via fundo rotatório da Organização Pan-americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

Entrevista com apoio a Rogério e Bolsonaro será em Aracaju

No mesmo hotel em que outras lideranças anunciaram apoio a Rogério Carvalho (PT), candidato a governador de Sergipe, o ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL) anunciará apoio ao petista na manhã desta segunda-feira, 10.

Na mesma entrevista, Valmir confirmará apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Não tem nada a ver com fake news, os anúncios serão feitos no Real Classic Hotel, na orla da Atalaia, em Aracaju.

Em final com brasileiros, Marcelo Melo leva título de duplas em Tóquio

A nova parceria do brasileiro Marcelo Melo com o norte-americano Mackenzie McDonald conquistou neste domingo (8) o título de duplas no ATP 500 do Tóquio (Japão). Na final contra o compatriota Rafael Matos, que jogou ao lado do espanhol David Veja Hernandez, Melo levou a melhor, com vitória por 2 sets a 1 (parciais de  6/4, 3/6 e 10-4). Foi primeiro título do mineiro Marcelo Melo nesta temporada, e o segundo dele no Aberto de Tóquio – o primeiro foi em 2015, junto com o sul-africano Raven Klaasen.

“Muito feliz com a vitória. Um título inesperado, por ser a primeira vez que jogava com o Mc. Mas, ao mesmo tempo, desde a primeira partida viemos jogando incrivelmente bem, ganhando de times realmente muito duros, inclusive o Rafa e o Vega que vêm de título na semana passada, fazendo uma temporada top”, disse Melo, referindo-se ao título de duplas que Rafael Matos conquistou no ATP 250 de Sofia (Bulgária).

Com o título no Aberto de Tóquio, Melo subirá três posições e já deve figurar no top 40 do ranking mundial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). O próximo compromisso do mineiro será o ATP 250 de Gijon (Espanha), que começa nesta segunda-feira (10). O mineiro volta a competir ao lado de Klassen. A estreia será contra a dupla do sérvio Nikola Cacic com o monegasco Hugo Nys.

ebc
ebc

Confira como foi o domingo dos candidatos à Presidência

Os candidatos à disputa do segundo turno presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, tiveram compromissos neste domingo (9). Enquanto Bolsonaro focou em entrevista para as redes sociais, Lula fez caminhada no centro de Belo Horizonte.ebcebc

O candidato à reeleição à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse em entrevista que foi transmitida pelos canais Pilhado e Paulo Figueiredo que decidirá sobre o aumento do número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) apenas após as eleições. Caso a proposta siga em frente, Bolsonaro disse que precisará do apoio do Congresso. “Se não for possível descartar, você vê como é que fica. Você tem que conversar com o Senado também a aprovação de nomes. Você tem que conversar com as duas Casas a tramitação de uma proposta nesse sentido”, acrescentou o candidato.

Em mais de quatro horas de entrevista veiculada ao vivo pelo YouTube, o candidato reafirmou que tornará permanente o Auxílio Brasil no valor de R$ 600. A medida não consta do Orçamento da União para o próximo ano.

Lula

Depois de uma caminhada pelas ruas de Belo Horizonte, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que pretende fazer uma nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com amplos investimentos de infraestrutura em todo o país. “Para que a gente possa construir um novo PAC com a participação de prefeitos e governadores, porque a gente vai ter que começar a fazer imediatamente obras de infraestrutura em vários campos para que a economia possa voltar a crescer”, falou à imprensa.

Segundo Lula também será feito um levantamento das obras que estão atualmente paralisadas para que possam ser retomadas. “Nós estamos fazendo um levantamento de todas essas obras. E nós vamos começar a reconstrução do país por essas obras”, acrescentou.

O candidato quer reforçar o papel dos bancos públicos no financiamento de obras e do empreendedorismo. “Nós vamos fazer com que o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] volte a ser um banco de investimento no desenvolvimento. Muito investimento do BNDES, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, porque nós precisamos retomar o Minha Casa, Minha Vida e investimento em saneamento básico nesse país e urbanização de favelas”, destacou.

O candidato quer ainda incentivar a criação de cooperativas. “Nós vamos fazer com que as pessoas que queiram se organizar para trabalhar e produzir e ganhar coletivamente, nós vamos facilitar”, enfatizou.

Polícia Federal espera apreender volume recorde de cocaína

A Polícia Federal apreendeu até agosto deste ano 72 toneladas de cocaína no país. Em entrevista à Agência Brasil, o delegado federal Fabrício Martins, da Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas da PF, disse acreditar que, este ano, será alcançado um recorde nas apreensões da substância.ebcebc

O recorde atual foi anotado em 2019, quando registrou-se a apreensão de 104 toneladas de cocaína. Em 2020 e 2021, o número girou em torno de 90 toneladas. O montante inclui todas as apreensões feitas pela PF e outras autoridades públicas (como a Receita Federal e a Polícia Rodoviária Federal) que arrecadaram a droga e entregaram à PF.

Martins destaca, no entanto, que o combate ao tráfico não deve se dar apenas pela apreensão das drogas. “A apreensão de drogas por si é eficiente? Não. Dentro do quadro de perdas da organização criminosa já está computado o quanto ela vai perder para as apreensões. A empresa vai continuar lucrando, porque o lucro é muito grande”, argumentou.

O delegado afirmou que, desde 2012, a Polícia Federal vem adotando outra abordagem: a descapitalização dos traficantes e de suas organizações. “As apreensões retiram um ativo financeiro [da quadrilha] e também demonstram que o dinheiro [que os traficantes têm] vem da droga. A partir daí, a gente pode fazer o sequestro dos bens”, afirmou.

“Hoje, você não pode fazer uma investigação sobre tráfico de drogas sem investigar também a lavagem de dinheiro. Fazemos a análise fiscal, bancária e patrimonial. Assim, podemos pedir bloqueio de contas, sequestro de bens. Quando você tira os bens, [o traficante] fica sem poder de ação. Procuramos fazer o desmantelamento da organização pela descapitalização”, explicou.

Atacado

O delegado disse, também, que o Brasil é um país que faz fronteira com os três únicos grandes produtores de cocaína do mundo (Colômbia, Peru e Bolívia) e tem mais de 15 mil quilômetros de fronteira terrestre com os vizinhos sul-americanos (incluindo os produtores e o Paraguai, que funciona como entreposto).

Por isso, o Brasil não é apenas um grande consumidor da droga como também um importante ponto de trânsito para a cocaína que tem como destino a África, a Europa e a Ásia.

Ele disse que o transporte da droga entre os países vizinhos e as grandes cidades brasileiras (ou para o mercado consumidor internacional) não é necessariamente feito pelas próprias facções criminosas.

Há muitos esquemas envolvendo atacadistas independentes que veem organizações como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho apenas como revendedoras para seus produtos.

“Essas pessoas não pertencem às facções. Elas têm uma logística pronta e são grandes fornecedoras de drogas. Essas pessoas são tidas como empresárias e não têm sobre si um carimbo de criminosas [como os integrantes das facções criminosas]”, salientou.

A logística, acrescentou Martins, envolve buscar a droga nos quatro vizinhos (os produtores e o Paraguai) por diversos meios, como barcos que navegam por rios amazônicos, pequenos aviões que pousam em pistas clandestinas (principalmente em Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e veículos rodoviários que cruzam a fronteira.

Daí as drogas são levadas aos grandes centros do país. Parte da carga é revendida nas próprias cidades pelas facções criminosas. Mas boa parte é remetida ao exterior, principalmente por via marítima. Mais de 50% da cocaína apreendida no ano passado foram em portos brasileiros.

Lucro

Ainda segundo o delegado, a exportação mostrou-se muito lucrativa. Um quilo de cocaína seria comprado a 2,5 mil dólares (cerca de R$ 13 mil) na fronteira do Brasil com os vizinhos sul-americanos e revendido por quatro vezes esse valor (10 mil dólares) nas grandes cidades do país. Se a carga chegar à Europa, no entanto, pode render de 30 a 40 mil euros (aproximadamente o mesmo valor em dólares no câmbio atual), ou seja, até quatro vezes mais.

O Porto de Santos (SP) é reconhecido pelo Escritório sobre Drogas e Crime das Nações Unidas (Unodc) como um dos principais pontos de trânsito de cocaína do mundo. E portos do Norte e Nordeste foram apontados como novos pontos de envio da droga para o exterior.