Faleceu no início da manhã desta segunda-feira (13), o ex-prefeito de Malhada dos Bois, José Barbosa Filho, aos 87 anos, conhecido como Sr. Lolô, pai do também ex-prefeito Dr. Valter.
Reprodução
Em nota oficial, o prefeito Fábio de Dona Rosa lamentou profundamente a morte do ex-gestor e prestou solidariedade aos familiares e amigos. “Neste momento de dor, transmitimos nosso mais profundo carinho e desejo de conforto ao coração de todos. Nossos sinceros votos de pesar”, destacou.
José Barbosa Filho teve atuação marcante na vida pública de Malhada dos Bois, deixando um legado de dedicação ao município.
Ainda não há informações sobre o horário e local do velório e sepultamento.
Por Genilson Balbino
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Lula demite presidente do INSS
A servidora de carreira Ana Cristina Viana Silveira assumiu, nesta segunda-feira (13), a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Divulgação
Com mais de 20 anos de casa, a sergipana chega ao comando da autarquia com o objetivo central de agilizar a concessão de benefícios e modernizar o fluxo de trabalho interno. Ela sucede Gilberto Waller, que ocupou o posto nos últimos 11 meses.
Ana Cristina ingressou no órgão em 2003 como Analista do Seguro Social. Antes da nomeação atual, ela atuava como secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência Social.
Um dos destaques de sua trajetória foi a passagem pela presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS). Durante sua gestão de quase três anos à frente do conselho, a capacidade de análise de processos chegou a dobrar.
Filas
A escolha de um nome técnico busca dar celeridade ao atendimento. Segundo o Ministério da Previdência, o perfil da nova presidente permite uma visão completa do sistema, desde o atendimento inicial nas agências até a fase de recursos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O ministro da Previdência destacou que a nomeação segue uma diretriz do governo federal para solucionar a fila de espera. Ele também ressaltou a representatividade feminina, já que a cúpula do órgão conta agora com cinco mulheres em cargos de diretoria e presidência.
Perfil
Graduada em Direito, Ana Cristina Viana Silveira é servidora de carreira do INSS desde 2003, no cargo de Analista do Seguro Social. Entre 2020 e 2024, atuou como professora de Direito Previdenciário. Ocupou a presidência do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) de abril de 2023 até fevereiro de 2026, quando foi nomeada secretária-executiva adjunta do Ministério.
Resta saber se as filas irão de fato reduzir.
SBT News NE Notícias, com informações do Ministério da Previdência
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Suspeito de importunação sexual é espancado na Aruana
Um homem suspeito de importunação sexual foi agredido por banhistas na tarde de domingo (12), na Praia da Aruana, em Aracaju.
CBMSE
A confusão começou após ele entrar no mar para tentar escapar da população, o que gerou um alerta falso de afogamento.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado inicialmente com a informação de que uma criança estaria se afogando. Quando os guarda-vidas chegaram ao local, constataram a real situação: o homem estava na água para fugir de pessoas que o acusavam de assédio.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Assim que os bombeiros o retiraram do mar, os populares iniciaram as agressões. A equipe de resgate tentou conter os ataques, mas não obteve sucesso devido à quantidade considerável de pessoas na praia.
Durante o tumulto, o suspeito tentou fugir mais uma vez. Ele foi alcançado pelo grupo e espancado com ainda mais violência. O linchamento só terminou após os bombeiros acionarem o apoio da Polícia Militar, que interveio e dispersou os agressores.
O homem recebeu os primeiros socorros ainda no local, em atendimento prestado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Até o momento, o estado de saúde dele não foi divulgado.
NE Notícias, com informações do BM Cordeiro
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Motorista bêbado na contramão é preso em Aracaju
Na madrugada de domingo (12), equipes da Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) prenderam um homem de 44 anos por embriaguez ao volante.
1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM)
O motorista foi flagrado enquanto dirigia na contramão da Avenida José Carlos Silva, localizada no bairro Inácio Barbosa, Zona Sul de Aracaju.
Durante a abordagem, os policiais constataram que o condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez, como dificuldade de fala e desorientação, sendo incapaz de informar corretamente seus próprios dados pessoais.
Diante da situação, ele foi detido e conduzido à Delegacia Plantonista para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Militar reforça à população os graves riscos da combinação entre álcool e direção, ressaltando que atitudes irresponsáveis como esta colocam em perigo não apenas o motorista infrator, mas todos os usuários das vias.
NE Notícias, com informações da PMSE
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Falta de energia atinge Aracaju e Barra dos Coqueiros
Moradores de diversos bairros de Aracaju e da Barra dos Coqueiros enfrentam falta de energia elétrica desde a noite de domingo (12).
Marcelo Camargo / Agência Brasil
A interrupção persiste na manhã desta segunda-feira (13) e já provocou o desligamento de semáforos em vários pontos da capital.
De acordo com a Energisa, o problema foi causado por uma falha no suprimento, que é de responsabilidade da empresa transmissora da região.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A concessionária chegou a restabelecer o serviço para parte dos clientes ainda no domingo, mas uma nova ocorrência foi registrada durante a madrugada de hoje.
As áreas afetadas pelo desabastecimento incluem o Bugio, Soledade, Santos Dumont, Bairro América e Siqueira Campos, além do município da Barra dos Coqueiros.
No momento, a Energisa realiza o remanejamento de cargas na rede e mantém equipes em atuação para normalizar o fornecimento. A empresa, no entanto, não dá uma estimativa de prazo para o restabelecimento total dos serviços.
A sua região também foi afetada? Deixe seu relato nos comentários abaixo.
NE Notícias, da redação
Com 2 gols de Pedro, o Flamengo vence o Fluminense
Dois clássicos encerraram a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o Flamengo superou o Fluminense por 2 a 1, em noite inspirada dos atacantes Samuel Lino e Pedro, que construíram os gols do Rubro-Negro no Rio de Janeiro.
Gilvan de Souza|CRF
O Flamengo igualou os 20 pontos do Fluminense e fica à frente por ter melhor saldo de gols, na vice-liderança. O Rubro-Negro tem um jogo a menos que o rival. O Tricolor está na quarta posição, atrás também do São Paulo.
Aos seis minutos, Fábio afastou a bola da área do Fluminense, mas a sobra ficou com o atacante Samuel Lino, que ajeitou para Pedro, de muito longe, chutar antes de o goleiro tricolor retornar ao gol, abrindo o marcador. A dupla rubro-negra funcionou novamente aos seis do segundo tempo, com Samuel Lino cruzando da esquerda e Pedro completando, de peito, para as redes.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Fluminense descontou aos 30 minutos, com o atacante Jefferson Savarino aproveitando o erro do lateral Alex Sandro no recuo de bola para o goleiro Agustín Rossi. Nos acréscimos, o meia Jorge Carrascal foi expulso por falta em cima do lateral Guga e o Tricolor pressionou em busca do empate, mas sem sucesso.
Melhores momentos:
UOL
Em São Paulo, na Neo Química Arena, Corinthians e Palmeiras empataram sem gols. O Timão, com 11 pontos, segue na 16ª posição, a última antes da zona de rebaixamento, que envolve os quatro times de pior pontuação no campeonato. O Verdão, com 26 pontos, lidera o Brasileirão com folga.
Em um primeiro tempo de poucas emoções e muita discussão na capital paulista, o destaque foi a expulsão de André, aos 34 minutos. O volante direcionou as mãos à parte genital após sofrer falta do meia Andreas Pereira. Chamado para analisar o gesto no vídeo, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza entendeu que o mesmo foi obsceno e deu cartão vermelho ao jogador corintiano.
O clima quente do clássico não arrefeceu na etapa final. O Corinthians ficou com dois a menos em campo aos 23 minutos, com a expulsão do lateral Matheuzinho por agressão a Flaco López. Seis minutos depois, o também atacante Yuri Alberto teve, sozinho, a chance de abrir o placar para o Timão, mas chutou em cima do goleiro Carlos Miguel.
Com superioridade numérica, o Palmeiras se lançou ao ataque em busca da vitória fora de casa, mas esbarrou na marcação alvinegra.
UOL Esportes
Raposa e Furacão vencem
Em duelo simultâneo aos dois clássicos, o Cruzeiro derrotou o Red Bull Bragantino por 2 a 1, de virada, no Mineirão, em Belo Horizonte. O atacante Neyser Villareal e o meia Christian garantiram os três pontos à Raposa. O lateral Andres Hurtado abriu o marcador para o Massa Bruta.
Com dez pontos, os mineiros permanecem na zona de rebaixamento, na 17ª posição, mas se aproximaram do Corinthians. O time do interior paulista, com 14 pontos, ocupa o nono lugar.
O gol da vitória!! Christian marcou, virou para o Cruzeiro e decretou os três pontos! 🦊💙 pic.twitter.com/7C3JxTklK9
Mais cedo, Botafogo e Coritiba empataram em 2 a 2 no Estádio Nilton Santos. O Glorioso chegou aos mesmos 13 pontos de outros quatro clubes, mas os supera por ter mais vitórias. O time carioca é o 11º. O Coxa, com 16 pontos, está em sétimo.
Os visitantes saíram na frente aos 32 minutos do primeiro tempo, com Breno Lopes. O Alvinegro tomou a dianteira na segunda etapa. Aos nove, o volante Danilo empatou e Arthur Cabral virou o placar aos 31. Dois minutos depois, o também atacante Joaquín Lavega deixou tudo igual novamente no Rio de Janeiro.
Já o Athletico-PR bateu a Chapecoense por 2 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba. Os atacantes colombianos Stiven Mendoza e Kevin Viveros marcaram para o Furacão, que foi a 19 pontos, em sexto lugar. O Verdão do Oeste, com oito pontos, segue na zona de rebaixamento, em 19º.
⚽️ Jogada construída com Viveros e Dudu, defesa do goleiro e Mendoza chega pra marcar! pic.twitter.com/7xRK2OJ6Bq
Três partidas movimentaram a noite do último sábado (11). No Beira-Rio, em Porto Alegre, o clássico entre Internacional e Grêmio terminou zerado. Ambos os times somam 13 pontos, com o Tricolor à frente, em 12º, pelo saldo de gols. O Colorado aparece em 14º lugar.
Na Vila Belmiro, o Santos fez valer o fator casa e derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, gol do atacante Moises. O Peixe chegou aos mesmos 13 pontos da dupla Grenal, mas fica atrás dos gaúchos, em 15º lugar, pelo saldo. O Galo, com 14 pontos, está na parte intermediária da classificação, na oitava posição.
Por fim, o Bahia, fora de casa, venceu o Mirassol por 2 a 1, no Maião. O zagueiro David Duarte, contra, deixou os anfitriões na frente, mas o lateral Luciano Juba, de pênalti, e o atacante Mateo Sanabria decretaram a virada do Esquadrão de Aço, quinto com 20 pontos. O Leão Caipira, lanterna com seis pontos, saiu de campo revoltado com a arbitragem.
Sanabria aproveitou a chance e colocou a bola no fundo da rede virando o jogo contra o Mirassol.
Os jogadores do time paulista reclamaram muito de uma falta na origem da jogada, mas o árbitro manteve a decisão. pic.twitter.com/wuDPAVOuQx
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Dr. Eduardo Amorim: a força da experiência, da ética e do compromisso com Sergipe
ASSESSORIA — Em um cenário político onde muitos discursos se perdem na prática, o nome de Eduardo Amorim ressurge com a solidez de quem construiu uma trajetória pautada no trabalho, na ética e no respeito ao povo sergipano. Não se trata de uma promessa vazia, mas de uma história concreta, escrita com dedicação e resultados.
George Gianni/PSDB
Médico conceituado, com atuação reconhecida na área da saúde, Eduardo Amorim levou para a vida pública o mesmo compromisso que sempre teve com seus pacientes: cuidar de pessoas. E foi exatamente com esse espírito que exerceu mandatos como deputado federal e senador da República, sempre com postura firme, transparente e responsável.
Sua atuação nunca foi de conveniência, mas de coragem. Em Brasília, defendeu Sergipe com independência, apresentou propostas, buscou recursos e participou de decisões importantes que impactaram diretamente a vida da população. Não se escondeu diante dos desafios — enfrentou, posicionou-se e honrou a confiança de quem acreditou em seu trabalho.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Um dos grandes marcos de sua trajetória foi a luta incansável pela melhoria da saúde no estado, com destaque para iniciativas que contribuíram para a estruturação de serviços essenciais, como o Hospital do Câncer, fruto de articulação e compromisso com uma das áreas mais sensíveis para a população. Isso não é discurso — é resultado.
Além da Medicina, sua formação em Direito amplia sua visão sobre gestão pública, justiça e responsabilidade administrativa, qualificando ainda mais sua atuação política. Trata-se de um homem preparado, experiente e com profundo conhecimento das necessidades do povo.
Ao colocar novamente seu nome à disposição da sociedade, Eduardo Amorim reafirma sua coragem de enfrentar o julgamento das urnas. E faz isso de cabeça erguida, com a consciência de quem construiu uma vida pública limpa, coerente e marcada por princípios.
Não é um iniciante. Não é uma aposta. É uma liderança testada, conhecida e respeitada pelos sergipanos.
Em tempos de incertezas, Sergipe sabe reconhecer quem tem história, palavra e compromisso. E é exatamente por isso que o nome de Eduardo Amorim volta ao centro do debate político: porque representa experiência, seriedade e a firme disposição de continuar trabalhando por um estado mais justo e desenvolvido.
Por Cláudio Lima Vasconcelos
Alessandro ‘enquadra’ Alcolumbre por fim da CPI; assista
Nesta semana, no plenário do Senado Federal, o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) subiu o tom contra o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União/AP), devido à decisão de não prorrogar os trabalhos da CPI do Crime Organizado.
Fotos: Carlos Moura e Saulo Cruz|Agência Senado
A comissão, que tem Vieira como relator e encerra seu prazo em 14 de abril, investigava ativamente as conexões entre autoridades públicas e grupos criminosos.
O parlamentar havia protocolado um pedido de prorrogação por mais 60 dias, amparado pelo apoio de 28 senadores. No entanto, a solicitação foi negada por Alcolumbre. Durante seu discurso — que pode ser assistido na íntegra no vídeo abaixo —, Vieira foi enfático ao criticar a postura do presidente do Senado pela interrupção dos trabalhos.
“É meu dever registrar publicamente que entendo a decisão de Vossa Excelência como um desserviço para o Brasil”, declarou.
Alessandro Vieira
Caso Banco Master
Segundo Alessandro Vieira, a CPI teve progressos fundamentais antes de ter sua continuidade barrada por Alcolumbre. Os eixos principais da investigação focaram na atuação de facções no Estado do Rio de Janeiro e no complexo escândalo financeiro do caso Banco Master.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A comissão reuniu dados formais e oficiais que apontam vínculos suspeitos e decisões questionáveis envolvendo autoridades dos Três Poderes.
“O pouco que conseguimos avançar já representa muito. Este Senado, em mais de 200 anos, nunca apreciou a conduta de ministros da Suprema Corte, e já passou o tempo de fazer essa apreciação, porque a toga não exime ninguém de responsabilidades”, ressaltou Vieira.
O que vem agora?
Mesmo com Davi Alcolumbre determinando o encerramento do prazo, o senador garantiu que a apuração não vai parar. Ele anunciou que o próximo passo será a judicialização do pedido para instalar uma nova comissão, desta vez específica para o caso Master, que já conta com as 53 assinaturas necessárias.
O parlamentar alertou que impedir a investigação gera um ônus político pesado e que os senadores terão que explicar à população o motivo de não concluírem uma apuração constitucional.
“Desistir não está no cardápio. Sei o quanto é difícil enfrentar gente poderosa e rica no Brasil, mas vamos seguir usando todos os instrumentos legais disponíveis”, concluiu.
Veja a fala na íntegra e deixe seu manifesto nos comentários abaixo:
Reprodução NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipe vence por 2 a 1 na estreia da Série D do Brasileirão
O Sergipe conquistou sua primeira vitória como mandante na Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado (11).
Gabriel Silva|CSS
Pela segunda rodada do Grupo A9, o Gipão bateu o Decisão-PE por 2 a 1, chegando aos quatro pontos e dividindo as primeiras posições da chave com o Lagarto.
A equipe sergipana dominou as ações no primeiro tempo e abriu o placar aos 15 minutos. Zé Artur sofreu pênalti, convertido por Victor Massaia com um chute no canto esquerdo.
O Gipão manteve a pressão em busca do segundo gol, mas foi surpreendido aos 36 minutos: após cruzamento de Didi, Túlio Eduardo empatou de cabeça para os visitantes. Os donos da casa pressionaram até o intervalo, mas não conseguiram retomar a vantagem.
Na segunda etapa, o Sergipe começou melhor, embora o Decisão tenha assustado e criado chances claras com Ruan Carlos.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O controle do jogo voltou para os mandantes na reta final. Aos 41 minutos, após jogada construída por Betinho e Sotto, Venícius Cascais marcou o gol que garantiu o triunfo alvirrubro.
Com o resultado, o Decisão ocupa agora o quinto lugar, com apenas um ponto. O Sergipe volta a campo no próximo domingo (19), às 17h, quando enfrenta o Treze no estádio Amigão, em Campina Grande (PB).
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Deso conclui obra e água volta aos poucos na Grande Aracaju
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) finalizou na tarde deste sábado (11) os reparos emergenciais na Adutora do São Francisco.
Mario Sousa / Arquivo ASN
Com a conclusão das obras iniciadas no começo da manhã, o fornecimento de água para Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros começou a ser retomado gradativamente.
O retorno da água nas torneiras, no entanto, não será imediato para todos os moradores afetados pela interrupção desde sexta-feira (10). A companhia explicou que as bombas de captação estão sendo religadas de forma escalonada para garantir a segurança da operação.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O sistema da adutora precisa ser totalmente pressurizado para evitar novos danos. À medida que todo o conjunto de bombas for acionado, o abastecimento será normalizado de forma progressiva e chegará aos poucos nas residências de todas as regiões atingidas.
Estrutura
A mobilização de emergência exigiu consertos em um sistema complexo, responsável por captar água no município de Telha e transportar até a Estação de Tratamento em Nossa Senhora do Socorro. A Deso informou que ainda apura as causas exatas que provocaram o rompimento nos canos.
A água já voltou na sua região? Deixe seu relato nos comentários abaixo!
NE Notícias, da redação
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: