Prefeitura de Laranjeiras

No período de 2 a 7 de janeiro de 2024, Laranjeiras realiza a 49ª edição do tradicional Encontro Cultural. Serão seis dias de celebração e encontro de gerações dos amantes da cultura popular, que se deslocam de várias partes de Sergipe e do Brasil para conferir as manifestações folclóricas que preservam até os dias de hoje a identidade dos laranjeirenses.

Além de dezenas de grupos folclóricos, teatro, dança e exposições, o XLIX Encontro Cultural de Laranjeiras vai reunir milhares de pessoas na praça de eventos nos dias 5 e 6 de janeiro, com as apresentações de Unha Pintada, Léo Santana, Joelma, Peruano, Liene Show, Luan Estilizado, Jaque Barroso e muito mais.

XLIX Encontro Cultural de Laranjeiras

Assim como em anos anteriores, nesta edição do encontro Cultural, o Governo de Sergipe e a FUNCAP irão promover o simpósio, nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, com discussões e debates importantes, no Campus da UFS, no município histórico. Desta vez, o homenageado será o pesquisador em estudos de literatura sergipana e do canto popular, Jackson da Silva Lima.

4 de janeiro (quinta-feira)

  • 8h30 – Abertura Oficial
  • 9h30 – Mesa de abertura ao homenageado Jackson da Silva Lima: O pesquisador dedicado aos estudos da Literatura Sergipana e do Conto Popular
  • 11h – Conferência de abertura: Narrativas orais e imagéticas das culturas populares: registros e responsabilidade social
  • 12h – GT 1 – Folkcomunicação e as narrativas orais Participantes
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

5 de janeiro (sexta-feira)

  • 9h – GT 2 – Narrativas orais e imagéticas nos estudos das religiosidades
    Documentário “Penitentes” – Dirigido por Pascoal Maynard
  • 10h30 – Encontro com Mestres dos Saberes
  • 11h30 – GT 3 – Narrativas orais e imagéticas nos estudos das Culturas Populares
    Documentário “Taieiras” – Dirigido por Pascoal Maynard

6 de janeiro (sábado)

  • 8h30 – GT 4 – Políticas Públicas para as Culturas Populares: responsabilidade social e direitos culturais
  • 10h – Comunicações
  • 12h – Diálogos e Imersões com o Festival de Parintins – a ópera cabocla
  • 13h – Moções e Escolha do tema do Simpósio que vai celebrar o Cinquentenário do Encontro Cultural de Laranjeiras

Histórico do evento

O Encontro Cultural de Laranjeiras surgiu há 35 anos a partir de uma quermesse criada para obter fundos com a intenção de ajudar a população mais necessitada da cidade. Nesta quermesse, ocorria a exposição e venda de artesanato, apresentação dos grupos e venda de comidas típicas no mês de janeiro, coincidente com a Festa de Santos Reis.

Dessa maneira, formalizou-se o Encontro Cultural de Laranjeiras, evento realizado pela Prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, que reúne estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o País.