AAN

Com alerta de maré alta em vigor, até esta segunda-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju mobiliza equipes para monitoramento das áreas impactadas e para orientação à população. O fenômeno provoca o surgimento de lâminas d’água nos locais que possuem comunicação com rios e com o mar, situados, especialmente, nas áreas mais baixas da cidade, próximas à avenida Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho, Salgado Filho, São José, Jardim Centenário e Bugio.

O alerta foi encaminhado na manhã do domingo, 10, através do serviço de alerta por SMS 40199, com base nos dados da Marinha do Brasil. Para esta segunda-feira, a maré chegará a 2,4 metros (m), por volta das 17h09. No domingo a situação foi registrada às 16h30, quando foram atendidos dois chamados por meio do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. Não houve registro de imóveis afetados ou pessoas desalojadas.

Monitoramento no Jardim Centenário|Semdec

As equipes da Defesa Civil realizam monitoramento das localidades sensíveis à influência da maré, orientam moradores e comerciantes, assim como estão em atenção para o atendimento de ocorrências que possam surgir. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) orienta o tráfego de veículos.

O secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que durante esta segunda-feira foi registrado o maior nível esperado para o ano. “Todo o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está preparado para atender ocorrências relacionadas à maré alta. Há especial atenção às regiões dos bairros 13 de Julho, Bugio e Jardim Centenário, onde o impacto é mais expressivo devido à proximidade com o rio do Sal e o rio Sergipe, respectivamente”, explicou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além do encaminhamento do alerta e monitoramento realizado nas localidades impactadas, a Defesa Civil de Aracaju realiza orientação aos moradores e população que transita por essas localidades. “Estamos com as equipes em atenção aos chamados e com monitoramento às áreas mais sensíveis. Orientamos que a população evite transitar nos locais com lâmina d’água, onde não seja possível visualizar o chão, para evitar acidentes”, salientou o coordenador do órgão, Robson Rabelo.

A maré atinge seu pico às 17h09 e começa a vazar por volta das 17h40. “Há expectativa de que em torno das 19h a situação volte ao estado de normalidade. Salientamos que nossas equipes estão em atenção e a população pode acionar a Defesa Civil através do serviço emergencial 199”, frisou o secretário Silvio Prado.