NE NOTÍCIAS

Informa O Globo
Dormir com cobertor pesado ajuda a ter sono mais profundo e reparador

Um estudo sueco mostra que o cobertor aumenta a produção de melatonina, o hormônio do sono profundo e reparador, em até um terço a mais à noite do que aqueles que usavam um cobertor normal. A melatonina é liberada naturalmente pelo cérebro todas as noites para deixar a pessoa cansada e regular o ritmo circadiano. 

Os cientistas afirmam que cobertores mais pesados colocam o sistema nervoso em modo de descanso, reduzindo alguns sintomas de ansiedade, como batimentos cardíacos acelerados ou respiração. (Quando você está estressado, seu coração bate muito rápido, o que bloqueia a produção de melatonina). 

O estudo contou com a participação de 26 pessoas durante duas noites. Na primeira, todos os indivíduos dormiram com um cobertor pesado. Na segunda, eles usaram um lençol comum. Os participantes foram dormir por volta das 22h e tiveram uma amostra de saliva coletada a cada 20 minutos até as 23h. Os resultados mostraram que, ao final da hora, dormir com um cobertor pesado gerou níveis 32% mais altos de melatonina.