AAN

Na manhã deste domingo, 10, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de maré alta, válido até a segunda-feira, 11. A mensagem foi encaminhada através do Serviço de Alerta por SMS 40199, para que a população redobre a atenção. 

De acordo com informações da Marinha do Brasil, a maré alta chegará a 2,4 metros, neste domingo, 10, às 16h30. Já na segunda-feira, 11, o pico ocorrerá às 17h09, também com 2,4m

Pedro Leite / PMA

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Ten Cel Silvio Prado, a situação é monitorada pelos órgãos da Prefeitura de Aracaju, que estão preparados para atuar de maneira integrada diante das necessidades que possam surgir. “Encaminhamos o alerta de maneira preventiva, para que a população possa se precaver. Também mantemos às equipes em atenção para atuar de maneira ágil e coordenada frente às demandas que venham a ocorrer”, salientou. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que as equipes mantêm atenção às áreas mais sensíveis à influência da maré. “Reforçamos a atenção nas áreas com relevo mais baixo da capital, suscetíveis à ocorrência de inundação e que tem comunicação direta com o mar e rios”, indicou.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo o coordenador, entre as áreas monitoradas estão regiões dos bairros 13 de julho, São José, Bugio e São Conrado. “Nas áreas com histórico de influência desse fenômeno, orientamos que as pessoas evitem transitar em locais onde não seja possível visualizar o pavimento. Diante de qualquer necessidade, entrar em contato com a Defesa Civil, através do número emergencial 199 que funciona 24h”, ressaltou o coordenador do órgão. 

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.