UFS

O Departamento de Farmácia da UFS, campus de São Cristóvão, alcançou nesta quinta-feira, 16, a marca de 1 tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado produzidos e entregues a 19 instituições de Sergipe, entre elas os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, o Hospital Santa Isabel, a Secretaria de Segurança Pública, a Defensoria Pública, a Fundação Renascer, além de asilos e secretariais municipais. Outras instituições serão beneficiadas.

Desde o dia 19 de março, professores e alunos vêm produzindo álcool gel e álcool glicerinado para doação a diversas instituições públicas, filantrópicas e beneficentes. A mobilização do Departamento começou logo após a notificação dos primeiros casos de contaminação em Sergipe pelo SARS-COV-2, o coronavírus causador da doença Covid-19.

“Frente à declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, os professores e alunos entenderam que era momento de agir e somar forças para ajudar a população mais vulnerável e os profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus”, informou o professor Adriano Antunes, coordenador do Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade-LeFT.

Além dele, o projeto de extensão conta com outros quatro professores doutores, Francilene Amaral, Cláudio Lima, Rogéria Nunes e Marcelo Cavalcante, e cerca de vinte alunos de graduação em Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.

“Recentemente, novos grupos se somaram nesta ação, pois com o avanço da pandemia esses produtos se tornaram cada vez mais importantes, porém escassos, entre eles os campi da UFS de Itabaiana, Glória e Lagarto. A colaboração entre os diversos campi da UFS tem potencializado enormemente a ação, pois novas tecnologias e equipamentos têm sido compartilhados. Destaca-se nesse processo a articulação da gestão da UFS através do vice-reitor Valter Joviniano, que tem atuado de forma a fortalecer os grupos internamente e promover a ação junto à sociedade”, acrescentou.