Pernambucano de nascimento, ele construiu sua trajetória em Sergipe atuando na vida paroquial e na política de Poço Redondo, município pelo qual nutria forte ligação.
Sua saída do Poder Executivo ocorreu após uma imposição da Igreja Católica, que proibiu padres e demais líderes religiosos de ocuparem cargos políticos, levando-o a renunciar.
Em nota, a Prefeitura de Poço Redondo decretou luto oficial de três dias e lamentou a perda.
“Frei Enoque deixou um legado de serviço, compromisso e amor por Poço Redondo, tendo contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da cidade e para a vida de muitas famílias”, destacou a gestão.
O velório será realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Poço Redondo. O sepultamento está marcado para este sábado (14), a partir das 16h.
NE Notícias lamenta profundamente a perda deste grande homem e se solidariza aos familiares, amigos e fiéis.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Broncopneumonia: entenda a doença que internou Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado nesta sexta-feira (13) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, com um quadro de broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa.
Hospital São José |Arquivo
De acordo com boletim médico, Bolsonaro deu entrada na unidade após apresentar quadro de febre alta, queda da saturação de oxigênio, sudorese e calafrios. Exames de imagens e laboratoriais confirmaram a broncopneumonia bacteriana.
Em entrevista à Agência Brasil, a pneumologista Marcela de Oliveira, membro da Comissão Científica de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, explicou que o quadro pode ser considerado potencialmente grave e inspira cuidados.
“A pneumonia é a infecção das vias aéreas mais terminais, ou seja, quando o agente – geralmente uma bactéria ou um vírus – consegue vencer a primeira barreira, que é o nariz, a boca, a garganta, os brônquios, e chega às vias aéreas mais terminais, na última, que é o alvéolo.”
“Quando a infecção chega lá, é dita pneumonia. Essa é a forma realmente mais grave de infecção das vias respiratórias porque é lá onde ocorre a troca de oxigênio. Quer dizer que todo o sistema falhou em proteger a entrada desse microrganismo nas vidas respiratórias”, completou.
A médica destacou que, no caso específico da broncopneumonia, não há distribuição anatômica de áreas infeccionadas nas vias aéreas. “São múltiplos focos de infecção em lobos diferentes.”
Segundo ela, a pneumonia, em suas diversas formas, figura como uma das principais causas de mortalidade em pessoas idosas e uma das principais causas de morte em pacientes hospitalizados.
“É um diagnóstico que inspira cuidado. Não quer dizer que a pessoa não vai curar ou que necessariamente será uma forma grave.”
“O que interfere muito na evolução e na forma como a infecção vai ocorrer é a condição da pessoa, se ela tem alguma doença que afeta sua imunidade, se ela tem alguma doença não controlada ou que acaba demandando muito do organismo”, disse, ao citar condições como diabetes e tabagismo.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a especialista, os principais sinais e sintomas esperados são tosse, febre e dor no peito, além de prostração, falta de apetite e de ar. “Na pessoa com imunidade comprometida, que pode ser pelo fato dela ser idosa, por exemplo, nem sempre há febre.”
“Nesses casos, os sintomas são atípicos e enganam o indivíduo. Pode ser só uma sonolência excessiva, ele está prostrado há dias, não quer comer, tem confusão mental, tem vômito, tem dor abdominal. Se a pneumonia for principalmente nos lóbulos inferiores do pulmão, ela acaba refletindo um pouco no abdome”, acrescentou a pneumologista.
Marcela destacou que o tratamento é feito à base de antibiótico, e que a maioria dos casos de pneumonia é causada pela bactéria pneumococo, infecção que pode ser prevenida por meio de vacina. A dose, entretanto, não é indicada de forma indiscriminada e é aplicada apenas em grupos de risco.
“Nesses pacientes, precisa o alerta. Para eles, sem dúvida, a avaliação médica é fundamental e pode sim ser necessário o internamento. Mesmo nos casos em que ele não ocorra, nesse grupo de maior risco, a avaliação médica de perto é muito importante”, destacou.
Segundo ela, a melhor forma de prevenção para pessoas com mais de 60 anos, por exemplo, é a vacina contra a pneumonia e a consulta regular com um profissional de saúde.
“A própria vacina contra a influenza, que não é específica para pneumonia, também ajuda. Já que a infecção viral propicia a coinfecção e evolução para pneumonia.”
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Bolsonaro está na UTI com broncopneumonia
O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, com broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa.
Marcelo Camargo|Agência Brasil
O ex-presidente Bolsonaro chegou à unidade hospitalar privada socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na manhã desta sexta-feira (13) após apresentar quadro de febre alta, queda da saturação de oxigênio, sudorese e calafrios.
Ele está detido na Papudinha (prédio no Complexo Penitenciário da Papuda), onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses, por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O boletim médico divulgado no início da tarde informa que o ex-presidente foi submetido a exames de imagens e laboratoriais que confirmaram o diagnóstico de broncopneumonia bilateral.
No momento, o ex-presidente Bolsonaro está em tratamento com antibioticoterapia venosa e suporte clínico não invasivo.
A nota é assinada pela equipe médica composta pelo cardiologista Dr. Brasil Caiado; o Coordenador da UTI Geral, Dr. Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior; e pelo diretor-geral do hospital, Dr. Allisson B. Barcelos Borges.
Líquido no pulmão
Inicialmente, a informação sobre a internação foi divulgada por um dos filhos do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em uma rede social, e confirmada pela Polícia Militar do Distrito Federal.
Ao deixar o hospital após visitar o pai na unidade de terapia, o senador Flávio Bolsonaro comentou com jornalistas o estado de saúde do ex-presidente:
“Conversei rapidamente com os médicos, disseram que dessa vez foi a pior vez que ele se internou aqui com relação à quantidade de líquido que tinha no pulmão dele”, declarou Flávio.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Suspensa visita de Rodrigo Valadares a Bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi levado às pressas, no início da manhã desta sexta-feira (13), para o hospital DF Star, em Brasília. Ele está internado com quadro suspeito de broncopneumonia aguda.
Bolsonaro começou a passar mal na madrugada, dentro da Papudinha, onde está preso, apresentando febre, calafrios e episódios de vômito.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O ministro Alexandre de Moraes autorizou que apenas a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro permaneça como acompanhante do marido enquanto ele estiver internado. Na decisão, Moraes permitiu ainda as visitas dos filhos do ex-presidente.
Com a determinação, todas as visitas previamente autorizadas foram suspensas, inclusive a do deputado federal Rodrigo Valadares, que comanda o PL em Sergipe.
Inclusive, o parlamentar está em Dallas, no Texas, reunido com o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o “filho 03” do ex-presidente.
Rodrigo Valadares em encontro com Eduardo Bolsonaro, no Texas | Divulgação NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Petrobras anuncia que vai aumentar preço do DIESEL
A Petrobras anunciou no fim da manhã desta sexta-feira (13) que vai reajustar o valor do óleo diesel vendido às distribuidoras em R$ 0,38 por litro. O novo preço passa a valer a partir de sábado (14).
Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em comunicado, a estatal explica que o preço médio do diesel A praticado pela companhia para as distribuidoras aumentará para R$ 3,65 por litro, e a participação da Petrobras no preço do diesel B será, em média, de R$ 3,10.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O diesel A é o vendido nas refinarias, antes de ser misturado a biocombustíveis. Já o diesel B é o comercializado nos postos ao consumidor final, depois de as distribuidoras efetuarem a mistura obrigatória.
Impacto mitigado
A companhia explicou que o reajuste do diesel foi mitigado pelas medidas para conter a escalada do preço do combustível, anunciadas na quinta-feira (12) pelo governo federal. Mesmo assim, o aumento do petróleo no mercado internacional em meio à guerra no Oriente Médio exerce pressão sobre o preço.
O governo zerou as alíquotas dos dois tributos federais sobre a importação e comercialização do diesel, o PIS e a Cofins, o que representa corte de R$ 0,32 no preço do litro do óleo diesel, segundo cálculos do Ministério da Fazenda.
Além disso, uma Medida Provisória publicada autoriza a subvenção econômica para importadores e produtores de diesel. Com isso, o governo pode pagar R$ 0,32 por litro, desde que esse desconto seja repassado à cadeia de preços, baixando o custo ao consumidor final.
Juntas, as duas medidas representam alívio de R$ 0,64 por litro. As iniciativas são um enfrentamento à alta do preço do petróleo no mercado internacional, causada pela guerra iniciada por Estados Unidos e Israel contra o Irã.
Histórico de preços
A Petrobras lembra que o preço do diesel foi alterado pela última vez em maio de 2025, quando houve uma redução. Já o último aumento foi em fevereiro de 2025.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Nas contas da Petrobras, desde dezembro de 2022, os preços de diesel vendidos às distribuidoras registram redução acumulada de R$ 0,84 por litro, o equivalente a uma queda de 29,6%, considerada a inflação do período.
Petróleo mais caro
A ofensiva dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã completa duas semanas nesta sexta-feira. Uma das formas de retaliação do Irã é o bloqueio do Estreito de Ormuz, ligação marítima entre os golfos Pérsico e de Omã, ao sul do Irã. Por lá, passam 20% da produção mundial de petróleo e gás.
O gargalo na região pressiona a oferta de petróleo no mercado internacional, o que eleva a cotação dos preços. Nesta sexta-feira, o contrato futuro do barril de petróleo Brent, preço de referência, está negociado perto de US$ 100 (equivalente a cerca de R$ 520).
Há duas semanas, a cotação beirava US$ 70, ou seja, em 15 dias subiu cerca de 40%. O Irã chegou a alertar o mundo para se preparar para o petróleo a US$ 200.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Justiça manda Iguá normalizar água em bairros de Aracaju
O Ministério Público de Sergipe (MPSE) ajuizou ações civis públicas contra a concessionária Iguá Sergipe devido a interrupções recorrentes no fornecimento de água no Loteamento Santa Maria e no bairro Bugio, em Aracaju.
Rafael Campos|Governo do Rio de Janeiro
A pedido do MP, a Justiça já concedeu tutela provisória determinando a normalização imediata do abastecimento no Santa Maria.
A decisão judicial obriga a concessionária a garantir pressão suficiente na rede para atender a todos os imóveis na região.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A Iguá também deverá apresentar um cronograma de intervenções técnicas para resolver o problema de forma definitiva. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária.
Na ação, o Ministério Público exige que a empresa suspenda a cobrança de tarifas nos períodos em que o fornecimento estiver interrompido. Para a promotora de Justiça Euza Missano, manter a cobrança sem a prestação do serviço pode configurar prática abusiva contra o consumidor.
A instituição solicitou ainda que a Iguá apresente relatórios técnicos que comprovem a normalização do sistema de abastecimento nas áreas afetadas.
Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre as ações judiciais.
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Arquidiocese de Aracaju ganha novo Bispo Auxiliar
ASSESSORIA – A Arquidiocese de Aracaju recebeu com alegria a notícia da nomeação de um novo bispo auxiliar. O Santo Padre, Papa Leão XIV, nomeou Monsenhor Jefferson Santos Pinheiro, sacerdote do clero arquidiocesano, para exercer o ministério episcopal auxiliando no governo pastoral da Igreja Particular de Aracaju.
Divulgação
O anúncio foi feito pelo arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva, que manifestou gratidão ao Santo Padre pela nomeação e destacou a importância desse serviço para a vida pastoral da arquidiocese.
O pedido para a nomeação de um bispo auxiliar havia sido apresentado ao Papa em 15 de maio de 2025, após o primeiro ano de seu ministério episcopal em Aracaju, período em que Dom Josafá já havia visitado mais de 90% das paróquias da arquidiocese.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o arcebispo, a presença de um bispo auxiliar torna-se necessária diante da dimensão pastoral da arquidiocese, que abrange 35 municípios e uma população de mais de 1,4 milhão de habitantes.
A Igreja prevê essa colaboração para que o cuidado com o povo de Deus seja exercido de forma mais próxima e eficaz.
Trajetória e formação
Mons. Jefferson Santos Pinheiro nasceu em 17 de julho de 1976, no povoado Cedro, em Propriá (SE). Filho de José Oliveira Pinheiro e Maria das Dores Santos Pinheiro, iniciou sua formação escolar em instituições públicas e privadas do estado. Ainda jovem, mudou-se para Aracaju, onde aprofundou sua caminhada de fé.
Realizou os estudos filosóficos no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju, e cursou Teologia no Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana (MG). Além da formação teológica, também se graduou em Psicologia, área na qual atua, e participou de cursos especializados para formadores em São Paulo e na Itália, entre 2013 e 2015.
Foi ordenado diácono em 6 de julho de 2002, na Catedral Metropolitana de Aracaju, e recebeu a ordenação presbiteral em 21 de dezembro de 2002, no Ginásio Constâncio Vieira, também na capital sergipana.
Ministério pastoral
Com 23 anos de ministério sacerdotal, Mons. Jefferson desempenhou diversas funções pastorais e formativas na Arquidiocese de Aracaju. Entre elas, destacam-se os serviços como:
Administrador Paroquial da Paróquia Santo Amaro das Brotas;
Administrador Paroquial da Paróquia São José de Anchieta (Conjunto Augusto Franco);
Diretor Espiritual do Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus;
Vigário Episcopal do Vicariato São João;
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Rosário do Catete;
Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.
Atualmente, exercia o ministério como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro Mosqueiro, em Aracaju, além de integrar o Colégio de Consultores e o Conselho de Presbíteros da arquidiocese.
Um novo serviço à Igreja
Com esta nomeação, Mons. Jefferson torna-se o 18º bispo natural de Sergipe e o oitavo bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Ele também é o segundo bispo auxiliar proveniente do próprio clero arquidiocesano.
A arquidiocese não contava com bispo auxiliar desde 2014, quando Dom Henrique Soares da Costa foi transferido para a Diocese de Palmares (PE).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Dom Josafá destacou ainda que a experiência pastoral do novo bispo, somada à sua formação em psicologia e ao trabalho realizado nas paróquias e nos seminários, contribuirá para um ministério marcado pela escuta, pelo aconselhamento espiritual e pela proximidade com o povo de Deus.
Ao final do anúncio, o arcebispo convidou toda a Igreja arquidiocesana a rezar pelo novo bispo, para que seu ministério seja fecundo e marcado pelo serviço ao Evangelho.
“Ser bispo não é uma honra, mas um serviço”, recordou Dom Josafá, ressaltando que o ministério episcopal é chamado a caminhar com o povo, guiando, acompanhando e fortalecendo a esperança da Igreja.
A Arquidiocese de Aracaju une-se em oração e alegria, acolhendo Monsenhor Jefferson Santos Pinheiro em seu novo ministério episcopal, pedindo a Deus que o fortaleça nesta missão de servir ao povo de Deus.
Arquidiocese de Aracaju
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Operação conjunta prende 3 comerciantes em Aracaju
Uma ação integrada realizada nesta quinta-feira, 12, pela Polícia Civil, Polícia Científica e Energisa resultou na condução de três proprietários de estabelecimentos comerciais à delegacia após a constatação de furto de energia elétrica no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.
Divulgação
A irregularidade foi identificada durante inspeções técnicas que detectaram desvio de eletricidade no ramal de entrada dos imóveis.
De acordo com a distribuidora, os desvios foram encontrados em dois estabelecimentos que atuam nos segmentos de pintura automotiva, comercialização de veículos e comunicação visual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Após a constatação das irregularidades, os três responsáveis foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
O furto de energia elétrica é considerado crime no Brasil e a pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
Além da responsabilização criminal, o autor da irregularidade também pode ser obrigado a ressarcir os valores correspondentes à energia utilizada de forma indevida e os custos administrativos gerados pela ocorrência.
“A distribuidora realiza inspeções diárias, mas a população também pode contribuir denunciando essa prática. O furto de energia pode impactar o fornecimento para clientes regulares, além de causar acidentes fatais e influenciar no valor da tarifa de energia. Por isso, é fundamental denunciar essas irregularidades”, afirma o coordenador de Planejamento Comercial da Energisa, João Victor Sá.
Ainda de acordo com a empresa, o furto de energia pode comprometer o fornecimento para consumidores regulares, aumentar o risco de acidentes graves e influenciar no valor da tarifa cobrada dos usuários.
SSPSE
A população pode denunciar suspeitas de forma anônima pelo telefone 0800 079 0196, pelo aplicativo Energisa On ou por meio do Disque-Denúncia da Polícia Civil, através do número 181.
SSP Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
URGENTE! Bolsonaro no hospital
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) acaba de ser levado ao hospital, em Brasília.
Ele acordou com vômitos e calafrios.
Bolsonaro foi levado às pressas da prisão, na Papudinha, para o hospital DF Star onde já esteve.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MPSE aciona prefeitura por obra irregular de R$ 739 mil
O Ministério Público de Sergipe ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Município de Cristinápolis após constatar graves irregularidades ambientais, sanitárias e urbanísticas no Cemitério Público São Francisco de Assis.
Ernando Rodrigues|Divulgação
A ação foi protocolada na Justiça no dia 12 de março de 2026 e aponta riscos à saúde da população e ao meio ambiente devido às condições inadequadas de funcionamento do local.
De acordo com a investigação conduzida pela Promotoria de Justiça da comarca, relatórios técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) identificaram que sepultamentos estavam sendo realizados diretamente no solo, sem qualquer sistema adequado de controle do necrochorume — líquido resultante da decomposição de corpos que pode contaminar o solo e o lençol freático.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
As fiscalizações também apontaram uma série de irregularidades estruturais no cemitério municipal. Entre elas, jazigos amontoados, sepulturas próximas ao muro, ausência de pavimentação nas áreas de circulação e falta de sistemas de controle ambiental, obrigando visitantes a caminhar sobre túmulos para acessar determinados pontos do cemitério.
Outro fator que aumentou a preocupação dos órgãos de fiscalização é a localização do cemitério. Segundo os relatórios, o local fica no centro da cidade, próximo a residências, escola, igreja e praça, o que amplia os riscos de impacto sanitário e ambiental para a população.
Mesmo diante das irregularidades apontadas, a Prefeitura de Cristinápolis iniciou uma obra de ampliação do cemitério com contrato estimado em aproximadamente R$ 739 mil. No entanto, análises técnicas da ADEMA constataram que a obra estava sendo executada com licença ambiental vencida, o que caracteriza atividade irregular perante a legislação ambiental brasileira.
Durante a execução da obra, uma rua paralela ao cemitério foi interditada pela administração municipal. Moradores relataram ao Ministério Público que a medida agravou problemas de drenagem da área e provocou alagamentos em residências próximas, além de prejudicar o estacionamento de ônibus que transportam feirantes para a feira livre da cidade.
Diante das irregularidades, a ADEMA determinou a paralisação imediata das obras, a regularização ambiental do cemitério e o licenciamento de uma nova área para implantação de um novo cemitério municipal.
No entanto, uma vistoria realizada pela Promotoria em março de 2026 constatou que as obras continuavam sendo executadas, mesmo após a determinação de paralisação do órgão ambiental.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Na ação judicial, o Ministério Público pede que a Justiça determine a paralisação das obras, a suspensão de novos sepultamentos no cemitério atual e a adoção de medidas urgentes para regularização ambiental do local.
Entre as medidas solicitadas está a destinação provisória de corpos para cemitérios de municípios vizinhos ou estruturas adequadas até que seja construído e licenciado um novo cemitério.
Para o Ministério Público, a continuidade das irregularidades representa um cenário de degradação ambiental e risco sanitário contínuo, já que a decomposição de corpos sem controle adequado pode provocar contaminação do solo e das águas subterrâneas, afetando diretamente a saúde da população.
A ação segue em tramitação na Justiça. Caso os pedidos sejam atendidos, o município poderá ser obrigado judicialmente a regularizar o cemitério, interromper as irregularidades e providenciar a implantação de uma nova área adequada para sepultamentos.
Este espaço permanece aberto para manifestações das partes interessadas sobre o assunto.
Ernando Rodrigues
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: