Horário de shoppings no fim de ano

Até a próxima quinta-feira, 30 de dezembro, os shoppings RioMar Aracaju e Jardins operam normalmente, das 10h às 22h. No último dia do ano, 31 de dezembro, todas as lojas de compras abrem das 9h às 18h.

No sábado, 1º de janeiro, dia em que se comemora a Confraternização Universal, o Cinemark e os restaurantes Ferreiro Grill, Camarada Camarão e Madero, localizados no RioMar Aracaju, funcionam de acordo com os horários das respectivas redes. Praças de alimentação, demais lojas e quiosques vão estar fechados.

Já no Shopping Jardins, as operações de alimentação e lazer funcionam das 12h às 21h no dia 1º de janeiro de 2022. Demais lojas e quiosques estarão fechados.

Durante este período de festas de final de ano, os cinemas e os hipermercados operam de acordo com a programação das redes Cinemark e GBarbosa, respectivamente.

Estados, Sergipe inclusive, mantêm vacinação contra a Influenza

A epidemia de gripe que se alastrou por alguns estados do país provocou a corrida da população para tomar a vacina contra o vírus Influenza. Diante da grande procura, secretarias estaduais buscam ampliar neste fim de ano a imunização de pessoas que não participaram da campanha de vacinação, que foi iniciada no começo de 2021.ebcebc

No entanto, as vacinas disponíveis não protegem contra a gripe H3N2, nova cepa responsável pelos casos registrados. O Instituto Butantan, responsável pelas vacinas contra a gripe, deve iniciar a produção de vacinas atualizadas contra a nova variante a partir de janeiro.

A campanha de imunização contra a gripe foi lançada em março pelo Ministério da Saúde e deveria durar até julho. Inicialmente, seriam vacinados somente as pessoas de grupo prioritário, mas diante da baixa procura da população, a campanha foi estendida para todas as faixas etárias.

22% a mais de IPVA em 2022

Não há nem haverá (o governo assegura) projeto na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Além do mais, há os prazos estabelecidos no Código Tributário.

Mesmo assim, haverá aumento de 22% no imposto em 2022.

A queda de ofertas fez os usados valorizarem mais de 20% no País.

Petrobras recorre de decisão que beneficia Sergipe

Como NE Notícias informou, Sergipe obteve recente “vitória” sobre a Petrobras.

Os Estados de Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas e Ceará pediram, recentemente, que a Justiça vetasse (proibisse) aumento no preço do gás.

A Petrobras propôs:

referência de indexadores ligados ao GNL e ao Brent, opção de parcelamento e possibilidade de redução dos volumes nos contratos de maior prazo.

Sobre as derrotas judiciais, diz a Petrobras decidiu:

Interpor os recursos e ações cabíveis com vistas ao estabelecimento de preço de mercado para a venda do gás.

A justiça concedeu liminares beneficiando os Estados de Sergipe, Ceará e Alagoas. A Petrobras ganhou no Espírito Santo.

Alckmin no PSB. E Sergipe?

A jornalista Malu Gaspar, de O Globo, informa hoje (29) que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido) “está decidido”a se filiar no PSB.

Embora sua filiação viabilize a chance de vitória de Márcio Coimbra (SP), enfrenta resistências dentro do próprio PSB.

Segundo a jornalista, as resistências partem da deputada Tabata Amara e de seu namorado, o prefeito de Recife, João Campos.

Ainda de acordo com a jornalista, o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, está “impaciente” com o PT, que não estaria atendendo exigências”petistas, como a garantia de que Alckmin será o candidato a vice na chapa a ser comandada pelo ex-presidente Lula (PT).

Em Sergipe, pelo menos até agora, não seria problema.

O ex-senador Eduardo Amorim votou nas prévias no presidenciável João Doria e cobtinua comandando o diretório estadual do PSDB.

Eduardo foi levado para o PSDB por Alckmin.

Valadares continua internado

O ex-senador Valadares continua internado na Unidade  Semi-Intensiva do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

Estável, em uso de antibiótico para tratamento de uma infecção urinária.

Evolui em melhora clínica.

Segue aos cuidados da cardiologista clínica: Dra Silvia Pinella e da equipe cirúrgica do Dr Fábio Jatene. 

Nenhum óbito por Covid em Sergipe, 7 novos casos

A Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim epidemiológico, informa que nesta terça (28), foram registrados sete novos casos de Covid-19 e nenhum óbito. No total, 278.489 pessoas testaram positivo para a doença e 6.056 morreram. 

As últimas informações sobre UTIs e enfermarias nas unidades de saúde de Sergipe apontam que estão internados no momento 30 pacientes. São oito na rede pública e 22 na rede privada.

boletim covid ses 28 dez 2021
No total, 278.489 pessoas testaram positivo para a doença e 6.056 morreram no estado

Vacinação

Foram enviadas aos municípios 3.773.841 doses. Destas, 1.736.819 foram aplicadas como primeira dose;  1.510.813 como segunda dose;  40.125 como dose única e 213.421 como dose de reforço. A cobertura vacinal de primeira dose está em 76,63% e 66,88% estão com a imunização completa.

Primeira morte por Influenza em Sergipe

hospital socorro
Junior Matos / SES

Foi confirmada nesta terça-feira, 28, a primeira morte pela Influenza H3N2 em Sergipe.

A vítima era uma mulher de 36 anos de idade residente em Aracaju, mas que estava internada no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.

Era portadora de bronquite asmática.

Ela morreu no último dia 20.

Foi realizado exame para a Covid, com resultado negativo, e influenza, com resultado influenza A Sazonal/H3 no dia 19 de dezembro.

Ou seja, resultado positivo.

Já foi detectado o vírus em em 32 municípios.

Feriados em Sergipe em 2022

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial na segunda-feira (27), o decreto Nº 41.070, que divulga os dias de feriados nacionais, estaduais e define os pontos facultativos nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual – Poder Executivo, para o ano de 2022.

calendario ne
Calendário NE / Freepik

As datas são divulgadas todo ano para cumprimento pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

Os casos dos feriados declarados em leis municipais deverão ser observados pelas repartições estaduais localizadas nos respectivos municípios.

Confira o decreto com a lista completa de feriados e pontos facultativos.

Bahia confirma mais uma morte por causa das chuvas

Subiu para 21 o número de mortes resultantes das fortes chuvas que atingem a região centro-sul da Bahia. O balanço foi atualizado na tarde desta terça-feira (28) pelo governo no estado.

A morte mais recente foi a de um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite de segunda-feira (27), mas acabou se afogando. O número de feridos permaneceu em 358. Um total de 136 municípios do estado decretaram situação de emergência. 

chuvas alagamento bahia dez 2021
Manu Dias/GOVBA

O número de pessoas desabrigadas é de 34.163, enquanto o de desalojados soma 42.929. Os desalojados são pessoas que tiveram que abandonar o local de residência, de forma temporária ou definitiva, mas que não depende de abrigo fornecido pelo governo. Já os desabrigados são aquelas pessoas que tiveram que sair de casa e que dependem de um abrigo provido pelo poder público. 

Pela manhã, quatro ministros do governo federal sobrevoaram as regiões atingidas por chuvas na Bahia e se reuniram com o governador do estado, Rui Costa. Eles também anunciaram medidas para auxiliar o esforço de atendimento à população desabrigada e prometeram recursos futuros para a reconstrução da infraestrutura e de moradias.

A Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o governo estadual. A cidade de Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil, com 769,8 milímetros (mm) de chuva, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais de cinco vezes o volume esperado para dezembro (148,0 mm).