Arsenal ganha e lidera

Foi duríssimo e com muita briga, mas o Arsenal derrubou o Liverpool manteve a liderança. Jogando diante dos torcedores no Emirates Stadium, os Gunners venceram os Reds por 3 a 2 em duelo pela 10ª rodada do Campeonato Inglês, reassumindo a ponta isolada para o time de Mikel Arteta na Inglaterra.

Os gols da equipe de Londres foram marcados por Gabriel Martinelli e Bukayo Saka (duas vezes), enquanto Darwin Núñez e Roberto Firmino descontaram para o time de Jürgen Klopp.

Inter vence Goiás e retoma vice-liderança

O Internacional retornou à vice-liderança neste domingo (9), a sete rodadas do fim da competição, após derrotar o Goiás por 4 a 2 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O camisa 10 Alan Patrick marcou duas vezes para o Colorado, e Maurício e Carlos de Pena também balançaram as rede. Os dois gols do Esmeraldino foram do atacante Pedro Raul, que se tornou artilheiro da Série A,  ao lado do argentino Germán Cano (Fluminense), com 17 gols. Com o triunfo em casa, o Inter chegou aos 57 pontos, nove a menos que o líder Palmeiras. Já o Goiás, com 31, ocupa a 13ª posição. A 31ª rodada termina segunda-feira (10), com dois jogos: Atlético_GO x Pameiras às 18h30 (horário de Brasília), e Santos x Juventude, às 20h. 

Foi um primeiro tempo eletrizante no Beira Rio. Com um minuto de bola rolando, Dadá Belmonte quase abre o placar para o Esmeraldino, chutando da entrada da área, mas Keiller fez ótima defesa. Quem inaugurou o marcador foi o Inter, aos 12 minutos. A jogada começou com uma roubada de bola de Carlos de Pena, que tocou para Pedro Henrique cruzar no meio da área. A zaga esmeraldina bobeou e Maurício chutou para o fundo da rede. Aos 30, a arbitragem anotou pênalti após cruzamento do Goiás, quando Bustos tocou com braço na bola. Pedro Raul acertou o canto esquerdo do gol, e deixou tudo igual no Beira Rio.

Logo na sequência, Pedro Henrique (PH) invadiu a área do Esmeraldino, cortou com a direita e chutou forte, mas Tadeu impediu o gol. De tanto insistir, o Colorado voltou a ficar na frente do marcador aos 41 minutos. De Pena tocou para PH, que tentou marcar de calcanhar, mas a bola sobrou para o camisa 10 Alan Patrick empurrar para o gol. E não parou por aí: ainda deu tempo do Esmeraldino chegar novamente ao empate. Já nos acréscimos, após escanteio, Pedro Raul aproveitou a sobra, e marcou o segundo dele no Beira Rio: 2 a 2.  O atacante do Goiás passou a dividir a artilharia do Brasileirão com 17 gols, mesmo total do argentino Germán Cano, do Fluminense.

Na segunda etapa, aos 11 minutos, o Inter voltou a ficar na frente do placar: Maurício cruzou da esquerda, na medida para Alan Patrick cabecear para o fundo da rede e marcar o terceiro do Inter. Foi o segundo gol do atacante colorado no jogo. Aos 21 minutos, Carlos de Pena quase ampliou para dos donos da casa, ao arriscar um bomba de fora da área. Atrás do placar, o Esmeraldino não esboçou reação. Aos 31, após escanteio, Alan Patrick chutou com perigo, a bola desviou na defesa, e por um triz Wanderson não faz o quarto gol do Colorado. Coube ao meio-campista Carlos de Pena, já aos 50 minutos, fazer o dele no Beira-Rio, após bobeira do Esmeraldino na cobrança de lateral, de Maguinho para o goleiro Tadeu. De Pena roubou a bola e selou a vitória por 4 a 2 do Inter, garantindo a vice-liderança do Brasileirão.

ebc
ebc

Valmir confirma entrevista e apoio

valmir francisquinho telefone
Valmir de Francisquinho – arquivo

O ex-prefeito de Itabaiana e ex-candidato ao governo do Estado de Sergipe, Valmir de Francisquinho (PL), convida toda a imprensa para uma coletiva, que será realizada no Real Classic Hotel, amanhã, segunda-feira, dia 10, às 7h30.

Na oportunidade, o líder político anunciará seu posicionamento em relação ao segundo turno das eleições.

Vender iPhone sem carregador é prática de venda casada, decide juíza

Vender o celular sem o carregador é prática de venda casada. Com esse entendimento, a juíza Rose Estela Albuquerque Sousa, do 11º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, determinou que a Apple deve fornecer carregador compatível a uma consumidora que adquiriu um aparelho da marca por mais de R$ 8 mil.

A mulher alegou que durante a venda não foi informada de que os novos aparelhos eram comercializados apenas com o cabo, sem seu adaptador para plugar na tomada. Dessa forma, pedia o fornecimento do adaptador e fones de ouvido, além de indenização por danos morais. 

A Apple afirmou que, ao retirar os carregadores da caixa, promove a redução da emissão de carbono, de mineração e uso de materiais preciosos. A empresa também alegou que a ausência dos acessórios foi mundialmente anunciada pela imprensa e canais de comunicação da fabricante.

A juíza analisou que “o aparelho celular caracteriza-se como bem durável e inconsumível, ou seja, bem que admite a sua utilização reiterada sem a sua destruição/inutilização, por este motivo deve ser comercializado junto com seu carregador, a fim de evitar ônus desproporcional aos consumidores que adquiriu um produto de alto custo”. 

Segundo Sousa, “a empresa ré ao vender o aparelho sem o seu carregador condiciona o uso e aproveitamento de um bem à aquisição de outro, que passa a ser comercializado em separado nos estabelecimentos comerciais da reclamada. O que caracteriza a venda casada”.

Desse modo, na análise da magistrada, “a empresa ré tem obrigação de fornecer o adaptador compatível com o aparelho adquirido pela autora. Por outro lado, o mesmo entendimento não se aplica aos fones de ouvidos, uma vez que não se trata de produto indispensável ao uso do aparelho celular”. 

Ainda segundo a juíza, “não é crível que a autora não tivesse a informação, na ocasião em que comprou o produto, de que este não seria fornecido com o seu carregador, pois atualmente existe ampla divulgação deste fato, inclusive através dos meios de comunicação”. 

Por fim, ela determinou que “não é possível se reconhecer a alegação da requerente de que se sentiu frustrada pelo não fornecimento do item. Ressalte-se ainda que, nem todos os aborrecimentos e transtornos geram direito à indenização por dano moral”.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0800591-56.2022.8.10.0016

Valmir anuncia apoio a Rogério e confirma voto em Bolsonaro

rogerio valmir 2022
Rogério Carvalho (PT) e Valmir de Francisquinho (PL) – reprodução

Como NE Notícias informou, Valmir de Francisquinho (PL) concede entrevista na manhã desta segunda-feira, 10, para anunciar apoio ao senador Rogério carvalho (PT), candidato a governador de Sergipe.

Na entrevista, Valmir também confirmará voto no presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Rogério apoia o ex-presidente Lula (PT).

Nenhum apostador acerta Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 17 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.527 da Mega-Sena sorteadas ontem (8), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo.ebcebc

O prêmio acumulado para o próximo sorteio (concurso 2.528), que ocorrerá na quinta-feira (13), está estimado em R$ 17 milhões.

Os números sorteados foram 08 – 19 – 29 – 38 – 48 – 56.

A quina teve 80 ganhadores, com prêmio individual de R$ 40.771,81. Acertaram quatro números 4.182 apostadores, que receberão cada um, R$ 1.114,21.

As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. Um jogo simples, de seis números, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, a probabilidade de um apostador ganhar a Mega-Sena com um jogo simples é de 1 em 50 milhões (mais precisamente 50.063.860). Já uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), as chances de acertar o prêmio é de 1 em 10 mil (precisamente 10.003).

Valmir anuncia apoio a Rogério

Nesta segunda-feira, 10, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) anuncia apoio ao senador Rogério Carvalho (PT).

Na cidade de Itabaiana, reunirá membros da entrevista e anunciará o apoio.

Na entrevista, Valmir responderá a questionamentos feitos por repórteres.

Entrevista coletiva na próxima quinta em Aracaju

A delegada de polícia Danielle Garcia foi candidata ao Senado nas eleições deste ano em Sergipe.

Volta a Aracaju e reúne filiados ao Podemos.

Nesta quinta-feira, 13, dirá, em entrevista coletiva à imprensa, sua posição política no segundo turno.

Abstenção cresceu entre 1º e 2º turno em todas as eleições presidenciais desde 1989

2022

  • Primeiro turno: 20,95%

2018

  • Primeiro turno: 20,32%
  • Segundo turno: 21,29%

2014

  • Primeiro turno: 19,39%
  • Segundo turno: 21,10%.

2010

  • Primeiro turno: 18,12%
  • Segundo turno: 21,50%

2006

  • Primeiro turno: 16,75%
  • Segundo turno: 18,99%

2002

  • Primeiro turno: 17,74%
  • Segundo turno: 20,47%

1998

  • Primeiro turno: 21,49%

1994

  • Primeiro turno: 17,77%

1989

  • Primeiro turno: 11,93%
  • Segundo turno: 14,39%

Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje

As novas regras para rótulos de alimentos no Brasil entram em vigor a partir de hoje (9). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de mudanças na tabela de informação nutricional, a novidade é a adoção de alertas, na parte frontal da embalagem, sobre alguns nutrientes.ebcebc

Informação nutricional

Uma das mudanças é que a tabela de informação nutricional passa a ter apenas letras pretas e fundo branco. O objetivo, segundo a Anvisa, é afastar a possibilidade de uso de contrastes que atrapalhem na legibilidade.

Outra alteração será nas informações disponibilizadas na tabela. Passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 gramas ou 100 mililitros, para ajudar na comparação de produtos.

O número de porções por embalagem também passa a ser obrigatório.

A tabela deve estar localizada próximo à lista de ingredientes e em superfície contínua, sem divisão. Ela não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização, exceto em produtos de embalagem pequena (área de rotulagem inferior a 100 centímetros quadrados).

Rotulagem nutricional

Considerada a maior inovação das novas regras, a rotulagem nutricional frontal passa a ser considerada um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia, de acordo com a agência, é esclarecer, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes com relevância para a saúde.

“Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar”, destacou a Anvisa.

Alegações nutricionais

As alegações nutricionais continuam sendo voluntárias. Em relação aos critérios para o uso dessas alegações, foram propostas, segundo a agência, alterações com o objetivo de evitar contradições com a rotulagem nutricional frontal.