Assessoria de Comunicação

O Poder Judiciário determinou que o Município disponibilize site com informações claras, diretas e atualizadas com a quantidade total e diária de óbitos e internações causadas pelo novo coronavírus.

A página na internet deverá conter informações minuciosas sobre o fluxo de atendimentos a pacientes de Covid-19, para esclarecer em que casos devem buscar apoio médico e aonde devem se dirigir em caso de agravamento dos sintomas, inclusive com a indicação sistematizada dos endereços das Unidades de Referência disponibilizadas para atendimento específico.

Cottonbro / Pexels

O Município deverá expor os parâmetros para casos em que haverá testagem para a Covid-19, enquanto não houver amplo acesso aos exames. Além disso, deverá atualizar diariamente: a quantidade de testes realizados, testes ainda disponíveis e a demora média para obtenção do resultado do exame; o número de leitos clínicos e de UTI disponíveis para a Covid-19, informando os ocupados e os que ainda estão disponíveis na rede pública; e o número de casos suspeitos e os confirmados.

“É imprescindível a transparência nas informações durante a pandemia. Vê-se que o Município de São Cristóvão não tem atuado de modo a garanti-la suficientemente nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, pois o Portal da Transparência e o da área destinada à Covid-19 não mostram informações necessárias para o devido esclarecimento e orientação à população. O MP entende que o Município tem o dever de prestar todas as informações necessárias acerca da pandemia, com o objetivo de manter a população esclarecida e ciente das ações que estão sendo tomadas, da aplicação do dinheiro público, da evolução da doença, dos locais de tratamento e diagnóstico, e dos serviços disponíveis”, explicou a promotora de Justiça Rosane Gonçalves.

Clique abaixo e confira a Liminar na íntegra

Liminar São Cristóvão Transparência Covid19