SEDUC

O aluno da rede estadual de ensino Gabriel Cavalcante é um dos destaques do Sisu 2024 e foi aprovado no curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Morador do bairro Santa Maria, em Aracaju, filho de família humilde e pais já falecidos, ajudante de pedreiro e pintor, o estudante do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria intensificou os estudos durante o ano de 2023 para realizar o sonho de cursar Medicina.

“Foram muitas horas dedicadas aos estudos para conseguir esse objetivo. Foi desafiador, mas consegui. Sinto que minha aprovação inspira muitos jovens a seguirem em frente e continuarem o ritmo de estudos, com muito foco e esforço. Contei muito com o apoio da escola, além dos meus amigos e familiares”, explica Gabriel Cavalcante.

Gabriel e amigos|Divulgação

O ex-integrante do projeto social Orquestra Jovem de Sergipe, do bairro Santa Maria, vivenciou um ano intenso, pois reunia os estudos para ser aprovado na 3ª série do ensino médio integral e para a tão sonhada aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de participar do programa Estudante Monitor. Mesmo lidando com todas as responsabilidades, Gabriel Cavalcante conta que se dedicou bastante para passar no curso tão desejado. “Eu já acreditava que iria passar, mas não numa posição alta. Foi gratificante ver que todo o meu esforço valeu a pena. Fiquei extremamente feliz”, afirma.

Gabriel destacou a importância do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria na vida dele. “Eu acredito muito na força do ensino integral, que revela o potencial dos alunos. O programa Estudante Monitor possibilitou-me repassar o conhecimento para os outros alunos e aumentou a minha renda mensal, e investi uma parte do valor nos meus estudos”, detalha.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O estudante do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria Carlos Manoel se tornou amigo de Gabriel após ambos ingressarem na equipe dos Jovens Protagonistas. Eles cumpriam uma agenda de atividades acolhedoras para deixar o ambiente escolar bem mais tranquilo e agregar dinâmicas integrativas na jornada de estudos do ensino médio. Com isso, Carlos, Gabriel e mais três jovens construíram laços de amizade e apoiaram um ao outro durante o ciclo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Existia um incentivo mútuo, quero ser sempre a minha melhor versão. Mas ao chegar ao ensino médio me impressionei com alguns assuntos e, principalmente, em exatas. Eu e meus amigos passávamos horas tentando resolver determinadas questões. Acho que esse é um dos melhores exemplos que boas companhias, com objetivo semelhante, podem nos manter focados por longos períodos. Além disso, em alguns momentos pensei em desistir, pois era muito difícil manter aquela rotina constantemente, mas eles sempre me incentivaram e não me deixaram desviar do caminho. Mesmo quando eles mesmos não faziam, eles pegavam no meu pé”, disse.  

Gabriel Cavalcante|Divulgação

O professor de espanhol e de projeto de vida, Cledvaldo Correia, destacou que Gabriel Cavalcante ficou ainda mais ciente de seus propósitos e ações em 2023, afastando-se da liderança do programa Jovens Protagonistas, porém seguiu paralelamente dando apoio aos seus agora ‘pupilos’. “Importante ressaltar que desde o primeiro ano, quando fizemos uma primeira sondagem em relação ao projeto de vida dele naquele momento, Gabriel respondia com convicção que queria ser médico”.

O professor Cledvaldo ressalta que a vitória de Gabriel é, sem dúvidas, mérito do comprometimento dele e planejamento, aliados às horas de estudo dedicadas ao projeto de vida, à tutoria e ao protagonismo. “Ele é o primeiro morador do Santa Maria a conseguir tal êxito, e já vemos muitos de nossos alunos manifestarem motivação para concretizar seus sonhos. Nós, como escola, estamos felizes e com a certeza de que estamos indo no caminho certo”, finaliza o professor.

Por: Keven Santos, estagiário|Seduc