MPF Sergipe

O Ministério Público do Estado de Sergipe recebeu denúncias de possíveis ilícitos que teriam ocorrido na câmara de vereadores de Cristinápolis em relação a diárias de vereadores.

A denúncia diz que um vereador teria desviado mais de cem mil reais através de diárias fantasmas entre os anos de 2017 a 2023.

Montagem: NE Notícias

Ainda segundo a denúncia, o vereador alegava que seriam congressos que participaria, mas esses não passavam de “congressos fakes” e para atestar a validade, o vereador supostamente realizava a compra de falsos certificados para assim receber diárias.

No documento, é ressaltado ainda que o  vereador “desvia dinheiro público e recebe propinas da presidência da casa para lavar e desviar o orçamento do referido parlamento.”

Na manifestação foi ainda anexada várias notas de penhoras da câmara municipal com valores recebidos pelo parlamentar a título de diárias nas cidades de Maceió e Salvador, mas uma específica nos chamou a atenção.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outro vereador teria recebido uma diária no valor de duzentos e cinquenta reais para ir a capital sergipana, Aracaju, no dia 13 de abril de 2022. No documento em que consta como beneficiário, a atividade a ser realizada na capital, é designada como: Comparecimento ao departamento de Polícia em Aracaju/SE.

Com relação a essa diária na capital sergipana, pode até não ser ilegal, mas no mínimo é imoral, visto que uma ida a Aracaju e consequentemente retorno, não custa esse montante para quem faz cursos e demais congressos no espectro de aprendizagem e as responsabilidades e compromissos com a coisa pública como é citado em seus relatórios para receber as famigeradas diárias.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A presidência da câmara de Cristinapolis, recebeu nesta terça-feira (27), ofício da promotora de justiça, dra. Márcia Santana, solicitando que o presidente da casa, vereador Adelmo, conhecido como Placa, informe no prazo de 15 dias os valores pagos para congressos ao vereador Landinho.

Requer ainda a promotora os respectivos certificados, diárias pagas, passagens emitidas e os pagamentos dos cursos que o vereador tenha realizado nos últimos cinco anos.

Vale ressaltar que o Fantástico [assista aqui] já realizou diversas denúncias sobre a farra das diárias em diversas câmaras de vereadores pelo país.

Ministério Público do Estado de Sergipe