NE Notícias

Na noite do último dia 24, véspera de Natal, em fiscalização do Cremese (Conselho Regional de Medicina de Sergipe), apenas um neonatologista estava de plantão para atender 55 recém-nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

O Estado de Sergipe devia ter um pediatra neonatal para atender a no máximo 10 pacientes críticos. 

O Estado não tem médicos de plantão, mas gasta muito com viagens, inclusive internacionais.

Arquivo / SES

Leia nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que vem realizando o credenciamento para médicos obstetras, neonatologistas e pediatras, entretanto, não há adesão de profissionais nesse processo. Com edital ativo desde setembro de 2023, o credenciamento tem como objetivo atender a necessidade da manutenção de serviços assistenciais da rede para suprir o déficit de médicos nas áreas já citadas. Neste novo processo, o valor por hora trabalhada aumentou de R$ 150 para R$ 200, com intuito de atrair os profissionais.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ainda é importante ressaltar que a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) é uma unidade porta aberta, que recebe gestantes por demanda espontânea, reguladas e encaminhadas, sejam elas de alto risco ou de risco habitual, apesar dessa última não ser seu perfil assistencial. A SES salienta, também, que tem empenhado esforços no remanejamento de outros profissionais da rede para a maternidade. Além disso, o plantão fica restrito ou fechado e as pacientes são remanejadas de acordo com o perfil.

Em razão da não adesão à contratação, a SES tem se esforçado para dar continuidade ao serviço da melhor forma. Para isso, encontra-se em fase de elaboração o Termo de Referência visando dar início ao processo de licitação para contratação de Pessoa Jurídica (PJ), especializada no serviço de neonatologia e pediatria.

Secretaria de Estado da Saúde (SES)