Ídolo do Corinthians, Freddy Rincón está em estado grave após acidente

O ex-jogador Freddy Rincón, que fez história jogando pela seleção colombiana de futebol e por times como Corinthians, Palmeiras e Real Madrid, foi submetido nesta segunda-feira (11) a uma intervenção cirúrgica por conta de um traumatismo craniano encefálico grave, e suas condições de saúde são críticas, informou a clínica onde recebe atendimento médico. 

O ex-atleta de 55 anos estava em uma caminhonete em uma rua central da cidade de Cali, capital do departamento do Vale do Cauca, a 250 quilômetros sudoeste de Bogotá, quando o veículo foi atingido de forma violenta por um ônibus, segundo informaram autoridades de trânsito da cidade, que investigam o acidente.

Os outros quatro ocupantes da caminhonete e o motorista do ônibus também ficaram feridos no acidente, acrescentaram as autoridades. 

ebc
ebc

EXTRA! Empresa ganha obra em Sergipe

Nesta terça-feira, 12, logo cedo, a partir das 6h da manhã, na Jornal FM (91,3) e, logo em seguida, no NE Notícias.

Empresa ganha obra em Sergipe.

Nomes de empresas e pessoas públicas!

Laranjeiras adota medidas de prevenção e se prepara para o inverno

A Prefeitura de Laranjeiras vem adotando medidas de prevenção contra enchentes e outros efeitos que podem ser causados, caso este ano o inverno seja rigoroso. Para isso, a coordenadoria municipal de Defesa Civil já elaborou um levantamento de possíveis áreas de risco, vem fazendo a limpeza de bocas-de-lobo e canais, entre outras ações.

Ainda como medida preventiva e apoio, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca), o coordenador Municipal de Defesa Civil, Ricardo Galvão e o sub-coordenador, Ivo Augusto Sobrinho se reuniram na manhã desta segunda-feira, 11, com o diretor do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Queiroz e o Capitão Carvalho, diretor-adjunto do Depec. 

“Foi uma reunião bastante positiva, apresentamos um relatório com o mapeamento das áreas de risco e o plano de ação, caso haja algum incidente por conta da chuva. A nossa gestão planeja e trabalha para que a população tenha mais qualidade de vida e, neste caso, não sofra com as enchentes, como já ocorreram em anos anteriores. Por isso, fomos pedir apoio ao Estado e prontamente fomos atendidos pela equipe de Defesa Civil”, disse o prefeito Juca.

Criança que fugiu de casa em Aracaju é encontrada e está bem

O desaparecimento de uma criança de dez anos terminou sem consequências graves em Aracaju. Com o trabalho em campo da Polícia Militar e as investigações feitas pela Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), a criança foi encontrada bem, nesta segunda-feira (11). Um homem a encontrou na madrugada e a levou para casa da mãe dele, que cuidou da criança até que o dia amanhecesse.

De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, o homem a encontrou e, temendo pela segurança da criança, tomou a atitude de pedir ajuda à própria mãe. “Ele ficou preocupado com a segurança dela, que relatou sofrer violência e esse cidadão, ajudando-a, levou ela para casa de sua mãe e pediu que no dia seguinte procurasse alguém”, detalhou.

A mãe dele no outro dia saiu cedo e, no local onde se alimenta, conseguiu o apoio das pessoas que a ajudam voluntariamente. “As pessoas a levaram ao Conselho Tutelar e a criança está protegida e fora de perigo, tendo todo o atendimento psicológico e social”, acrescentou o delegado.

Ronaldo Marinho ressaltou que a ação do cidadão evitou que a criança passasse por ainda mais situações perigosas. “Ele acabou salvando a criança de um mal maior que poderia ter acontecido com ela sozinha, retirando-a da rua, onde ela dormiu e foi bem tratada”, evidenciou.

As investigações continuam para apurar as circunstâncias que levaram a criança a sair de casa na madrugada.

Morre ex-ministro da Fazenda

O economista e ex-ministro da Fazenda Eduardo Refinetti Guardia morreu hoje (11) aos 56 anos. A morte foi confirmada pela assessoria do banco de investimentos BTG Pactual, onde ele trabalhava. A família não autorizou a divulgação da causa do óbito.ebcebc

Ministro da Fazenda no final do governo Michel Temer, Guardia comandou a pasta entre abril e dezembro de 2018, após Henrique Meirelles deixar o ministério para concorrer às eleições presidenciais daquele ano. Cerca de 45 dias após assumir o cargo, Guardia enfrentou o maior desafio na pasta, ao negociar um subsídio temporário para o diesel para pôr fim à greve dos caminhoneiros.

No fim de 2018, Guardia coordenou a transição na área econômica para o ministro da Economia, Paulo Guedes. De maio de 2016 a abril de 2018, ocupou a Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, o segundo cargo mais importante da pasta. Nessa função, ele ajudou a elaborar políticas como o teto federal de gastos e a tentativa de reforma da Previdência do governo Michel Temer, que teve alguns pontos aproveitados na proposta aprovada em 2019.

Conhecido pelo caráter técnico, Guardia chegou a ganhar o apelido de “Senhor Não”, por causa da recusa em negociar propostas com o Congresso Nacional que não consideravam o impacto sobre as contas do governo. Para viabilizar o subsídio ao diesel após a greve dos caminhoneiros, o ministro exigiu um cronograma de reversão da desoneração da folha de pagamentos. Guardia também participou das negociações para a revisão do contrato da cessão onerosa do petróleo da camada pré-sal.

Em nota, o Ministério da Economia lamentou a morte de Guardia e manifestou solidariedade aos amigos e parentes do ex-ministro. Segundo a pasta, o ministro Paulo Guedes destacou a contribuição do ex-ministro no período de transição para o governo atual.

“Durante sua trajetória pública, a atuação de Guardia foi fundamental na construção de soluções importantes para a economia brasileira. O ex-ministro sempre se notabilizou pelo trabalho incansável, a gentileza no trato e o permanente espírito público, inspirando todas as equipes que liderou”, ressaltou o comunicado.

Trajetória

Doutor pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Guardia alternou passagem entre os setores público e privado ao longo de sua carreira. Secretário do Tesouro Nacional entre maio e dezembro de 2002, ocupou a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo de 2003 a 2005 e a presidência do Conselho de Administração antigo banco estadual Banco Nossa Caixa, de 2004 a 2006.

De 2010 a 2016, o ex-ministro trabalhou na BMF&Bovespa, atual B3, a bolsa de valores brasileira. De junho de 2010 a abril de 2013, trabalhou como diretor-executivo financeiro. De maio de 2013 a maio de 2016, foi diretor-executivo de produtos.

Ao voltar para o setor público como secretário executivo do Ministério da Fazenda, em junho de 2016, também foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil e membro do Conselho de Administração da mineradora Vale, onde representava o governo. Guardia ficou no Banco do Brasil até abril de 2017. Na mineradora Vale, ficou até o início de 2019.

Ao sair do governo, Guardia cumpriu quarentena de seis meses e assumiu, em julho de 2019, o posto de sócio e de diretor-executivo do BTG Pactual Asset Management, gestora de investimentos do banco BTG Pactual. Estava no cargo até agora.

Censo 2022: gabaritos preliminares de prova são divulgados

Os candidatos às vagas temporárias no processo seletivo do Censo 2022 já podem conferir os gabaritos preliminares das provas, aplicadas ontem (10) em todo o país. 

Mais de 600 mil candidatos fizeram as provas. O concurso oferece 206 mil vagas nos cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. 

Aqueles que discordarem do gabarito poderão recorrer das respostas de amanhã (12) até quarta (13). Para tal, o candidato deverá usar formulários próprios, disponíveis no site do concurso.

A banca vai avaliar os questionamentos e poderá decidir manter a resposta, alterá-la ou anular a questão. O gabarito definitivo e o resultado da prova objetiva será divulgado em 13 de maio. Já o resultado final do concurso está previsto para 20 de maio. 

Os convocados vão trabalhar no Censo, maior pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deverá percorrer 70 milhões de domicílios nos 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de ter referência sobre as condições de vida da população do país.

A pesquisa revelará características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

Mengo negocia e jogador sai do clube

O Sport Club Internacional comunica ter chegado a um acordo com o Flamengo para anunciar a contratação do lateral-esquerdo Renê. Ele assinará contrato até dezembro de 2024, após a realização dos exames médicos.

Formado em sua terra natal, no Piauí, o atleta se caracteriza pelo grande tempo de permanência nos clubes. Atuou de 2012 a 2017 no Sport Recife, se destacando individualmente e sendo negociado com o Flamengo.

Foram cinco temporadas e mais de 200 jogos pelo rubro-negro do Rio de Janeiro. Renê esteve presente em 10 títulos do Flamengo e obteve conquistas individuais, sendo escolhido para seleções do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca.

Ficha técnica:
Nome: Renê Rodrigues Martins
Data Nascimento: 14/09/1992
Local Nascimento: Picos-PI
Altura: 1,74m

Carreira:
2011 | Picos-PI
2012 | Sport Recife
2017 | Flamengo
2022 | Internacional

Conquistas:
2014 | Copa do Nordeste
2014 | Campeonato Pernambucano
2017 | Campeonato Carioca
2019 | Campeonato Carioca
2019 | Copa Libertadores
2019 | Campeonato Brasileiro
2020 | Campeonato Carioca
2020 | Campeonato Brasileiro
2020 | Recopa Sul-Americana
2020 | Supercopa do Brasil
2021 | Campeonato Carioca
2021 | Supercopa do Brasil

Ipespe/XP: Em SP, fica mais apertada disputa entre Lula e Bolsonaro

lula bolsonaro
NE Notícias / Montagem

Pelo menos no Estado de São Paulo, segundo o Ipespe, por encomenda da XP, fica mais apertada a disputa entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL):

Segundo turno

_____

Foram ouvidos 1.000 eleitores entre os últimos dias 6 e 9. Pesquisa registrada na Justiça Eleitoral: protocolo BR-00800/2022.

Nubank condenado por fraude

Ao disponibilizar uma plataforma bancária com aplicativo que permite a transferência de valores, as instituições financeiras devem garantir a segurança das transferências realizadas em tal plataforma, sendo responsáveis, portanto, por eventuais falhas e invasões.

Esse foi o entendimento da juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, ao decidir condenar o Nubank a indenizar em danos materiais um correntista que foi roubado em R$ 5.100 por criminosos que acessaram sua conta por meio do aplicativo do banco. 

No caso, o correntista afirmou que teve seu aparelho de telefone furtado e imediatamente entrou em contato com a prestadora de telefonia para solicitar o bloqueio de acesso aos aplicativos. Ele também solicitou o bloqueio do aparelho ao fabricante. 

No dia posterior ao ocorrido, constatou foram realizadas transferências indevidas de sua conta que destoavam completamente de seu histórico de movimentações bancárias. 

Na decisão, a magistrada apontou que o banco não apresentou nenhum indício de que o autor tenha contribuído, de algum modo, para a ocorrência da invasão de sua conta. Ela também registrou que jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é clara ao fixar a legitimidade passiva de instituições bancárias em casos semelhantes. 

Ela citou o julgamento da Apelação Cível 1032121-63.2020.8.26.0196, que condenou uma empresa de e-commerce com base no entendimento de que os sistemas de utilização e de pagamentos digitais devem propiciar segurança. E, dentro dessa expectativa, devem também ser capazes de evitar fraudes e golpes. 

O correntista foi representado pelo escritório Mazzotini Advogados Associados. 

Clique aqui para ler a decisão
1007760-08.2022.8.26.0100

Motoristas de aplicativo; trânsito está bloqueado

Motoristas de aplicativo fazem ato no D.I.A.

O trânsito está bloqueado.

Agentes da SMTT no local.

A vida está periclitante para motoristas de aplicativos, principalmente na Grande Aracaju.