NE Notícias

Mesmo morando em uma mansão na cidade de Capela e usufruindo de carros luxuosos, como uma BMW que fica estacionada em sua casa, o ex-prefeito Manoel Sukita solicitou e recebeu, do governo federal, o valor de R$ 600 referente ao auxílio emergencial, criado para amenizar a situação financeira de brasileiros prejudicados com os impactos na economia do novo coronavírus. 

O nome de Sukita consta em uma lista produzida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) e Controladoria Geral da União (CGU), que identificaram, após cruzamento de dados, o suposto pagamento indevido do auxílio a um total de 8.999 agentes públicos em Sergipe. Os recursos pagos totalizam o montante de mais de R$ 6 milhões. O recebimento do valor mediante inserção ou declaração de informações falsas pode caracterizar os crimes de falsidade ideológica e estelionato.

Facebook / Reprodução

Sukita estava preso no presídio Senador Regional Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória, onde respondia por crime eleitoral. Ele foi beneficiado com o alvará de soltura com base no julgamento do STF, que definiu que a prisão só pode ser determinada caso esgotem todos os recursos jurídicos possíveis, o chamado “trânsito em julgado”.

NATUREZA ASSISTENCIAL

Para que o levantamento fosse obtido, o Tribunal encaminhou sua base de dados e a Controladoria efetuou os cruzamentos com as informações dos beneficiários. Ao apresentar o resultado do trabalho no Pleno desta quinta-feira, 18, o conselheiro -presidente, Luiz Augusto Ribeiro, enfatizou que o auxílio foi criado para que a população mais vulnerável possa enfrentar os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19.

REAÇÃO

A assessoria jurídica de Sukita vem informar que a notícia de que ele foi beneficiado pelo programa do Governo Federal, através do recebimento de auxílio emergencial, é Fake News, produzida por seus adversários. Diante disso, estaremos adotando as providências a fim de descobrir porque isso aconteceu e quem se beneficiou usando seu nome.