4ª DM recupera 55 celulares

Equipes da 4ª Delegacia Metropolitana recuperaram durante todo o ano de 2021 55 celulares, a maioria devolvida aos seus proprietários. Os aparelhos foram subtraídos em furtos e roubos e são resultado de apurações feitas pelos investigadores da unidade metropolitana da Polícia Civil. 

Além da recuperação dos aparelhos, investigações também levaram à prisão de autores dos crimes de roubos, furto e receptação. “Apesar de enfrentar o momento da subtração do seu bem, a recuperação do aparelho ameniza a angústia da vítima”, explicou a delegada Carina Rezende, titular da 4ª DM. 

A Polícia Civil reitera a necessidade das vítimas prestarem o boletim de ocorrência e do canal de denúncia anônima da pelo 181 para qualquer informação que leve à autoria dos roubos e furtos. 

Uma das ferramentas utilizadas é o Alerta Celular, da Secretaria da Segurança Pública. O sistema permite que o usuário faça o cadastro dos códigos que identificam cada aparelho celular (IMEI), de números para contato e a emissão de um alerta em casos de roubo, furto ou perda do celular.

Motoboys realizam manifestação em apoio a colega agredido

45EF0DB0 76AC 4B77 9837 7D34C97C833C


Após repercussão do caso envolvendo supostas agressões realizadas por policiais militares durante abordagem no Conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, motoboys se reuniram em frente ao estabelecimento onde ocorreu o fato.

Com gritos de justiça e cobrando explicações da mulher e proprietária do estabelecimento, os motoboys se reuniram e interromperam o trânsito no local por alguns minutos e depois liberaram parcialmente .

Confira o vídeo!

UFS e vacinação contra a Covid-19

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), vem explicar a todos os alunos que o pedido de envio do comprovante de vacinação contra a covid-19 via Sigaa não é procedimento obrigatório. A falta da anexação do documento por erro de sistema ou esquecimento não impedirá a efetivação da matrícula.

No entanto, o discente deve, sem falta, dar ciência no Termo de Ciência e Responsabilidade para a realização das atividades acadêmicas presenciais, também por meio do Sigaa.

A Prograd esclarece ainda que a solicitação do comprovante de vacinação é apenas parte de uma consulta que está sendo realizada para verificar o cenário vacinal da comunidade acadêmica, assim como estão sendo realizadas outras ações voltadas a docentes e técnicos administrativos.

“Informamos que nenhum discente será impedido de fazer a matrícula por não ser vacinado, mas não conseguirá realizá-la caso não indique ciência no termo. Por qualquer razão, os alunos que não anexaram o comprovante serão identificados como ‘não vacinados’”, informa a pró-reitoria.

Aracaju inicia aplicação da Pfizer para reforço da Janssen

A Prefeitura de Aracaju iniciará a aplicação da vacina da Pfizer na população que foi vacinada com a dose única Janssen, dentro da campanha de imunização contra a covid-19. A medida tem como finalidade garantir que as 8.456 pessoas, que se vacinaram com o imunizante e ainda não tomaram a segunda dose, possam receber o reforço. Neste sentido, os cidadãos que fazem parte deste grupo poderão se dirigir a uma das 44 Unidades Básicas de Saúde, a partir de 3 de janeiro, para se vacinar. Nesta nova etapa, a administração municipal também dará início a aplicação da 2ª dose de reforço nos imunocomprometidos, acima de 18 anos.

Reforço Janssen

Para a dose de reforço nas pessoas que receberam a dose única da Janssen, a vacina será disponibilizada nas 44 Unidades Básicas de Saúde da capital, das quais 40 funcionarão de 8h às 16h. Nas outras quatro UBS’s, a imunização ocorrerá em horário estendido, até 18h. São elas: UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo); UBS Augusto Franco (Farolândia); UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário); e UBS Francisco Fonseca (18 do Forte). A vacinação também será ofertada no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

2ª dose de reforço imunocomprometidos

Já a aplicação da 2ª dose de reforço (ou quarta dose), nos aracajuanos imunocomprometidos, acima de 18 anos, será realizada com base na Nota Técnica nº 65/2021, emitida pelo Ministério da Saúde no último dia 20 de dezembro. Pelo documento, a aplicação de uma nova dose de reforço neste grupo prioritário deve ser administrada quatro meses após a 1ª dose de reforço.

Fazem parte do grupo pessoas com imunodeficiência primária grave; em tratamento quimioterápico; transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH); pessoas vivendo com HIV/Aids; em uso de corticóides em doses de 20 mg/dia de prednisona ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; com doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Vacinação Itinerante

A Prefeitura também dará início a uma nova estratégia na Vacinação Itinerante para alcançar as pessoas que ainda não receberam a segunda dose ou a dose de reforço. A Secretaria Municipal da Saúde identificou os bairros onde há maior número de faltosos. Os bairros Santa Maria, Centro, Santos Dumont, Farolândia e São Conrado lideram, entre as localidades onde há maior número de pessoas que ainda não receberam a segunda dose. No Santa Maria, por exemplo, cerca de 5 mil pessoas não concluíram o esquema vacinal. 

TAP CONDENADA por exigência indevida de teste de Covid-19

O 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a companhia aérea TAP a indenizar, por danos morais e materiais, dois passageiros que foram submetidos indevidamente ao teste PCR para detecção da Covid-19, antes do embarque para Portugal.

Os passageiros alegaram que foram informados, por um atendente da TAP, de que não seria necessária a realização do teste, uma vez que ambos portavam certificado de vacinação emitido na Suíça. No momento do check-in, porém, foram surpreendidos com o pedido de apresentação do exame como requisito obrigatório para o embarque. 

Ainda de acordo com os autos, ambos foram até o local onde os testes eram realizados, no aeroporto de Guarulhos (SP), e tiveram que efetuar o pagamento de R$ 560 pelos exames — que acabaram não sendo requisitado no desembarque em Portugal. “Foi necessária apenas a apresentação do cartão de vacinação suíço”, disseram. 

A TAP, por sua vez, argumentou que não houve conduta ilícita, pois agiu pautada na boa-fé e prestou todas as informações necessárias. Disse ainda que a ligação entre os requerentes e o call center da companhia comprova que foi repassada a informação correta de que não seria necessário apresentar o teste PCR. Afirmou, por fim, que não há comprovação nos autos sobre os fatos narrados. 

Ao julgar o caso, a juíza entendeu ser abusiva a exigência de realização do teste PCR, uma vez que a empresa, em seu site e por telefone, informou aos requerentes que não seria necessária a apresentação do exame. Por isso, de acordo com a magistrada, a empresa cometeu “crassa falha de serviço” ao impedir que os passageiros embarcassem. 

Pela decisão, a TAP terá que ressarcir aos autores a quantia de R$ 560, a título de dano material, além de R$ 6 mil, sendo metade para cada autor, por danos morais. Cabe recurso. Com informações da assessoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

0746696-04.2021.8.07.0016

IPVA em Sergipe: calendário

O Diário Oficial de Sergipe publica nesta quinta-feira, 30, Calendário Oficial de pagamento do IPVA.

Veja o calendário:

Terminação placaCota c/desconto de IPVACota s/desconto de IPVAFiscalização
131/mar29/abrJunho
231/mar29/abrJunho
331/mar31/maiJulho
431/mar31/maiJulho
531/mar30/junAgosto
631/mar29/julSetembro
731/mar31/agoOutubro
831/mar30/setNovembro
931/mar31/outDezembro
031/mar30/novJaneiro/2023

Influenza: medidas e sintomas

O aumento exponencial de casos da gripe Influenza A H3N2 em Sergipe traz um alerta a população para adotar os cuidados preventivos contra o vírus que tem se espalhado por todo Estado. O uso de máscara, a higienização das mãos e superfícies e manter o distanciamento social são atitudes que evitam o contágio.
As pessoas que apresentam sintomas gripais devem ficar em casa. Essa atitude pode evitar um possível agravamento do quadro clínico como também que o vírus seja transmitido a outros indivíduos. “É muito importante que a cadeia de transmissão seja interrompida, mas isso não depende apenas das ações dos gestores da saúde, é preciso também do engajamento da população. Então, nestas festas de fim de ano, vamos evitar as aglomerações”, orientou Mércia Feitosa.
A secretária lembra que Sergipe, a exemplo do que ocorre no país e no mundo, ainda enfrenta a pandemia do novo coronavírus, embora o momento atual sinalize para um maior controle do vírus, conforme atestam os números da Covid-19 no Estado. 

Sintomas do H3N2

Os sintomas do vírus Influenza A H3N2 são semelhantes aos da gripe sazonal que são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza, mas tem o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas.

Sintomas da Covid-19

No início da pandemia, os sintomas da Covid-19 eram febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato. O surgimento de novas variantes alterou a sintomatologia da doença. Assim, quando a Delta se espalhou pelo planeta, os sintomas mais comuns da doença passaram a ser febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.

A variante Ômicron traz outro padrão sintomático, segundo apontam os cientistas. Os infectados sentem dores pelo corpo, dor de cabeça e de garganta e, sobretudo, um cansaço extremo.

Hemose: Doação de sangue abre na véspera de Ano Novo

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que devido ao ponto facultativo do Ano Novo, nesta sexta-feira, 31, o serviço de doação de sangue funciona em horário reduzido, das 7h às 11h, para atendimento dos cidadãos. Apenas o serviço de dispensação de sangue e hemocomponentes destinados à rede hospitalar, permanecem funcionando em regime de plantão 24 horas.

No sábado, 1° de janeiro, feriado, e domingo, 2, não tem expediente. Na segunda-feira, 3, a unidade retorna o funcionamento no horário regular, das 7h30 às 17h.

A diretora da Fundação de Saude Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, convida a população para doar sangue, e ajudar a manter os estoques em nível de segurança  para suprir a demanda hospitalar.

“O Hemocentro tem a responsabilidade de  atender a demanda de todas as unidades hospitalares e maternidades do Sistema Único de Saúde – SUS, na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão sanguínea”, salientou a gestora.

De acordo ainda, com Luciana Déda, o principal desafio do Hemose é fidelizar doadores, ou seja, cidadãos que doam sangue com frequência, respeitando os intervalos. “Três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação”, alertou ela.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta, não remunerada. Para ser doador é preciso ser saudável, estar bem alimentado, ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos.

O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e deve ter um repouso de pelo menos horas. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 a 60 minutos.

Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Influenza mata 10 em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta quinta-feira, 30, 10 óbitos causados pela Influenza no Estado. Diante do aumento da circulação do vírus em Sergipe, a SES orienta a população que apresenta a síndrome gripal leve a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, permitindo que os casos de síndrome respiratória aguda grave, sejam tratados nas unidades hospitalares.

Conforme a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, os óbitos confirmados nesta quinta são de idosos com comorbidade. “Alguns óbitos já estavam em investigação e veio a confirmação de Influenza A H3N2, os outros óbitos não foram subtipados, ou seja, eles são de influenza A, mas ainda não sabemos se são do subtipo H3N2. O perfil dos óbitos são de idosos com comorbidades (hipertensos, cardiopatas asmáticos)”, disse.

A secretária conta que a maioria dos atendimentos realizados nos hospitais são de pacientes que apresentam sintomas leves da doença. “Desde o início falamos que a maioria dos casos apresentam sintomas leves, 90% dos atendimentos que tem nos hospitais são de sintomas gripais leves, que é atendido, tratado e referenciado para casa, sob observação ou sob orientação de, se casos se agravar, retornar. Nós temos que começar a separar isso, a síndrome respiratória aguda grave necessita de uma internação, a síndrome gripal leve pode ser acompanhada na Unidade Básica de Saúde e monitorada dentro do próprio domicílio”, reforça.

Para dialogar com os municípios, a SES convocou nesta semana todos os secretários municipais de saúde e coordenadores de Atenção Primária e Vigilância, para orientar sobre a importância das UBSs nesse momento. “A gente vem organizando a rede e orientando para que a Unidade Básica também se organize, tenha uma estratégia de atendimento. Essa estratégia é fundamental já que lá acontece a triagem de um paciente leve, e de um paciente mais grave”, destaca Mércia Feitosa.

Recomendações
A SES reforça a necessidade de continuar seguindo as medidas de prevenção contra as síndromes gripais, a exemplo do uso da máscara, distanciamento e higienização das mãos.
“Estamos entrando em um momento de festividade, essa festividade pode ser um disparador de novos casos, então fizemos essa orientação, fizemos antes do natal, reforçamos hoje porque o Réveillon é literalmente uma festa de maiores festividades. Quem está com qualquer sintoma gripal, não deve participar de festejos que tenham outras pessoas, festejos em massa, aglomerações , porque ele está possibilitando essa transmissão, no momento que temos em Sergipe a confirmação do vírus de forma sustentada, temos que pensar no coletivo”, finaliza a secretária.

Um óbito por Covid nesta quinta

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informa que nesta quinta-feira (30), foram registrados oito novos casos de Covid-19 e um óbito. No total, 278.507 pessoas testaram positivo para a doença e 6.057 morreram. O óbito confirmado é de uma mulher, 94 anos, de Itabaianinha, com hipertensão e litíase renal bilateral.

As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento nove pacientes. São seis na rede pública e três na rede privada.