Luana Capistrano – Sintese

Aracaju acordou nesta sexta-feira, dia 22, em clima de protesto. Cruzes pretas, com 2 metros de altura, foram colocadas em frente ao Palácio de Despachos do Governo do Estado e de outras repartições públicas, estampadas com mensagens que exigem direitos, respeito e valorização a professoras, professores, trabalhadores da Deso e demais trabalhadores sergipanos.

Além disso, balões vermelhos estão espalhados ao longo de toda Avenida Ivo do Prado, umas da principais avenidas de Aracaju.

Sintese|Divulgação

As intervenções fazem parte do dia de Luta da Classe Trabalhadora. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), o SINTESE e o Sindisan estão à frente das intervenções feitas pela cidade.

Vale lembrar que neste dia 22 de março, professoras e professores das Redes Municipais e Estadual de ensino de Sergipe paralisam suas atividades. A mobilização faz parte do “Março Vermelho”, mês escolhido pela categoria como mês de luta e ações para cobrar valorização, respeito a carreira, gestão democrática, autonomia docente e educação de qualidade social.

As cruzes

Como estamos na quaresma, as cruzes foram escolhidas com um símbolo do martírio enfrentado pelas trabalhadoras e trabalhadores da educação, do saneamento básico e de tantas outras categorias em Sergipe, diante de um governo privatista, que quer entregar o estado de mão beijadas aos empresários, que tenta fazer com que a classe trabalhadora se contente com migalhas e em épocas festivas, com grandes eventos, quer ludibriar o povo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao todo cinco cruzes, de 2 metros de altura por 1,49 de comprimento, foram espalhadas pela cidade, em comum todas trazem escrito em seu topo “Sergipe: com festa e bolo se engana o povo”.

Uma cruz foi colocada em frente ao Palácio de Despachos do Governo do Estado deixando uma mensagem ao governador, Fábio Mitidieri: “Governador, a gestão do estado é pública e não privada”.

Outra foi posta em frente a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) nela estava estampada a seguinte frase: “Meritocracia não é gestão democrática”, denunciando a forma como a Seduc tem feito a gestão das escolas, em uma perspectiva meritocrática e não democrática.

Sintese|Divulgação

Já uma terceira cruz foi exposta na Avenida Rio de Janeiro, em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Saúde com a frase: “Água é vida, saneamento básico e saúde”.

Uma quarta cruz foi deixada em frente à Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), no bairro Coroa do Meio, com a mensagem: “Respeite: piso na carreira é Lei”, fazendo um alerta a prefeitos e governador do estado que o piso salarial de professoras e professores da rede pública deve ser respeitado na carreira.

E uma quinta cruz na porta da Secretaria de Estado da Fazenda com a frase mote do Março Vermelho: “Valorize professoras e professores Agora”.

Balões vermelhos na ‘Rua da Frente’

Além das cruzes, mais de 2 mil balões vermelhos foram fixados no canteiro central da Avenida Ivo do Prado (Rua da Frente), uma das principais avenidas da capital sergipana. Nos balões estão estampadas as frases: “Valorize professoras/es agora” e “Concessão da água é privatização disfarçada”.

Sintese|Divulgação

“Esta é uma ação conjunta entre SINTESE, pela valorização das professoras e professores, e Sindisan contra a privatização da Deso. O dia 22 de março é um dia simbólico, é o Dia Mundial da Água e água é um bem de todos nós, portanto, um assunto que diz respeito a toda sociedade. Com isso, o SINTESE une sua luta e sua força a luta dos companheiros da Deso contra a privatização da água”, coloca o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.

O professor Roberto explica ainda que unificar as lutas do SINTESE e do Sindisan significa lutar contra a entrega do estado ao empresariado, por meio das privatizações, e que a educação também está na mira.

“Precisamos entender que o Governo de Fábio Mitidieri se caracteriza como um governo privatista, que quer entregar bens que são do povo sergipano na mão de empresários, que visam o lucro e não o bem-estar da população. O primeiro ataque é a Deso, a nossa água, mas ela não é a única na lista: a educação também está lá. Agora o alvo é a Deso e se não lutarmos para barrar, o próximo alvo seremos nós”, coloca o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Marcha

A culminância deste dia 22 de maço será a Marcha da Classe Trabalhadora. A concentração já começou, em frente a Deso, em Aracaju. De lá trabalhadoras e trabalhadores irão percorrer as ruas do centro da cidade.

“Será um ato grande e assim como começamos o dia de hoje com muitas intervenções na rua este ato também será marcado por intervenções visuais e simbólicas ao longo de seu percurso, que segue até a Praça Fausto Cardoso. Convidamos a população a se juntar a nós neste dia de luta, neste ato que será bonito, forte e uma mostra de união da classe trabalhadora sergipana. Estamos esperando por você”, convoca o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.