Anvisa recomenda ao Ministério da Saúde a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro

Diante do aumento repentino de casos de infecção por Covid-19 detectados nas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira e tendo em vista os dados epidemiológicos nacionais e mundiais, especialmente sobre o aparecimento e a transmissão em território nacional da variante Ômicron, a Anvisa recomendou ao Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (31/12), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico.

Após investigações epidemiológicas realizadas pela Agência e pelas autoridades de saúde locais, dois navios tiveram suas atividades interrompidas ao longo desta sexta-feira: o Costa Diadema, que estava atracado em Salvador (BA), e o MSC Splendida, que está no Porto de Santos (SP).

A recomendação da Anvisa segue o disposto na Lei 13.979/2020, que definiu que as medidas de restrição excepcional e temporária para entrada no país, por rodovias, portos ou aeroportos, e de locomoção interestadual são de competência conjunta dos Ministros de Estado da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura e que a adoção da medida deve ser precedida de recomendação técnica e fundamentada da Agência.

A retomada das operações dos navios de cruzeiro para a temporada de 2021/2022 foi prevista pela Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658, de 5 de outubro de 2021, em cenário epidemiológico anterior à notificação mundial sobre a identificação da nova variante de preocupação, a Ômicron, que foi relatada pela primeira vez à Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.

Os dados disponíveis até o momento apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rápido do que outras variantes e que pode contornar parte da proteção imunológica de vacinas e casos anteriores de Covid-19.

Nesse cenário, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, na data de ontem, 30/12, atualizou o nível de alerta “COVID-19 Travel Health Notice” de 3 para 4, o nível mais alto possível, o que reflete o aumento de casos a bordo de navios de cruzeiro desde a identificação da variante Ômicron.

A recomendação da Anvisa também considerou que, mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros no âmbito dos municípios e estados, estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para Covid-19 em seus territórios.

A manifestação da Agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção.

A recomendação encaminhada pela Anvisa nesta tarde não afeta, por ora, as operações de navios de cruzeiro. Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes e sob supervisão da Agência, que pode atuar – como vem atuando – para fazer cumprir os protocolos e proteger a saúde das pessoas.

Por fim, a Anvisa ressalta que, considerando as competências legais, é necessária manifestação do Ministério da Saúde sobre o cenário epidemiológico, nos termos da Portaria Interministerial 663/2021, e da Portaria GM/MS 2.928/2021.

Desoneração da folha para 17 setores é prorrogada até 2023

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a prorrogação até o fim de 2023 da desoneração da folha de pagamento das empresas dos 17 setores da economia que mais geram empregos. A sanção do Projeto de Lei (PL) 2.541/2021 foi publicada ontem (31), data em que o benefício fiscal se encerraria, no Diário Oficial da União. O projeto foi sancionado integralmente, sem vetos e já está em vigor.ebcebc

O projeto, aprovado em dezembro passado pelo Senado, diz que as empresas beneficiadas podem optar por deixar de pagar a contribuição previdenciária calculada sobre a folha de pagamentos, de 20% sobre os salários dos empregados, e continuar a contribuir com a alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%. Em tese, a iniciativa oferece um maior incentivo para a contratação de pessoal.

A medida beneficia as empresas de transporte rodoviário coletivo e de cargas, metroferroviário de passageiros, empresas de informática, de circuitos integrados, de tecnologia de comunicação, do setor da construção civil, empresas de obras de infraestrutura, empresas de call center, calçados, confecção/vestuário, couro, jornais e empresas de comunicação.

A legislação também prorroga o prazo referente a acréscimo de alíquota da Contribuição Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Serviços do Exterior (Cofins-Importação).

“O projeto sancionado tem capacidade de oferecer estímulos aos setores beneficiados à necessária retomada da economia, principalmente, em face da diminuição de encargos fiscais a cargo dos empregadores”, informou o Ministério da Economia.

Apostadores fizeram a Mega, 30 Quinas e 150 Quadras

Os apostadores que fizeram o Bolão, em Campinas (SP), não fizeram apenas a Mega da Virada

Fizeram também 30 Quinas e 150 Quadras.

Eles jogaram na loja Campeão da Barão.

Os apostadores fizeram 14 cotas.

Colide em poste e foge na Praia Formosa

Na madrugada deste sábado, 1, um homem colidiu o carro no poste e fugiu na Praia Formosa, 13 de Julho, em Aracaju.

A frente do veículo ficou praticamente destruída.

Depois que for identificado, o motorista será levado para as devidas providências.

Sergipe: 8 novos infectados, nenhum óbito

Neste sábado, primeiro dia de 2022, nenhum óbito por Covid-19.

Oito novos infectados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 278.538 pessoas testaram positivo para a doença.

Morreram 6.057 pacientes.

Acidente, na praia de Jatobá, na Barra

Oito feridos, entre eles duas crianças, em acidente ocorrido no final da manhã deste sábado, 1, na praia de Jatobá, no município de Barra dos Coqueiros, bem perto de Aracaju.

O condutor do carro foi preso em flagrante.

Todos as vítimas foram socorridas pelo Samu.

Aluno PM morre em acidente

Na madrugada deste sábado, 1, o aluno do Curso de Formação de Soldado Otávio Santos Ferreira morreu em acidente automobilístico nas proximidades do Shopping RioMar, em Aracaju.

Otávio perdeu o controle da direção do veículo que dirigia e bateu em um poste na avenida Delmiro Gouveia.

O aluno do CF de Soldado não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

PM morre

Morreu, nesta sexta-feira, 31/12, o soldado Isaac Galvão de Souza Magalhães, 37 anos. 

Ele fazia parte da Corporação desde 2014 e desempenhava funções na 1° CIPM, em São Cristóvão.

O corpo do militar foi sepultado na Colina da Saudade.

Primeiro bebê de 2022 em Sergipe

O  primeiro bebê a nascer  na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), foi  menino, nasceu  pesando 3.440kg. 

A criança chegou ao mundo às 00h10 de 01 de janeiro de 2022. 

O procedimento foi feito  dentro dos padrões de saúde, de forma acolhedora, qualificada e humanizada.O bebê e a mãe, Amanda da Silva Santos, passam bem.

Vida nova no novo ano!

Cúpula nacional do PSD quer Mitidieri

A oposição, que em 2018 se dividiu em duas – Antonio Carlos Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB) – agora se divide em 3 para as eleições de 2022.

Além da pré-candidatura de Rogério, a oposição fala em candidatura bolsonarista e Alessandro Viera (Cidadania).

Alessandro não disputará a Presidência da República.

Informou o jornal O Globo:

Em Sergipe, a indefinição na escolha do sucessor de Belivaldo Chagas (PSD) já gerou uma fissura na base.

O PT apresentou como pré-candidato ao Executivo o senador Rogério Carvalho, que tem feito críticas a Belivaldo.

A cúpula do PSD tenta emplacar a candidatura do deputado Fábio Mitidieri, mas há movimentações nos bastidores por outros postulantes, como o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

O PSD é o mesmo partido ao qual está filiado o governador Belivaldo Chagas.

Se quiser, o candidato governista será Ulices Andrade, atual vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado.