Cremese

O Conselho Regional de Medicina do Sergipe (CREMESE) realiza nesta segunda-feira, 04/09, a interdição ética do trabalho médico na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que passa a valer a partir das 13h do dia de hoje. A decisão foi baseada em vistorias e reuniões com o corpo clínico da unidade, nas quais ficou demonstrado os desfalques nas escalas médicas de neonatologia e ginecologia obstetrícia, que têm causado grave desassistência de pacientes e sobrecarga no trabalho das equipes.

Divulgação

No mês de julho, a autarquia já havia notificado a Direção Técnica da maternidade concedendo o prazo de 30 (trinta) dias para a correção das irregularidades. Como os problemas não foram sanados, uma reunião extraordinária foi realizada entre membros do Conselho na última sexta-feira, 1º de setembro, para deliberar sobre o assunto, quando ficou definida a interdição.

A falta de médicos tem inviabilizado o exercício da medicina no estabelecimento, colocando sob risco ético os médicos e demais profissionais de saúde que lá trabalham e expondo os pacientes a riscos pelas limitações que envolvem a assistência.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Com a interdição ética, fica proibida a prática médica dessas especialidades até que a regularização da escala médica seja realizada. 

A notificação será enviada ao diretor-técnico da unidade de saúde, ao Ministério Público Estadual (MPE), à Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).