E os 30? Republicanos, fora

NE Notícias vem advertindo, embora muitas vezes incompreendido por políticos interessados em seus próprios projetos pessoais, que não será fácil, como cantam por aqui, a formação de federações partidárias para as eleições de 2022.

Em Sergipe, foi “formado” o que alguns chamam de “grupo dos 30”, com políticos com potencial eleitoral menor, que seriam candidatos a deputados federais.

Do “grupo”, participa o partido Republicanos.

Alguma coisa tem que ser refeita.

No plano nacional, onde tudo começa, a direção nacional do partido definiu que não fará federação com ninguém.

E aí?

Presos suspeitos de homicídio de casal

Policia Civil
SSP

Policiais civis de Itaporanga D’Ajuda deram cumprimento aos mandados de prisão temporária de Darlisson Kelvem da Fonseca Santos e de Jack Douglas Santos. Eles são investigados por homicídio. As prisões ocorreram nessa quarta-feira (22), nas cidades de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. A ação policial contou com o apoio da 5ª Delegacia Metropolitana (5ª DM) e da Divisão de Inteligência (Dipol). 

De acordo com as investigações, em 21 de abril deste ano, à noite, indivíduos invadiram a residência do casal Márcio José Santos de Santana e Cristiane Gomes dos Santos, localizada na praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda. O crime foi praticado com o uso de arma de fogo. 

Depois de assassinarem o casal, os suspeitos  se dirigiram ao quarto onde um dos  filhos do casal se encontrava escondido  e, demonstrando bastante crueldade, um desses criminosos encostou a arma de fogo em sua perna e disparou. Os autores do crime ainda mataram um dos cachorros das vítimas que correu na direção deles.

Logo após as mortes, a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga D´Ajuda iniciou uma investigação e após diversas diligências obteve provas das participações de Darlisson e Jack Douglas.

O possível motivo do crime são desavenças decorrentes de uma transação envolvendo um terreno no povoado Caueira. Darlisson, que tem uma casa de veraneio na localidade, havia adquirido à vítima Márcio esse terreno e não estava lhe pagando. As investigações prosseguem com a finalidade de identificar outros envolvidos no crime.  

Sintasa e FHS concluem novo Acordo Coletivo do Trabalho

sintasa
Sintasa

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) e outros sindicatos da saúde se reuniram com gestores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), nesta quarta-feira, 22, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para concluir o novo Acordo Coletivo de Trabalho das categorias que entrará em vigor a partir de janeiro de 2022.

De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a gestão prometeu enviar nesta quinta-feira, 23, o novo acordo na Superintendência Regional do Trabalho para que seja validado oficialmente.

O destaque do novo acordo é a implementação do auxílio-alimentação que será iniciado de forma progressiva, sendo R$ 100,00 (janeiro/2022), R$ 200,00 (março/2022) e R$ 300,00 (a partir de maio de 2022).

“Depois de uma longa batalha de mais cerca de 10 anos conseguimos concluir o novo acordo coletivo. Sabemos que nem tudo que pleiteamos conseguimos, mas já é um avanço finalizar o acordo. Este é o presente de natal e Ano Novo que estamos dando aos trabalhadores. Esperamos contar com eles novamente em 2022 porque juntos somos fortes”, disse Augusto Couto.

Diga-se que antes da conclusão do acordo, o Sintasa se reuniu com toda a categoria em Assembleia Geral Extraordinária, em setembro, quando houve a deliberação por parte dos trabalhadores. Só assim o sindicato sinalizou para a gestão que havia concordado com a minuta final do acordo.

Cruzeiro pode não ser o primeiro clube-empresa do Brasil

Embora pareça, com a chegada de Ronaldo, que o Cruzeiro sai na frente, o primeiro do Brasil a virar clube-empresa pode ser o América-MG.

O anúncio oficial pode ser feito na primeira quinzena de 2022.

A proposta está sendo feita pelo fundo americano Kapital Football Group, que já é dono do Bordeaux, na França.

Os entendimentos estão sendo mantidos desde o início deste ano.

O fundo americano pode ficar com 70% de participação. O América pode ficar com 30%.

Turismo: Sergipe fora dos 20 ligares mais buscados no Brasil

Segundo o Decolar, o Rio de Janeiro lidera os lugares mais buscados por brasileiros no Natal e no Réveillon.

Saiba os 20 lugares mais buscados, segundo o Decolar:

1º Rio de Janeiro (RJ)
2º Florianópolis (SC)
3º São Paulo (SP)
4º Natal (RN)
5º Porto de Galinhas (PE)
6º Maceió (AL)

7º Porto Seguro (BA)
8º Balneário Camboriú (SC)
9º Fortaleza (CE)
10º Salvador (BA)
11º Búzios (RJ)
12º Gramado (RS)

13º Ubatuba (SP)
14º Olímpia (SP)
15º Arraial do Cabo (RJ)
16º Ilhabela (SP)
17º Foz do Iguaçu (PR)
18º Paraty (RJ)
19º São Sebastião (SP)
20º Maragogi (AL)

Conselho de alerta para golpe do falso boleto de anuidade 2022

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe recebeu questionamentos de psicólogas e psicólogos inscritos no CRP19 acerca de boletos falsos de anuidade de 2022. Casos recorrentes em outros Estados vinham sendo  monitorados desde o mês de novembro quando foi feito envio do primeiro informe, via email,  aos profissionais  de Sergipe alertando sobre a tentativa de golpe e ainda disponibilizou em suas redes sociais um informativo. 

Por conta desse cenário, o núcleo administrativo financeiro esteve reunido nesta quarta-feira, 22, para definir as estratégias de orientação às/aos profissionais da psicologia em Sergipe. De acordo com a contabilista Tábhata Barros (CRC/SE 006594/O-8), Coordenadora Financeira no CRP19, os boletos da anuidade corrente são encaminhados somente no ano específico a sua competência, ou seja, os boletos vinculados a anuidade 2022 serão encaminhados a partir de janeiro/2022. 

“Esse  um procedimento padrão, adotado por orientação do Conselho Federal de Psicologia. O envio desses boletos é padronizado e realizado de forma automática, direto pelo sistema que esta autarquia utiliza”, certifica Tábhata.

O Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região possui, atualmente, uma média de 3.159 profissionais e pessoas jurídicas ativas que receberão boletos vinculados a anuidade 2022. O CRP19 informa que o endereço eletrônico utilizado para envio de boletos é [email protected], e-mail de domínio do próprio. Os boletos oficiais serão encaminhados a partir da primeira quinzena de janeiro/2022.

“São do Banco do Brasil, o código de barras inicia sempre pelo código do banco, que é o 001, os três primeiros dígitos. No campo de Beneficiário consta o nome CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 19ª REGIÃO, seu CNPJ e endereço  e no campo de Pagador constam os dados da/do profissional, com as informações do nome, endereço e CPF”, alerta. 

“Nos últimos dias houve conhecimento de golpe com envio de boleto fake. Boleto encaminhado por um endereço eletrônico que não pertence ao CRP19, emitido por um banco diferente do qual trabalhamos. No boleto não continha dados específicos do beneficiário e nem do pagador, com vencimento e valor divergentes para anuidade 2022 vinculada a esta autarquia”, completa.

O Conselheiro Tesoureiro  Alberto de Jesus Orge Rocha (CRP 19/0699), lembra ainda que o valor da anuidade permanece o mesmo do exercício 2021 e, pelo quarto ano consecutivo, sem alteração de valor.

“O valor atual é de R$ 520,20 e o profissional pagando até 31/01/2022 obterá o desconto de 15% sobre o valor da anuidade, podendo ser parcelado em 5x no boleto, sem desconto, iniciando o pagamento em 31/01/2022. Qualquer dúvida que o profissional tiver deve entrar em contato com o nosso departamento financeiro, antes de realizar o pagamento através dos telefones (79)3214-2988 / 3213-0984 ou 9 9840-2261, ou via e-mail: [email protected]”, pontua.

Participaram ainda da reunião Henrique Mendonça, o gerente administrativo, e  Ideilda Fernandes, assessora contábil.

Petroleiros em Estado de Greve

Finalizadas esta semana, as assembleias convocadas pela FUP e seus sindicatos confirmaram o indicativo encaminhado à categoria petroleira de deflagração de greve nacional, caso o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Congresso Nacional insistam no projeto de privatização da Petrobrás.

De norte a sul do país, as assembleias aprovaram Estado Nacional de Greve e os petroleiros e petroleiras estão desde já em alerta contra qualquer movimentação do governo federal de dar andamento ao projeto de lei que  autoriza a União a entregar ao mercado financeiro as ações da Petrobrás que ainda restam sob o controle do Estado brasileiro. Bolsonaro chegou a declarar à imprensa que o projeto está sendo construído em parceria com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

“Eles que não tenham a audácia e a ousadia de levarem esse projeto adiante, pois irão enfrentar a maior greve da história da categoria petroleira. Não permitiremos que a Petrobrás seja retirada das mãos do povo brasileiro”, avisa o coodenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, alertando sobre os prejuízos que a população já vem amargando em função do desmonte da empresa. “A Petrobrás está sendo esquartejada e, enquanto isso, o povo ainda paga preços exorbitantes pelos combustíveis”, afirma.

Governo responde por 76% dos ativos da Petrobras privatizados após 2015

Ele chama a atenção para os efeitos da privatização da primeira refinaria da Petrobras, a Landulpho Alves (RLAM), na Bahia, que foi entregue ao fundo Mubadala, por US$ 1,65 bilhão, praticamente metade do valor de mercado estimado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep). Após a privatização, a nova contraladora da unidade suspendeu o fornecimento de óleo bunker para as embarcações matítimas da região.

Também em 2021, foram assinados os contratos para venda da Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no Amazonas, e da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná, ambos os processos com valores subestimados e cercados por denúncias de irregularidades.  “Vamos responder à altura qulquer tentativa de privatização da Petrobras e continuaremos fazendo de tudo para proteger os ativos que ainda pertencem à estatal”, comenta o coordenador da FUP.

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que, de março de 2015 a novembro de 2021, a Petrobrás se desfez de 78 ativos, dos quais 70 no Brasil e oito no exterior, sendo que 76% da privataria ocorreu no governo Bolsonaro, que arrecadou um total de R$ 152 bilhões, com a entrega do patrimônio da estatal.

O Dieese explica que no governo de Michel Temer, a Petrobrás vendeu 15 ativos por R$ 100 bilhões. Já no governo de Dilma Rousseff, a empresa se desfez de quatro ativos, por R$ 9 bilhões. “Esses dados refletem a disposição do atual governo de destruir a Petrobrás, patrimônio dos brasileiros, a preço de banana”, lamenta o coodenador da FUP.

Morreu um dos maiores traficantes de armas de Sergipe

Equipes do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) deflagraram uma ação policial para o cumprimento do mandado de prisão de Jeft Fagner Silva Faria, conhecido como “Dedinho”, 34. Ele estava sendo investigado pelo transporte de munições e de drogas. A ação policial ocorreu na tarde dessa quarta-feira (22).

Segundo as informações policiais, no momento em que os agentes tentaram dar cumprimento à decisão judicial, o investigado reagiu à abordagem. Ele acabou sendo atingido, foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

No veículo que Jeft conduzia, estava sendo transportada farta quantidade de munições de calibre .38, além de tabletes de maconha.

Conforme as investigações, Jeft era um dos maiores traficantes de armas e munições de Sergipe, fornecendo material para um grupo criminoso que atua na região. Jeft já havia sido preso anteriormente pelos mesmos crimes, em 2015 e 2020.

As investigações continuam em andamento para identificar e localizar as demais armas envolvidas nos crimes relacionados a este fato.

IBGE: Sergipe diminui pobreza

O Estado de Sergipe foi destaque nesta quarta-feira (22), pela redução do índice de pobreza, entre os anos de 2019 e 2020, junto aos Estados do Pará, Piauí e Maranhão. A publicação foi feita pela coluna Congresso em Foco, do Portal UOL, com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a publicação, o estado de Sergipe ficou à frente no ranking e conseguiu diminuir em 8,9 pontos percentuais o quantitativo de pessoas pobres no estado. A queda da pobreza dos quatro estados citados foi, também, mais acentuada do que no restante do Brasil.

Para o governador Belivaldo Chagas, o resultado é fruto de um trabalho integrado feito pelo Governo do Estado, com objetivo de reduzir a pobreza, melhorar a qualidade de vida fomentar a economia no estado.

“É um resultado animador de um trabalho que segue forte para ajudar os que mais precisam com os nossos programas sociais, especialmente no combate aos efeitos da pandemia, com o Mais Inclusão, mas também aos efeitos da seca, com o Pró-Sertão, e na entressafra da lavoura no campo, com o Mão Amiga”, ressaltou. 

Principais ações do Governo
Nos últimos anos, o Governo do Estado têm promovido diversas ações voltadas ao combate à pobreza, e recebido reconhecimento por elas. No primeiro semestre deste ano, o Estado foi citado pelo jornal O Globo como um dos que mais disponibilizaram recursos de auxílio à população, durante a pandemia da Covid-19.

Dentre os programas citados, está o Cartão Mais Inclusão, criado para combater a insegurança alimentar e nutricional de famílias em situação de extrema pobreza. O CMais atende a cerca de 20 mil famílias sergipanas, com investimentos de cerca de R$ 40 milhões desde a criação, em abril de 2020.

As famílias cadastradas recebem entre R$ 130 e R$ 200 mensais, pagos não só às famílias em situação de vulnerabilidade, como também autônomos e trabalhadores informais.

Recentemente, um outro programa, Pró-Sertão Bacia Leiteira, também foi criado com o objetivo de fornecer auxílio à população sergipana. Este benefício busca ajudar as famílias inseridas na cadeia produtiva do leite, prejudicada com os efeitos da seca. O projeto contempla o pagamento de quatro parcelas, no valor de R$ 250 cada, para cerca de 3,7 mil famílias cadastradas.

Polícia nas ruas! 4 mortes

5CF2A318 D202 424A 954F EBB3B3DFB0A6

Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (23), a Operação Themis.

A ação policial teve o objetivo de cumprir 16 mandados de busca e apreensão envolvendo nove investigados de integrar associações criminosas e que estão envolvidas com as práticas de tráfico de drogas e posse ou porte ilegal de arma de fogo.

A operação foi deflagrada pela Delegacia de Umbaúba e conta com a participação de cerca de 160 policiais, entre civis e militares.

De acordo com o delegado Gustavo Mendes, o nome da operação remete à deusa grega Justiça. Conforme o delegado, a operação tem como objetivo aumentar a tranquilidade da população no âmbito da segurança pública.

As investigações tiveram início há três meses e foram desencadeadas a partir das denúncias recebidas pela Polícia Civil.

“O objetivo é o de identificar e qualificar pessoas que constituíam organização criminosa de tráfico de drogas e de posse ou porte ilegad de arma de fogo. A investigação teve início a partir de disques-denúncias recebidos de julho até dezembro. Foi feito um filtro e identificou-se que se tratava das mesmas pessoas”, ressaltou. 

A operação conta com o apoio das delegacias de Estância, Lagarto, Riachão do Dantas, Cristinápolis, Propriá, Siriri, Poço Verde; assim como da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães) e Companhia Independente de Operações em Área de Caatinga (Ciopac).

A operação está em andamento.