MP-SE

O Colégio de Procuradores de Justiça empossou, na manhã desta segunda-feira, 29, o novel Procurador de Justiça Deijaniro Jonas Filho. O membro foi promovido ao cargo, pelo critério de merecimento, após 31 anos de atuação como Promotor de Justiça. A solenidade ocorreu no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no Edifício-Sede do MPSE, reuniu membros e servidores da instituição, familiares dos empossados e diversas autoridades.

Acompanhado pelos Procuradores de Justiça Rodomarques Nascimento e Celso Luís Dória Leó, Deijaniro Jonas Filho ingressou no plenário e, após aberta a sessão solene, prestou o juramento de praxe e assinou o termo de posse lido pelo Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Paulo Lima de Santana. Em seguida, recebeu do Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, o Colar do Mérito Tobias Barreto, conferido através do ato nº 04/89 do Colégio de Procuradores de Justiça.

Deijaniro Jonas Filho – Foto: Alisson Mota e Lemuel Bomfim|MPSE

O Procurador de Justiça Luiz Alberto Moura Araujo fez o discurso de saudação em nome do Colegiado, destacando a trajetória profissional exitosa e compromisso do novel Procurador de Justiça, reiterando votos de sucesso na nova caminhada. Da mesma forma, o Presidente da Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP), Luis Fausto Dias de Valois Santos, reforçou a competência, dedicação e comprometimento de Deijaniro Jonas Filho para o cargo de Procurador de Justiça. “É um colega valoroso, de muito trabalho prestado para a sociedade”, destacou o Presidente da ASMP.

No discurso de posse, Deijaniro Jonas Filho enfatizou os princípios institucionais do Ministério Público e os valores familiares. “Ao longo desses 31 anos, enfrentamos muitos desafios, sempre pensando no melhor para sociedade. E, agora, na condição de Procurador de Justiça, temos o mesmo foco, as mesmas metas e os mesmos objetivos: servir a sociedade sergipana. Sempre tendo como base a Constituição Federal, os valores esculpidos na minha formação, por minha família, e tudo decorrente do aprendizado obtido nesse caminho”, frisou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Encerrando a solenidade, o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, reiterou votos de sucesso ao novo colega do Colegiado. “Doutor Deijaniro chega ao mais alto grau da carreira no Ministério Público pelos seus méritos, por anos de dedicação à nossa instituição, sempre pautado pela preservação e proteção do interesse público. Que Deus o abençoe e conceda muito êxito e ainda mais brilho nessa nova etapa da sua carreira”, pontuou o PGJ.

Mesa de honra

Fizeram parte da mesa de honra: o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo, representando o Governador do Estado; o Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade; o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador Gilson Félix dos Santos; o Presidente da ASMP, Luis Fausto Dias de Valois Santos; e o Membro Honorário Vitalício e Presidente Nacional da Comissão de Sociedade de Advogados do Conselho Federal, representando o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento.

Também fizeram parte da mesa de honra, por extensão: a Procuradora-Chefe da Procuradoria da República em Sergipe, Eunice Dantas Carvalho; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região, Márcio Amazonas Cabral de Andrade; o Procurador do Ministério Público de Contas de Sergipe, Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, representando o Procurador-Geral do MPCSE; a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, José Augusto do Nascimento; a Presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas; o Secretário-Geral da Defensoria Pública de Sergipe, Almo Batalha Brito, representando o Defensor Público-Geral; o Comandante-Geral da Polícia Militar de Sergipe, Coronel Alexsandro Ribeiro de Souza; e o Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Agradecimentos

O Ministério Público de Sergipe agradece as presenças dos membros do Ministério Público, do Poder Judiciário, dos familiares do empossando, dos Defensores Públicos, dos Advogados, dos Procuradores de Autarquias e Fundações, dos representantes das Associações e Entidades de Classe, dos servidores do Ministério Público, demais autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes e representadas, e toda a imprensa sergipana.

Breve biografia

Deijaniro Jonas Filho nasceu em 25 de outubro de 1964, no município de Lagarto. É filho dos agricultores Deijaniro Jonas da Silva e Terezinha Cardoso da Silva. Ingressou no Ministério Público de Sergipe em 29 de dezembro de 1992. Atuou, em substituição ou por acumulação, nas Promotorias de Justiça das Comarcas de Cristinápolis, Itaporanga d’ Ajuda, Simão Dias, Poço Verde, Canindé do São Francisco, Estância, Umbaúba, Itabaianinha, Itabaiana, Ribeirópolis, Carira, Frei Paulo, Poço Verde, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Propriá, Gararu, Nossa Senhora da Glória, dentre outras. Também atuou como Promotor de Justiça de Direitos Humanos, Controle Externo da Atividade Policial e Questões Agrárias.

Clique aqui e leia mais sobre o novo Procurador de Justiça