Assessoria

O senador Alessandro Vieira (SE), líder do Cidadania, protocolou convocação para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seja ouvido na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, para explicar “as razões e circunstâncias” de manter uma offshore no exterior. No pedido do senador, aponta-se a existência da offshore Dreadnoughts International, as Ilhas Virgens Britânicas – omo foi amplamente noticiado pela imprensa. Mas o pedido vai além, querendo saber se Guedes possui “outras empresas ou investimentos similares” em instituições financeiras no exterior. O pedido será votado nesta terça (5).

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A convocação concede que a abertura de uma offshore não é por si só ilegal, a não ser que se trate de um servidor público de alto escalão, como Guedes, proibidos pela legislação de manter aplicações financeiras, no Brasil ou no exterior, “passíveis de ser afetadas por política governamental, aquela sobre a qual “a autoridade pública tenha informações privilegiadas”

“Apesar do evidente conflito de interesses em potencial”, diz o texto, o ministro, responsável por toda política econômica do pais,  conscientemente decidiu manter a offshore, com volume vultoso de aplicações em dólares, moeda que oscila justamente por decisões da pasta da Fazenda.