SSP-SE

Os roubos e furtos de veículos apresentaram uma redução de 12,5% na taxa de incidência desses crimes contra o patrimônio em Sergipe. O estado ficou na 7ª posição entre os que mais reduziram os números dessas investidas criminosas no Brasil – e 2º com maior queda na Região Nordeste. Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, na última terça-feira (28).

Conforme o levantamento feito pelo FBSP, enquanto que no ano de 2020 ocorreram 3.312 casos de roubos e furtos de veículos no estado, no ano seguinte, em 2021, aconteceram 3.018 casos. As taxas são medidas a cada 100 mil veículos, considerando a frota informada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

O delegado Kassio Viana, da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), destacou que o trabalho da unidade policial foi incrementado com o plantão noturno que contribuiu para a queda dos números. As prisões dos autores desses crimes impacta diretamente na diminuição da incidência dessas investidas criminosas. 

“Assim que a vítima procura a delegacia, nossa equipe se dirige ao local à noite e passa a fazer as investigações iniciais, coletando informações importantes para prisões em flagrante e também recuperação dos veículos. Esse trabalho noturno é importante, pois a população não fica desassistida nesse período”, revelou. 

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, também atribuiu a redução ao planejamento estratégico adotado pelas forças de segurança pública de Sergipe. Conforme o coronel, as operações policiais e as informações repassadas pela população têm sido fundamentais para a diminuição dos roubos e furtos de veículos em Sergipe. 

“As ações policiais abrangem o policiamento preventivo e repressivo, principalmente nas vias entre municípios e divisas de estados. Aumentamos as operações policiais e temos um maior contato com a população, que tem nos informado de forma mais efetiva onde os grupos criminosos estão agindo. Assim, temos esses resultados”, finalizou.