Polícia Federal investiga banco de Edir Macedo por fraude financeira
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Miragem para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional no Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
Divulgação
Mais de 50 agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.
As medidas incluem a quebra de sigilos bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões.
Manipulação contábil e solvência falsa
De acordo com a PF, as investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central, indicam que os investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira do banco, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Os envolvidos poderão responder por gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela Lei nº 7.492/1986.
Com informações da Agência Brasil e PF
G1
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Copa 2026: Portugal e Inglaterra jogam nesta terça-feira
A Copa do Mundo 2026 tem quatro jogos nesta terça-feira (23), pela segunda rodada dos grupos K e L. Portugal e Uzbequistão abrem a rodada às 14h, em Houston, com transmissão da Cazé TV.
@FIFAWorldCup|X (Reprodução)
Às 17h, a Inglaterra enfrenta Gana em Boston. TV Globo, Sportv, SBT, NSports e Cazé TV transmitem a partida.
À noite, Panamá e Croácia se encontram em Toronto, às 20h (Cazé TV). A rodada se encerra com Colômbia x República Democrática do Congo, às 23h, em Guadalajara. Transmissão da TV Globo, sportv e Cazé TV.
Jogos desta terça-feira, 23 de junho
14h Portugal x Uzbequistão (Grupo K)
17h Inglaterra x Gana (Grupo L)
20h Panamá x Croácia (Grupo L)
23h Colômbia x República Democrática do Congo (Grupo K)
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Classificação — Grupo K
1º Colômbia — 3 pontos; saldo de 2 gols
2º Portugal — 1 ponto; saldo de 0 gol
3º RD do Congo — 1 ponto; saldo de 0 gol
4º Uzbequistão — 0 ponto; saldo de -2 gols
A Colômbia lidera o Grupo K com 3 pontos e saldo de 2 gols, resultado de uma vitória por 3 a 1 sobre o Uzbequistão na primeira rodada. O empate entre Portugal e Congo em 1 a 1 deixou o caminho mais aberto para os colombianos. Uma vitória desta terça contra o Congo já encaminha a classificação para a segunda fase.
O Congo entra em campo sabendo que um empate já seria um bom resultado: além dos pontos conquistados no empate com Portugal, a última partida da fase de grupos será diante do Uzbequistão, o mais fraco do grupo.
Portugal é o favorito do grupo e enfrenta justamente a única equipe ainda sem pontos. Para o Uzbequistão, a partida é decisiva: além de vencer, a seleção asiática precisa melhorar o saldo de gols negativos para ter chances de avançar entre os oito melhores terceiros colocados da fase de grupos.
Classificação — Grupo L
1º Inglaterra — 3 pontos; saldo de 2 gols
2º Gana — 3 pontos; saldo de 1 gol
3º Panamá — 0 ponto; saldo de -1 gol
4º Croácia — 0 ponto; saldo de -2 gols
No Grupo L, o duelo desta terça opõe os dois líderes da chave, ambos com 3 pontos após vitórias na primeira rodada. A Inglaterra terminou a estreia na primeira posição pelo saldo de gols, depois de bater a Croácia por 4 a 2.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Gana venceu o Panamá por 1 a 0 na abertura e chega ao confronto com chances reais de assumir a liderança com uma nova vitória. Um empate, porém, mantém a Inglaterra à frente pelo saldo.
Croácia e Panamá precisam dos primeiros pontos para seguir vivos na competição.
Como as oito melhores campanhas entre os terceiros colocados também avançam à próxima fase, mesmo quem não liderar o grupo ainda pode ter chances de classificação.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Arraiá do Povo celebra véspera de São João com Luanzinho e Painel de Controle
A véspera de São João tem programação arrochada no Arraiá do Povo nesta terça-feira (23): Luanzinho Moraes, Fabiano Guimarães, Rey Vaqueiro e Painel de Controle sobem ao palco da Orla da Atalaia, em Aracaju.
Luanzinho Moraes – Foto: Prefeitura de Areia Branca|arquivo
Nos intervalos das apresentações, Marcelinho anima o Palco 360º.
Alagoano radicado em Aracaju desde a adolescência, Luanzinho Moraes construiu carreira em Sergipe e se tornou um dos principais nomes do arrocha e da seresta no Nordeste, acumulando mais de 100 milhões de streams nas plataformas digitais.
Na sequência, Fabiano Guimarães apresenta repertório de forró tradicional e romântico.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Às 23h, Rey Vaqueiro ocupa o palco. Da nova geração do forró de vaquejada, o cantor tem sucessos como Body Splash, Bem-vinda ao Meu Mundo, Bateria Acabou e Estrela, e consolidou presença no cenário nacional ao unir forró, piseiro e influências sertanejas.
A noite se encerra com o Painel de Controle, que sobe ao palco à 1h com o repertório que tornou a banda referência no forró romântico nordestino.
Vila do Forró
A programação da Vila do Forró também continua nesta terça, com atrações distribuídas entre o Coreto, o Barracão da Sergipe e o Teatro — shows de artistas sergipanos, forró pé de serra, quadrilha junina e espetáculos culturais.
Confira a programação completa desta terça-feira, 23 de junho:
Arraiá do Povo — Orla da Atalaia
19h Luanzinho Moraes
21h Fabiano Guimarães
23h Rey Vaqueiro
1h Painel de Controle
Intervalos Marcelinho (Palco 360º)
Vila do Forró — Coreto
18h Roberta Cajueiro
20h Trio Nordeste Independente
22h Manu Sierra
Vila do Forró — Barracão da Sergipe
18h Marcos Paulo
20h Quadrilha Alegria de Viver
22h Chiquinho do Além Mar e o Forró de Mala e Cuia
00h Ruan e Ramon
Vila do Forró — Teatro
20h Construindo uma Festa Junina — Jay B Cruz Artes
A programação está sujeita a alterações sem aviso prévio.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
TCE aprova compra de ônibus elétrico em Aracaju
O Plenário do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) validou o procedimento da Prefeitura de Aracaju para a aquisição de ônibus elétricos e sistemas de recarga.
Ônibus elétrico apresentado em Aracaju|Divulgação
A votação unânime dos conselheiros ocorreu no último dia 18 de junho, determinando o arquivamento definitivo dos autos após ficar constatada a inexistência de sobrepreço ou dano aos cofres públicos. O conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto atuou como redator do acórdão.
O contrato foi firmado em maio de 2025 com a empresa TEVX Motors Group Ltda. O objeto da contratação envolve a compra de 15 ônibus elétricos e 07 carregadores de 160 kWh (quilowatts-hora) para iniciar a eletrificação da frota do transporte coletivo da capital.
A prefeitura realizou a aquisição por meio de adesão à Ata de Registro de Preços nº 001/2024 do Município de Belém (PA).
Fiscalização e defesa
A fiscalização foi conduzida pela 6ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (6ª CCI) do tribunal, que realizou auditorias documentais e inspeções in loco para verificar a execução do contrato.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Após a SMTT ser formalmente citada pelo tribunal, os gestores apresentaram justificativas e relatórios complementares. Essa documentação posterior foi considerada suficiente pela equipe técnica para demonstrar a conformidade do procedimento com as exigências da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).
“A unidade técnica constatou que não foram identificados elementos suficientes para caracterizar prejuízo ao erário ou incompatibilidade dos valores contratados com os parâmetros de mercado”, destaca o texto da decisão.
Julgamento do colegiado
De acordo com o relatório final, as divergências de preço levantadas no início das apurações falharam por não considerar fatores essenciais de mercado, tais como as especificações técnicas detalhadas dos veículos, o contexto tributário, custos de logística de importação e a variação cambial do período.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Ministério Público de Contas (MPC) chegou a emitir um parecer divergente, mas o colegiado do Tribunal de Contas acompanhou o entendimento técnico e o voto convergente do conselheiro redator, Flávio Conceição de Oliveira Neto, que seguiu a relatora original, a conselheira Maria Angélica Guimarães Marinho.
O entendimento fixado foi de que as falhas eram meramente formais e foram integralmente corrigidas, sem qualquer indício de má-fé ou prejuízo ao erário.
O tribunal emitiu uma recomendação à SMTT para que, em futuras adesões a atas de registro de preços, promova a juntada tempestiva da análise de riscos e das memórias de cálculo que fundamentem as estimativas quantitativas da contratação.
(*) Com informações da PMA
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governo de Sergipe antecipa pagamento dos servidores
A liberação antecipada do pagamento dos servidores do Poder Executivo estadual, referente à folha de junho, já está em andamento.
Pagamento dos servidores do Estado – Erick O’Hara|ASN
Os valores começaram a ser depositados nas contas de aposentados e pensionistas nesta segunda-feira (22).
Para o funcionalismo ativo lotado em secretarias, empresas, autarquias e fundações, o crédito bancário ocorre na terça-feira (23).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A primeira parcela do décimo terceiro salário cai na mesma data para os trabalhadores que fazem aniversário no mês de junho.
Mais de R$ 510 milhões são injetados na economia de Sergipe com o adiantamento dos recursos.
Os repasses financeiros acontecem de forma gradual nas contas bancárias durante as respectivas datas programadas.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Nova pesquisa traz Valmir com 41,50% e Mitidieri 34,95%
Lá vamos nós para mais uma leva de pesquisas. Esta semana é a vez do Instituto de Pesquisa do Nordeste (INOR) entrar em campo com um levantamento de intenção de voto para o governo de Sergipe. O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, aparece na liderança.
Reprodução
Na pesquisa estimulada (quando o entrevistado recebe uma lista de candidatos para escolher), Valmir de Francisquinho registra 41,50%, seis pontos percentuais acima do atual governador, Fábio Mitidieri, que aparece com 34,95%. Ricardo Marques soma 8,50%.
Na pesquisa espontânea (quando o entrevistado cita um nome sem receber uma lista), Valmir mantém a dianteira com 26,64%, enquanto Mitidieri aparece com 23,64%. O índice de indecisos chega a 39,91%, número que mantém o cenário em aberto.
O INOR também mediu a intenção de voto para o Senado. Na pesquisa espontânea, André David lidera com 6,92% das citações, seguido por Eduardo Amorim (4,67%), Rogério Carvalho (4,30%) e o delegado Alessandro Vieira (4,21%).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O índice de entrevistados que não souberam ou não responderam chega a 63,55%, número altíssimo que revela o baixo envolvimento do eleitorado sergipano com a disputa ao Senado neste momento.
O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95%, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SE-03742/2026.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Sergipe terá meio expediente nesta terça-feira, véspera de São João
O Governo de Sergipe decretou ponto facultativo para esta terça-feira (23), véspera de São João.
Pixabay
Pelo Decreto nº 1.488, publicado no Diário Oficial na sexta-feira (19), os servidores estaduais trabalham apenas no turno da manhã. O expediente nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual é encerrado a partir das 13h.
Na quarta-feira (24), feriado municipal de São João, os órgãos estaduais permanecerão fechados.
Aracaju também terá ponto facultativo
Outro decreto em vigor é o da Prefeitura de Aracaju. Como publicado pelo NE Notícias, a gestão municipal estabeleceu ponto facultativo para a próxima segunda-feira, 29 de junho, data dedicada à celebração de São Pedro.
Os serviços públicos essenciais, incluindo saúde, segurança e limpeza urbana, seguirão funcionando normalmente durante o período.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Vila do Forró tem programação especial nesta segunda em Aracaju
A Vila do Forró mantém programação nesta segunda-feira (22), com apresentação excepcional na Orla da Atalaia.
Thalys Rodrigues|ASN
A noite distribui atrações entre três espaços: o Coreto, o Barracão da Sergipe e o Teatro, com shows de artistas sergipanos, forró pé de serra, quadrilha junina e espetáculos culturais.
No Coreto da Vila, se apresentam Seresta da Mamah, Cícero do Forró e Trio Os Cabras da Peste.
O Barracão recebe a Banda Paraxaxá, a Banda Pense N’Eu e a quadrilha Balança Mais Não Cai, vinda de Itabaiana.
O Teatro abre às 18h com um espetáculo e, às 20h, sedia a apresentação da Cia de Dança Movemente com o espetáculo “As Três Marias”.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Programação completa da Vila do Forró — 22 de junho (segunda-feira):
Coreto
18h — Seresta da Mamah
20h — Cícero do Forró
22h — Trio Os Cabras da Peste
Barracão da Sergipe
19h — Banda Paraxaxá
21h — Quadrilha Balança Mais Não Cai (Itabaiana)
22h — Banda Pense N’Eu
Teatro
18h — Espetáculo
20h — Cia de Dança Movemente — As Três Marias
Na terça-feira (23), véspera de São João, o Arraiá do Povo retorna com shows de Luanzinho Moraes, Fabiano Guimarães, Rey Vaqueiro e Painel de Controle.
Nos intervalos das apresentações, Marcelinho anima o Palco 360º.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Argentina e França jogam hoje na Copa do Mundo
A segunda rodada dos grupos I e J da Copa do Mundo de 2026 coloca em campo, nesta segunda-feira (22), as duas seleções que disputaram a final em 2022. Argentina e França estrearam com vitória e buscam confirmar a classificação antecipada para a próxima fase.
@FIFAWorldCup|X
A Argentina, atual campeã mundial, entra em campo às 14h (horário de Brasília) em Dallas, contra a Áustria. A partida será transmitida pela TV Globo, SBT, SporTV, NSports, Globoplay e CazéTV. Na sequência, às 18h, a França enfrenta o Iraque na Filadélfia, transmitida pela CazéTV.
Às 21h, Noruega e Senegal se enfrentam em Nova Jersey. Onde assistir: TV Globo, SporTV e CazéTV. À meia-noite, fechando a rodada, Jordânia e Argélia entram em campo, com transmissão da TV Globo, SporTV e CazéTV.
Jogos desta segunda-feira, 22 de junho
Horário (Brasília)
Partida
Grupo
14h
Argentina x Áustria
J
18h
França x Iraque
I
21h
Noruega x Senegal
I
0h
Jordânia x Argélia
J
Jogos desta segunda-feira, 22 de junho — Copa do Mundo 2026
Grupo I: França e Noruega lideram
A chave chega à segunda rodada com duas líderes: a França venceu o Senegal por 3 a 1 na estreia, enquanto a Noruega bateu o Iraque por 4 a 1. As duas somam três pontos cada.
Favorita no duelo de hoje contra o Iraque, a seleção francesa pode garantir vaga na segunda fase com uma vitória. A Noruega tem o mesmo objetivo no confronto com o Senegal.
As duas líderes se enfrentam na última rodada da fase de grupos, partida que deve definir quem termina em primeiro na chave.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Senegal e Iraque, ainda sem pontuar, disputam hoje de olho na sobrevivência. Uma vitória coloca qualquer uma delas na briga por uma vaga entre as oito melhores terceiras colocadas.
Classificação — Grupo I (após 1ª rodada)
Seleção
Pontos
França
3
Noruega
3
Senegal
0
Iraque
0
Classificação — Grupo I após a 1ª rodada
Grupo J: choque entre invictas
Argentina e Áustria também chegam empatadas na liderança, com três pontos cada. A Argentina goleou a Argélia por 3 a 0 na estreia; a Áustria derrotou a Jordânia por 3 a 1.
O confronto direto desta tarde coloca as duas únicas invictas do grupo frente a frente. A Áustria, que vem embalada pelo resultado positivo na abertura, tem a chance de se firmar na primeira colocação caso supere a atual campeã.
Do outro lado, a Argentina busca ampliar a vantagem e assegurar a classificação.
Jordânia e Argélia, derrotadas na primeira rodada, jogam à meia-noite em busca de recuperação e ainda de chances de avançar como terceiras colocadas.
Classificação — Grupo J (após 1ª rodada)
Seleção
Pontos
Argentina
3
Áustria
3
Argélia
0
Jordânia
0
Classificação — Grupo J após a 1ª rodada
(*) Com informações de PEDRO PEDUZZI (Agência Brasil)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Inverno 2026 começa com previsão de menos chuva em Sergipe
O inverno de 2026 começou oficialmente no Hemisfério Sul neste domingo (21), às 5h24, com o solstício de inverno, e se estende até 22 de setembro, às 15h05, quando ocorre o equinócio de primavera. Em Sergipe, a estação deve registrar redução das chuvas e elevação das temperaturas, sob influência do El Niño.
Praça central no município de Canhoba – Foto: Igor Matias|ASN
Levantamentos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) indicam que os acumulados de precipitação deverão variar entre a faixa normal e abaixo da normal climatológica. As temperaturas, por sua vez, tendem a permanecer entre valores normais e acima da média histórica.
Os ventos deverão soprar predominantemente nas direções sudeste e leste ao longo da estação, com velocidades fracas a moderadas entre junho e setembro.
A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac alerta para a possibilidade de rajadas mais intensas em dias de maior instabilidade atmosférica, conforme a atuação de sistemas meteorológicos favoráveis a essa condição.
Chuvas abaixo da média
A média histórica de precipitação durante o inverno em Sergipe é de 540 milímetros (mm) no litoral, 416 mm no agreste e 257 mm no sertão. A meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, aponta que 2025 foi atípico, e os volumes registrados naquele ano dificilmente se repetirão.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“No ano passado, as regiões litorânea e agreste registraram acumulados de 891 mm e 574 mm, respectivamente. No sertão, o acumulado ficou na média histórica, com 257 mm”, afirmou a meteorologista.
“Para este ano, as análises da Reunião Climática do Nordeste indicam precipitação variando entre normal a abaixo da normal em todas as regiões de Sergipe. Com isso, existe grande probabilidade de que os acumulados pluviométricos observados durante o período sejam inferiores aos registrados no inverno de 2025″, completou.
Wanda Tathyana de Castro
El Niño confirmado
O episódio do El Niño de 2026-2027 foi confirmado em 11 de junho pelo Centro de Previsão Climática (CPC) da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), agência federal de tempo e clima do governo dos Estados Unidos.
Wanda explica que o anúncio já era esperado, diante das condições do oceano e da atmosfera na faixa equatorial do Pacífico, que apresentaram por semanas características típicas do fenômeno, como aquecimento acelerado das águas e mudanças nos padrões de vento e de precipitação.
Canindé do São Francisco – Foto: Igor Matias|Semac
Os modelos climáticos internacionais indicam que o El Niño deve ganhar força gradualmente nos próximos meses.
“A tendência é de redução das chuvas e aumento das temperaturas no Nordeste brasileiro, incluindo Sergipe”, afirmou Wanda. O cenário, porém, ainda pode mudar.
“Caso as águas superficiais do Oceano Atlântico Tropical adjacente ao litoral sergipano apresentem temperaturas acima da média, poderá haver favorecimento da formação de chuvas“, avaliou.
Wanda Tathyana de Castro
Impacto nos recursos hídricos e na agricultura
O Governo de Sergipe acompanha as variações do El Niño, cujo fenômeno tende a influenciar as condições climáticas durante o inverno de 2026 e persistir até meados de 2027.
A atuação do El Niño deve refletir diretamente nos recursos hídricos, na agropecuária e no abastecimento público, especialmente considerando a probabilidade de o fenômeno ser forte a muito forte e se prolongar por vários meses.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
“O monitoramento é essencial para que o Estado e a população possam se preparar com antecedência. Neste momento, a recomendação é acompanhar os boletins climáticos e adotar medidas preventivas, principalmente para minimizar possíveis impactos sobre os recursos hídricos e a produção agrícola”, afirma Wanda.
Entre as orientações dos especialistas para o período de seca estão o uso consciente da água, a manutenção de cisternas, o armazenamento adequado de ração para o gado, a diversificação de plantios com culturas mais resistentes à estiagem e a adoção de técnicas de proteção do solo que ajudem a manter a umidade.
Saiba mais sobre o El Niño em matérias publicadas pelo NE Notícias, aqui.
Veja a previsão do Climatempo para o Inverno 2026:
Climatempo
Com informações da SEMAC
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais: