ADRPES

Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe, vem a público esclarecer sobre os fatos inverídicos apresentados pela SEMED de São Cristóvão sobre as atitudes arbitrárias da SEMED e do Prefeito Marcos Santana, acerca do fechamento da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos 6º aos 9º anos na EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo, a saber:

1 – É verídica que a EMEF Drº. Martinho Bravo, deixará de ofertar a EJA do 6º aos 9º anos de 2024. Tanto é verídico, que a SEMED admite que os 49 alunos matriculados, depois do fechamento das turmas de forma inesperada pela Comunidade Escolar, iriam ser repassados para a Escola Estadual Armindo Guaraná. E que os Professores da Escola do turno noturno, seriam remanejados, respeitando os critérios de remoção do Estatuto do Magistério. A própria nota inverídica da SEMED, afirma o fechamento das turmas, distribuição dos alunos para outra escola e o remanejamento dos docentes.

2 – A suposta Portaria nº 005 / 2024, foi criada depois da audiência que a Direção da Associação Docente e a Comunidade Escolar tiveram com a SEMED. E neste dia, foi colocado de forma pública para a Comunidade Escolar e a Associação Docente, que iriam fazer a chamada pública e não iriam fechar a Modalidade EJA do 6º aos 9º anos. Atitude contraditória, se não tinha número suficiente e feria a portaria Nº 005 / 2024. Pergunta: Por que a SEMED, determinou o início do ano letivo das turmas de 6º e 9º anos na EMEF Drº. Martinho Bravo e depois que os alunos e professores tiveram aulas durante três dias (segunda, terça e quarta-feira), determinam inesperadamente o fechamento? Por que não esperaram o término do Carnaval para saber se o número de matrículas aumentavam? 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Nota-se que a decisão de fechamento da modalidade EJA do 6º aos 9º anos na Escola Municipal Martinho Bravo e a reunião separada prometendo aos alunos que eles seriam lotados na Escola Estadual Armindo Guaraná, com o comunicado nas vésperas do Carnaval, foi pensada e estratégico. Portanto, a posição unilateral do Prefeito Marcos Santana e da Secretária de Educação, frustraram todos da comunidade escolar que já tinham iniciado o ano letivo de 2024. Um absurdo!!!

3 – Afirmamos que a posição do Prefeito e da SEMED, teve uma postura unilateral, partindo do princípio que o ano letivo da EJA do 6º aos 9 anos de 2024, tiveram seu início autorizado. Entretanto, inesperadamente na calada da noite chegou o ônibus escolar para recolher os alunos e assim, definir o fechamento. Algo efetivado sem a Comunidade Escolar ter conhecimento.

4 – Nós da Associação Docente, recebemos áudios e mensagens de alunos da EMEF Drº. Martinho Bravo, afirmando que não estavam conseguindo vaga na Escola Estadual Armindo Guaraná e solicitando apoio da Associação Docente para conseguir a vaga. Temos os áudios e as mensagens, caso a SEMED deseje, podemos disponibilizar.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

5 – Sobre a remoção dos docentes, a SEMED deve de fato respeitar os Critérios de Remoção que consta no Estatuto do Magistério Público de São Cristóvão. Vamos acompanhar as referidas remoções e estamos à disposição dos docentes associados a Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe.

Ratificamos, por fim, que a Associação Docente das Redes Públicas do Estado de Sergipe em momento algum faltou com a verdade nas informações apresentadas na nota de repúdio. Afirmamos que estamos à disposição da SEMED e do Prefeito Marcos Santana, para o diálogo e para dirimir dúvidas acerca das informações apresentadas pela ADRPES e pela Comunidade Escolar. Enxergamos a educação como investimento e não gasto. Solicitamos que o senhor Prefeito Marcos Santana, Restabeleça a Carreira dos Professores destruída na gestão do EX- Prefeito Armando Batalha. A Regência de Classe, continua 1% e honre sua palavra ao dizer que na sua gestão “educação seria prioridade”. Lamentamos que a posição do senhor, seja pelo fechamento da Modalidade EJA do 6º aos 9º anos. Vemos essa decisão como um equívoco profundo e descaso com a educação dos filhos dos trabalhadores de São Cristóvão. A verdade!!!

Atenciosamente, 

José Francisco Andrade dos Santos (Chiquinho)

(Presidente da ADRPES)