Alese

Durante pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira (15), o deputado estadual Marcos Oliveira (PL), solicitou que as instituições constitucionais, sobretudo o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estejam atentas às declarações apresentadas ao longo dos últimos cinco anos por Carlito Ferreira de Jesus, popularmente conhecido por ‘Galeguinho da Roupa’.

Jadilson Simões|Agência Alese

O discurso ocorreu durante Sessão Plenária [vídeo abaixo], na tribuna de honra da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Para o parlamentar, recorrentes ações deixam evidente que desavenças políticas tentam desmoralizar e pôr em risco o futuro destas instituições. Valmir de Francisquinho, ex-prefeito de Itabaiana, recebeu a solidariedade emitida por Marcos Oliveira.

“É triste, revoltante e preocupante assistir mais um caso isolado – o centésimo caso isolado –, praticado por Carlito Ferreira de Jesus. Todos vocês devem ter visto, Valmir de Francisquinho foi abordado pelo vulgo Galeguinho da Roupa, o qual o ameaçou de forma absurda. O Tribunal de Justiça e o TRE precisam estar bem atentos para essa postura dele, para que não estejamos construindo um monstro do futuro. É preciso entender três pontos chaves; este ato dele foi praticado: a custo de quê? a mando de quem? a troco de quê? Desde 2018 ele tem anunciado trâmites jurídicos; agora aconteceu mais uma vez”, denunciou Marcos Oliveira. Esta semana Carlito Ferreira encontrou Valmir em um ponto comercial na cidade de Itabaiana, e afirmou que ele enfrentará novos problemas junto à Justiça Eleitoral.

Na concepção do deputado estadual, o que Carlito Ferreira de Jesus tem feito se assemelha com ampla e perigosa exposição do sistema de Justiça, pondo em avaliação popular a sua respectiva credibilidade enquanto instituição. “Uma exposição dos tribunais, uma ameaça para a vida em sociedade. Esse tipo de conduta já ocorreu, por exemplo, contra secretário municipal, e contra uma carreata do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, quando ele armado ameaçou eleitores que estavam no evento democrático. Precisamos de pacificação social para convivermos da melhor forma possível; só quem gosta de guerra são as pessoas que não prestam”, completou Marcos Oliveira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Emissão de Registro Geral

No decorrer do Grande Expediente o deputado reverenciou os parlamentares que compõem a bancada de oposição do Governo de Sergipe, pela visita realizada no Centro de Identificação, em Aracaju. Na concepção do parlamentar, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), precisa modernizar o sistema de agendamento e emissão das carteiras de identidade. “É inadmissível vivermos em um mundo globalizado, repleto de tecnologias e modernidade, e nos deparar com relato de pessoas que entram no sistema durante a madrugada para ver se conseguem agendar uma data para, enfim, conseguir tirar o RG. É ótimo que essas emissões acontecem durante o Sergipe é Aqui, mas e nos demais 364 dias do ano?”, questionou.

Condolências

Antes de apresentar as queixas sobre a abordagem enfrentada por Valmir de Francisquinho, bem como a respeito do sistema estadual de emissão de RG, o deputado emitiu nota de pesar pelo falecimento do artista sergipano Erivaldinho do Acordeon, ocorrida nesta quarta-feira (14). “Quero, em nome de Erivaldo de Carira, emitir nossos mais profundos sentimentos por esta perda. O povo perdeu um grande ícone da música e cultura sergipana. Um artista que carregou o dom musical herdado da família, e que tanto orgulho o nosso estado de Sergipe. Neste momento de dor, estendo à família e aos amigos o nosso abraço fraterno repleto de força”, completou Marcos Oliveira.

Assista à sessão plenária:

Alese