TCU responsabiliza Janot e Deltan por diárias e passagens da “Lava-Jato”

Levando em conta a falta de fundamentação adequada, as perdas para os cofres públicos e ofensa ao princípio da impessoalidade, o Tribunal de Contas da União decidiu responsabilizar Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República, e Deltan Dallagnol, ex-procurador, pelo pagamento de cerca de R$ 2 milhões em diárias e passagens a procuradores da finada operação “Lava-Jato”.

Os procuradores recebiam ajuda financeira para trabalhar em Curitiba, como se estivessem em uma situação provisória de trabalho, em vez de ser oficialmente transferidos para a capital.

rodrigo janot
Fellipe Sampaio / STF

Os ministros da 2ª Câmara do TCU acompanharam parecer do relator do caso, ministro Bruno Dantas, que convertia o processo em que os gastos eram questionados em tomada de contas especial, constituindo um novo processo específico.

A representação foi apresentada pelo Ministério Público junto ao TCU e por parlamentares. Em seu voto, Bruno Dantas ressaltou que a irregularidade do pagamento de diárias não se refere à forma de organização interna do Ministério Público Federal, mas sim à gestão puramente administrativa dos recursos humanos do órgão.

“O modelo de gestão escolhido deliberadamente pela alta administração da Procuradoria-Geral da República adotou como regra a ser executada ao longo dos anos uma prática concebida para ser excepcional e limitada no tempo e no espaço exatamente porque é muito onerosa aos cofres públicos.”, apontou.

Esse modelo, apontou Dantas, onerou indevidamente os cofres públicos em R$ 2,2 milhões, o que equivale a R$ 2,7 milhões em valores atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele afirmou que ficaram caracterizadas ao menos três irregularidades: “Falta de fundamentação adequada para a escolha desse modelo, visto que alternativas igualmente válidas não foram devidamente consideradas; violação ao princípio da economicidade, porquanto o modelo escolhido mostrou-se mais dispendioso aos cofres públicos; e ofensas ao princípio da impessoalidade, tanto na opção pelo modelo mais benéfico e rentável aos participantes quanto na falta de critérios técnicos que justificassem a escolha de quais procuradores integrariam a operação”.

Estabelecer ou não o sistema de plantão para o trabalho dos procuradores está no escopo de discricionariedade da administração do Ministério Público, argumentou Dantas, mas isso não exclui a necessidade de adotar princípios fundamentais que regem a administração pública, como os da eficiência, da economicidade e da moralidade.

Após a decisão colegiada, Bruno Dantas vai enviar um despacho mandando citar os responsáveis (além de Janot e Dallagnol, também foi responsabilizado o ex-procurador-chefe do Paraná, João Vicente Romão). Eles vão receber uma guia para devolver os valores aos cofres públicos, ou poderão apresentar defesa em 15 dias.

Clique aqui para ler o acórdão
TC 026.909/2020-0

Belivaldo sente mal-estar e realiza tomografia do crânio

belivaldo chagas 021220
Mário Sousa / ASN

O governador Belivaldo Chagas (PSD) revelou, durante entrevista na Sergipe FM, que realizaria tomografia do crânio na tarde desta terça-feira, 12.

O exame médico é radiológico e permite explorar partes do corpo através de imagens de alta resolução.

Disse o governador na entrevista:

“Estou saindo às pressas, marquei uma tomografia do crânio, pois tive um mal-estar ontem, rápido e passageiro, mas o médico pediu para fazer uma tomografia.”

Belivaldo

ITPS orienta consumidores para as compras de Páscoa

Com a chegada da Semana Santa e da Páscoa, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) orienta os consumidores para que fiquem atentos na hora de comprar os pescados e os chocolates em geral.

A principal orientação é ficar de olho no peso dos pescados, alimento cujo consumo é tradicional neste período. “A legislação determina que peixes em conserva, pré-embalados ou congelados devem trazer na embalagem, de forma clara, a indicação do peso líquido. É importante também que o consumidor saiba que esse peso se refere somente ao produto e não considera a embalagem e, no caso dos congelados, a camada de gelo”, explica o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade.

Nos casos em que houver dúvida em relação ao peso, conforme o diretor-presidente, o consumidor pode checar o peso do produto. “Para ter certeza da quantidade que está levando, o consumidor pode procurar uma balança no estabelecimento comercial e fazer ou solicitar a conferência do peso do produto. Caso encontre divergências nas informações, a orientação é buscar outro produto e relatar a irregularidade à Ouvidoria do ITPS”.

Mas o alerta também vale para as situações em que o consumidor compra peixe fresco. Neste caso, a orientação é acompanhar a pesagem e o processo de embalagem do produto. “Ao adquirir o peixe fresco, seja na feira, mercado ou supermercado, o consumidor deve observar a pesagem do produto e, principalmente, se atentar para a balança, que deve estar em local visível e ter o selo do Inmetro, o que comprova a confiabilidade da medição”, completa.

Chocolates

As vendas dos ovos de Páscoa estão em alta neste período, principalmente, porque as lojas estão funcionando normalmente e os canais de venda on-line se popularizaram. Para esses produtos, também vale a dica da observação do peso.

“Muitas vezes, as pessoas se guiam pela numeração do ovo de Páscoa, mas a informação indicada na embalagem serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais, pois cada marca adota uma escala de tamanho diferente. Então, o melhor é se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem. Esse peso deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes”, aconselha Kaká Andrade.

Assim como os brinquedos, os brindes ofertados junto aos ovos de Páscoa também devem trazer o selo do Inmetro. Além disso, na embalagem do chocolate, deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”, além da indicação da faixa etária da criança que poderá fazer uso do brinquedo.

Fiscalizações

Visando a proteção do consumidor, o ITPS fiscaliza, do ponto de vista quantitativo, os principais produtos pré-embalados (aqueles que são embalados na ausência do consumidor) adquiridos no período da Páscoa. O objetivo é garantir que o cidadão está adquirindo produtos cujo peso indicado na embalagem confere com o seu peso real.

“Os peixes em conserva, pré-embalados ou congelados, assim como os demais itens envolvidos no preparo do cardápio da Semana Santa, a exemplo do leite de coco, azeite, coco ralado, entre outros, são coletados pelos agentes fiscais do ITPS e passam por pesagem em laboratório. O mesmo acontece com o ovo de páscoa, barra de chocolate, caixa de bombom, bombons em geral e colomba pascal. No caso dos ovos de Páscoa, a ação envolve ainda a checagem do brinquedo oferecido como brinde, que deve ostentar o selo do Inmetro, evidenciando que é seguro para as crianças”, finaliza o diretor-presidente do ITPS.

Fernandinho diz que não espera renovar com City

O meio-campista Fernandinho, do Manchester City, disse nesta terça-feira (12) que não espera assinar a extensão de seu contrato para continuar na equipe após o final da temporada, surpreendendo até o técnico Pep Guardiola com a decisão. ebcebc

meio campista fernandinho
Manchester City FC/Reprodução

O volante, de 36 anos, que disputou mais de 370 jogos em todas as competições pelo City desde sua chegada do Shakhtar Donetsk em 2013, e ajudou o clube a garantir quatro títulos de Premier League além de seis Copas da Liga, prorrogou o contrato por um ano em junho do ano passado.

Em entrevista antes da partida contra o Atlético de Madri pelas quartas de final da Liga dos Campeões na quarta-feira (13), Fernandinho disse que não está surpreso com o pouco tempo que tem jogado nos últimos meses. 

Empresário deixou Laércio Oliveira

Causou surpresa no meio empresarial e político o rompimento entre os empresários Marcos Pinheiro e Laércio Oliveira, este deputado federal e pré-candidato ao Senado. Informações de bastidores colhidas pelo NE NOTÍCIAS revelam que, por trás do fim de uma relação de amizade que durava décadas, estão interesses empresariais conflitantes e apoio para uma candidatura a deputado estadual. 

marcos pinheiro laercio oliveira
Marcos Pinheiro e Laércio Oliveira – Arquivo

Pinheiro filiou-se ao PL de Valmir de Francisquinho, que faz oposição ao agrupamento ao qual Laércio Oliveira faz parte. O empresário ficou extremamente insatisfeito com a frieza de Laércio em relação à sua candidatura, inicialmente, a deputado federal, uma vez que Laércio sempre disse que não seria candidato à reeleição. Apesar de ser homem da extrema confiança e linha de frente de Laércio, o mesmo não vinha correspondendo às expectativas do então amigo, que no meio do caminho resolveu partir para uma campanha de deputado estadual. Mas mesmo assim, Laércio permanecia frio aos desejos políticos do amigo. 

Aos mais próximos, Marcos Pinheiro disse que a saída do grupo liderado pelo deputado federal foi uma estratégia para se sentir mais à vontade para defender o presidente Bolsonaro em Sergipe. Mas quem acompanha os bastidores dessa relação sabe que esse não foi o motivo. E passa, inclusive, por interesse em um determinado contrato privado. Vale lembrar que Pinheiro preside a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e está no Conselho do SEBRAE por indicação do próprio deputado. 

Laércio enfrenta um período de turbulências. E a saída de Pinheiro do seu agrupamento pode tornar a sua intenção de se manter no controle da FECOMÉRCIO ainda mais difícil. Há anos à frente da poderosa entidade empresarial, o deputado federal tenta emplacar seu sócio, Fernando Carvalho, como presidente. O nome não tem sido digerido pelos empresários do setor com direito a voto.

Morre o radialista Coutinho Gouveia

Morreu o radialista Coutinho de Gouveia.

Trabalhou em Itabaiana e na rádio Jornal, em Aracaju.

Sofreu quatro paradas cardíacas no último dia 23 e estava internado na UTI do Hospital Cirurgia, em Aracaju.

Tinha 61 anos de idade.

Petrobras: Comitê recomenda nome de Bolsonaro

O Comitê de Pessoas da Petrobras considerou que José Mauro Ferreira Coelho preenche todos os requisitos para ocupar a presidência da empresa. Reunido ontem (11), o grupo avaliou que não há nada que impeça a eleição de Coelho na Assembleia Geral Ordinária da empresa, marcada para amanhã (13).ebcebc

Depois de eleito, José Mauro Coelho ainda terá seu nome submetido ao Conselho de Administração da empresa, onde precisará ser aprovado.

Na reunião de ontem, o comitê também avaliou o nome de Eduardo Karrer para integrar o Conselho de Administração e considerou que ele preenche todos os requisitos para a função.

José Mauro Ferreira Coelho foi indicado para a presidência da Petrobras na última semana, depois que Adriano Pires, inicialmente nomeado para substituir Joaquim Luna e Silva, ter desistido do cargo.

23 feridos em New York; 5 em estado grave; atentado

Várias pessoas foram baleadas nesta terça-feira (12), em uma estação de metrô de Nova York.ebcebc

Artefatos explosivos foram encontrados na área, informam os veículos de comunicação locais, citando fontes do Corpo de Bombeiros.

O incidente ocorreu durante o horário de fluxo matinal de pessoas na estação de metrô da Rua 36, no bairro de Sunset Park, no Brooklyn.

NE NOTÍCIAS

Cinco pessoas ficaram estado de saúde crítico

Criminoso continua foragido.

23 feridos no atentado.

Sergipe registra aumento de 62% no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju

Foi divulgado pela Aena Brasil, empresa espanhola que administra o Aeroporto de Aracaju – Santa Maria, o aumento de 62% do fluxo de passageiros no terminal no mês de março, em comparação com o mesmo período no ano passado. Conforme o levantamento, em março de 2022, houve uma movimentação de 79.127 passageiros nos voos domésticos, e no acumulado dos três primeiros meses deste ano, Sergipe recebeu 245.367 passageiros, representando uma alta de 16,5% em comparação com o mesmo período em 2021.

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, comemora essa notícia enfatizando que o aumento do fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju é demonstrado claramente em números, e é fruto de um trabalho de parceria do Poder Público com o setor privado e todos aqueles que se esforçam pelo desenvolvimento do turismo de Sergipe. “Desde que iniciou a pandemia, o Governo do Estado juntou-se com a Prefeitura de Aracaju e também com as outras prefeituras, assim como os empresários, o setor de hotelaria, setor de eventos, bares e restaurantes, empresas de receptivo, guias de turismo, locadoras de veículos, espaços de eventos e instituições, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe, do Senac, Fecomércio, por entender que dando as mãos esse trabalho teria um resultado positivo e que, de fato, está ajudando muito na nossa retomada”, destacou Sales Neto.

Polícia Civil prende suspeito de roubo

Em operação conjunta entre a 9° Delegacia Metropolitana (9ª DM) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), com o apoio da Divisão de Inteligência (Dipol), foi preso Juliano Pereira dos Santos, conhecido como “Jhog”, 20. Ele é suspeito da prática de roubos na região do bairro Santa Maria, em Aracaju. A ação policial ocorreu na manhã desta terça-feira (12).

De acordo com as investigações, o suspeito teria praticado diversos e sucessivos roubos na localidade. Em um dos crimes, o suspeito, junto com outro homem, abordou as vítimas, utilizando-se de arma de fogo. Nas investigações, verificou-se que em um dos celulares roubados foi inserido um chip em nome do investigado.

Ainda conforme as informações policiais, está sendo apurado se ele possui envolvimento na prática de homicídio.

No cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma residência, as equipes encontraram um revólver calibre 22, que pode ter sido utilizado na prática dos crimes.