Governo de Sergipe

O governador Belivaldo Chagas encaminhou à Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta terça-feira, 19, projeto de Lei que antecipa o feriado de 8 de julho para a próxima sexta-feira, 22 de maio. Com essa alteração, o ponto facultativo de sexta-feira, conforme Decreto Estadual, excepcionalmente, será transferido para  terça-feira, 23. Desta forma, o Governo cria um feriadão, diminui o fluxo de pessoas e aumenta o isolamento social, uma vez que as segundas também são ponto facultativo. O expediente segue normalmente na quarta-feira.

O objetivo é aumentar o período de isolamento social, que em 43 dos 75 municípios sergipanos registram índices de isolamento muito baixo (inferior a 50%) ou baixo (entre 50% e 59%). Os índices preocupam as autoridades de saúde que apontam crescimento contínuo do número de casos confirmados com a Covid-19, e consequentemente, impacto na taxa de ocupação de leitos por internamento.

Arquivo ASN

“Estamos muito preocupados com a baixa adesão ao isolamento social por parte da população  A decisão neste momento é  de ampliar os índices de isolamento social, existem dias que registramos uma média de 49 % de isolamento social no estado como todo, onde o ideal é acima de 70%. A evidencia nos mostra que isolamento consegue reduzir essa transmissão e consequentemente essa taxa de crescimento diário e semanal de contágio”, disse o governador Belivaldo Chagas.  

O Projeto de Lei, que antecipa o feriado do dia da Emancipação (independência) do Estado de Sergipe, deve ser analisado na quarta-feira (20), em regime de urgência pelos deputados estaduais.

Nesta sexta-feira (22), nenhuma atividade ou estabelecimento poderá funcionar à exceção dos serviços para atendimentos emergenciais nas áreas de saúde, segurança e assistência social.