TRE-SE

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), mantendo a tradição de participar dos debates de formulação das políticas nacionais da Justiça Eleitoral, enviou três representantes para participarem do XIX Colégio de Diretores das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE).

O juiz membro do TRE-SE, Marcos de Oliveira Pinto, que também é diretor da EJESE e presidente do Comitê local de Enfrentamento à desinformação, está acompanhado da servidora Lídia Cunha Mendes de Matos (secretária da EJESE) e do servidor André Frossard Signes (Assessoria de Imprensa e Comunicação Social).

O evento, que acontece em Recife-PE, do dia 15 ao dia 17 de março (HOJE), tem o objetivo primordial de estudar e de propor ações que visem  ao fortalecimento do papel das Escolas Judiciárias Eleitorais no fomento à diversidade política.

Entre atividades do XIX CODEJE: compartilhamento de boas práticas da EJE-DF – Des. Teófilo Rodrigues; painel sobre a participação de mulheres na política – Dra. Gabriela Rollemberg; apresentação do curso Compliance Antidiscriminatório (instituto Enegrecer – PE); apresentação do relatório de trabalho das coordenadoras e dos coordenadores das EJEs; roda de diálogos entre diretoras e diretores das EJEs.

Além de acompanhar alguns dos painéis, os representantes das assessorias de comunicação participam da segunda etapa do curso de Combate à Desinformação, ministrado pelas professoras Sabrina Almeida (doutora em ciência política, pesquisadora e professora da FGV) e Maria Sirleidy Cordeira (linguista da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da FGV).

Os comunicadores estudaram o ecossistema informacional digital da  desinformação, sua estrutura operacional, construíram cases de planos de combate à desinformação, tendo como ponto de partida a estruturação linguística.

No último dia do encontro, será redigida a Carta CODEJE Recife 2023, contendo as deliberações e os encaminhamentos mais relevantes dos três dias de trabalho. A carta é assinada por todas as diretoras e todos os diretores das EJEs participantes.