NE Notícias

No último dia 31 de julho, o prefeito de Itaporanga D’Ajuda, Otávio Sobral, fez uma publicação em suas redes sociais informando que havia testado positivo para Covid-19. No texto, o gestor pediu cautela e orientou a população a manter o distanciamento social. 

Na semana seguinte e sem apresentar um novo exame que comprovasse o restabelecimento do seu quadro de saúde, o administrador interrompeu o isolamento e foi visitar obras em execução no município, colocando em risco a vida de todos que tiveram contato com ele. 

Na quinta-feira, 13, o prefeito deu mais uma demonstração de desrespeito às medidas sanitárias e, além de comparecer a inauguração de uma UPA sob suspeita de Covid-19, ele ainda promoveu aglomeração de pessoas no local. Desde o início da pandemia, os órgãos de saúde estabeleceram normas para conter o contágio pelo novo coronavírus e evitar aglomeração é uma das principais ações para minimizar os riscos de proliferação do vírus. 

Otávio Sobral

Itaporanga D’Ajuda possui hoje mais de 800 casos confirmados e mais de 20 óbitos. Mesmo tendo conhecimento desses números, Otávio Sobral fez questão de não só realizar um grande evento, mas de se fazer presente na cerimônia. Tudo isso sem sequer mencionar se já havia refeito o exame e estava em condições de sair de casa.  

Certamente o prefeito estava com pressa de aparecer, porque sabe que só poderia participar de inaugurações até o dia de ontem. Ou seja, se tivesse deixado passar essa oportunidade, ele não poderia participar de mais nenhuma inauguração em virtude da proibição determinada pela legislação eleitoral. Mas, independente dos motivos, é importante ressaltar que ainda estamos vivendo uma pandemia e aglomerar pessoas continua sendo uma atitude que fere a segurança da população.