Senado aprova novo piso dos professores; Lula sanciona
O piso salarial dos professores da educação básica passa a R$ 5.130,63 em 2026 depois que o Senado aprovou, nesta terça-feira (26), a Medida Provisória (MP) 1.334/2026. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Tony Oliveira|Agência Brasília
O reajuste representa um aumento de 5,4% sobre o valor anterior, de R$ 4.867,77, com ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.
A MP foi editada pelo presidente Lula (PT) em janeiro, quando as novas regras entraram em vigor. Pelo texto, o reajuste será calculado pela soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 50% da média de crescimento real das receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Segundo o governo, a fórmula anterior teria resultado em recomposição de apenas 0,37%.
A relatora da proposta, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), estima que a nova regra gere um impacto de R$ 6,4 bilhões em 2026.
A MP também estabelece um teto e um piso para as correções futuras: o reajuste não pode superar a variação da receita nominal do Fundeb entre os dois anos anteriores, nem ser inferior ao INPC.
Editada em 22 de janeiro, a MP 1.334/2026 entrou em vigor imediatamente. Para se tornar lei em definitivo, precisava ser aprovada pelo Congresso. O texto passou por uma comissão mista de deputados e senadores, depois pelo Plenário da Câmara e, nesta terça, pelo Plenário do Senado.
Terrenos de marinha
A relatora incorporou ao texto um pedido do governo para prorrogar até o fim de 2028 o prazo para a União identificar terrenos de sua propriedade às margens de rios e no litoral.
A proposta consta de outra medida provisória, a MP 1.332/25, que havia estabelecido esse prazo anteriormente e perderia validade em 1º de junho sem comissão instalada.
Com informações da Agência Senado
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Fábio tem 41% e Valmir 38% na pesquisa para governador em Sergipe
O governador Fábio Mitidieri (PSD) e o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (Republicanos) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo de Sergipe, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (26) pelo Instituto Real Time Big Data.
Imagem gerada por IA|NE
No cenário estimulado de primeiro turno, Mitidieri aparece com 41% e Valmir, com 38% — diferença dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Os demais nomes apresentados registram percentuais bem abaixo dos dois líderes:
Segundo turno
Num eventual segundo turno, o empate se mantém. Mitidieri aparece com 44% e Valmir com 41%, diferença que também se enquadra na margem de erro:
Fábio Mitidieri (PSD): 44%
Valmir de Francisquinho (Republicanos): 41%
Branco/Nulo: 9%
Não sabe/Não respondeu: 6%
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O mesmo levantamento também mediu as intenções de voto para o Senado em Sergipe, publicado aqui por NE.
Metodologia
O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas entre os dias 23 e 25 de maio de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SE-06384/2026.
Veja a pesquisa na íntegra:
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Pesquisa Senado Sergipe: André David lidera com 15%
Nova pesquisa de intenção de voto para o Senado em Sergipe coloca o pré-candidato André David (Republicanos) na liderança da disputa pelas duas vagas no Congresso Nacional.
André David, Eduardo Amorim e André Moura
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituto Real Time Big Data, atribui ao delegado 15% das intenções de voto.
Eduardo Amorim, também do Republicanos, aparece na sequência com 13%, empatado tecnicamente com André Moura (União Brasil), que registra o mesmo percentual.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Rodrigo Valadares (PL) marca 12%, e Edvaldo Nogueira (PDT), 11%.
Os candidatos à reeleição chegam logo depois: o senador Rogério Carvalho (PT) aparece com 10% e o delegado Alessandro Vieira (MDB), com 8%.
O Coronel Rocha (PL) registra 6% e Iran Barbosa (Psol), 2%. Brancos e nulos somam 5%, enquanto 6% dos eleitores ainda não definiram o voto.
Metodologia
O Instituto Real Time Big Data ouviu 1.600 pessoas entre os dias 23 e 25 de maio de 2026.
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Anvisa aprova primeira caneta emagrecedora brasileira
O Brasil tem sua primeira caneta emagrecedora com semaglutida sintética aprovada pela Anvisa. A resolução que autoriza o registro do Ozivy foi publicada nesta terça-feira (26) no Diário Oficial da União.
Caroline Morais|Ministério da Saúde
O medicamento tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, que perdeu a patente em março. A diferença é que o original usa a semaglutida biológica.
O Ozivy poderá ser utilizado no tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 ainda não controlada, como adjuvante (complemento) à dieta e a exercícios físicos.
O uso depende de prescrição médica em duas vias.
Como funciona o Ozivy
O medicamento é uma solução injetável de aplicação semanal, segundo a Anvisa. A conservação difere do Ozempic: o novo produto precisa ser mantido em geladeira, entre dois e oito graus Celsius, tanto antes quanto após iniciado o tratamento.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O pedido de registro foi feito pelo laboratório EMS em 2023 e passou pelo processo técnico de comprovação de eficácia, segurança e qualidade na agência.
Esse foi o primeiro pedido aprovado. Outros seis medicamentos que incluem semaglutida ainda estão na fila de análise.
Com informações de Gabriel Brum (Rádio Nacional)
Anvisa aprova novo registro de genérico para diabetes tipo 2
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
STF acaba com aposentadoria compulsória para juízes
A aposentadoria compulsória deixa de existir como pena máxima para juízes condenados por faltas disciplinares graves.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Primeira Turma do STF referendou nesta terça-feira (26) a decisão do ministro Flávio Dino, que já havia suspendido a punição para casos como venda de sentenças, corrupção e assédio sexual e moral.
O colegiado negou recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e por dois magistrados aposentados compulsoriamente e que perderam o benefício.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Em 16 de março, Dino havia determinado o fim da aposentadoria compulsória ao entender que a Emenda Constitucional nº 103, a última reforma da previdência, deixou de prever o benefício.
Pelo entendimento, após condenação à pena máxima pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caberá à Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizar ação no Supremo para que o magistrado tenha a perda do cargo decretada.
Na sessão desta terça-feira, Dino reafirmou sua posição sobre a impossibilidade de condenar magistrados à aposentadoria compulsória como pena administrativa mais grave. Nesses casos, o juiz recebe aposentadoria proporcional ao tempo de serviço.
“Se um juiz vende uma decisão judicial ou se um juiz mata alguém, esse juiz tem que ser punido. Se a punição é uma aposentadoria compulsória, quem está suportando o ônus da punição dele? A sociedade. A punição é para o contribuinte. O magistrado que cometeu um homicídio será sustentado pela coletividade”, afirmou.
ministro Flávio Dino
A posição foi chancelada pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. Moraes afirmou não fazer sentido punir um juiz corrupto com aposentadoria compulsória. “A aposentadoria compulsória paga pelo contribuinte não é sanção”, completou.
Punições em 20 anos de CNJ
Em 20 anos, o Conselho Nacional de Justiça condenou 126 magistrados à aposentadoria compulsória. Criado em 2005, o CNJ é responsável pelo julgamento de faltas disciplinares cometidas por juízes e desembargadores.
Ao longo de sua história, o órgão aplicou a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). A norma define como penas disciplinares a advertência, a censura, a remoção compulsória, a disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço e a aposentadoria compulsória com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço, a punição mais grave prevista.
(*) Com informações de Andre Richter (Agência Brasil)
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Criança de 1 ano tem alta após acidente com comitiva do governador
A criança de 1 ano, ferida no acidente envolvendo um carro da comitiva do governador Fábio Mitidieri recebeu alta hospitalar na manhã desta terça-feira (26).
CBM/SE
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a criança passou por exames e avaliações nas especialidades de Pediatria, Cirurgia Geral e Neurocirurgia antes de ser liberada do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
Na segunda-feira (25), um rapaz de 23 anos também havia sido liberado após avaliação pelas especialidades de Cirurgia Geral e Ortopedia.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A jovem de 22 anos, socorrida de helicóptero no domingo, é a única que segue internada. Conforme divulgado pela SES, ela passou por exames, avaliações em diversas especialidades e foi encaminhada para procedimento cirúrgico.
Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, um homem e a criança de 1 ano já haviam sido retirados do veículo.
A jovem de 22 anos precisou ser removida das ferragens pelos bombeiros e foi levada de helicóptero ao Huse.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
MPSE denuncia policial por feminicídio em hotel de Aracaju
Um policial penal com porte funcional de arma, uma vida dupla mantida às escondidas e uma porta arrombada na madrugada. Esses são os elementos centrais da denúncia que o Ministério Público de Sergipe formalizou nesta terça-feira (26), contra Tiago Sostenes Miranda de Matos, 37 anos, pelo feminicídio de Flávia Barros dos Santos, morta em 22 de março em um hotel no Bairro Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju.
Reprodução
O caso ganhou novos contornos durante coletiva de imprensa realizada na sede do MPSE. As promotoras detalharam que o denunciado disparou múltiplas vezes contra a namorada enquanto ela estava deitada, usando uma pistola calibre .40 da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia, como publicado por NE.
Dias antes, ele já havia dado sinais de comportamento violento ao efetuar disparos para o alto em uma festa no município baiano de Paulo Afonso.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O comunicado oficial do MPSE, reproduzido abaixo na íntegra, descreve as circunstâncias do crime, os pedidos de diligências complementares e os próximos passos do processo, que seguirá pelo rito do Tribunal do Júri.
O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Aracaju, formalizou denúncia criminal contra Tiago Sostenes Miranda de Matos, de 37 anos, pelo assassinato de Flávia Barros dos Santos.
O crime, tipificado como feminicídio, ocorreu na madrugada de 22 de março de 2026, no interior de um quarto de hotel localizado no Bairro Coroa do Meio, na Zona Sul de Aracaju. O denunciado, que atuava como policial penal, encontra-se detido preventivamente no Presídio Militar (Presmil).
Os detalhes da denúncia foram esclarecidos durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 26, na sede do MP de Sergipe. Na ocasião, participaram as Promotoras de Justiça Cláudia Daniela e Luciana Duarte, atuando pelas Promotorias de Justiça do Tribunal do Júri de Aracaju; e a Diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Mulher, Verônica Lazar.
Promotoras Cláudia Daniela e Luciana Duarte, e a diretora Verônica Lazar|MPSE
De acordo com as investigações colhidas no inquérito policial, o denunciado arrombou a porta do quarto onde a vítima estava hospedada e efetuou múltiplos disparos de arma de fogo de curta distância, direcionados principalmente à cabeça de Flávia, que estava deitada na cama (vídeo mais abaixo).
A arma utilizada na execução foi uma pistola calibre .40 de uso restrito, pertencente à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Bahia, corporação à qual o agressor era vinculado e da qual possuía o porte funcional.
A peça acusatória aponta que o crime foi motivado por razões da condição do sexo feminino, envolvendo violência doméstica e familiar, além de ter sido impelido por motivo torpe.
O histórico do relacionamento entre ambos, que durava alguns meses, era marcado por comportamento possessivo, ciúme excessivo e tentativas de controle por parte do denunciado.
Dias antes do homicídio, Flávia havia rompido o namoro após o homem ter efetuado disparos para o alto durante uma festividade na cidade de Paulo Afonso (BA), mas foi convencida a reatar a relação após insistentes pedidos de desculpas.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
O Ministério Público também detalhou que o denunciado mantinha uma vida dupla, ocultando da vítima o fato de ser legalmente casado e possuir família constituída em outro Estado da Federação, enquanto publicamente mantinha o noivado com Flávia.
Na noite anterior ao crime, durante uma festa em Aracaju com amigos, o agressor demonstrou contrariedade, retirou-se do local sozinho e permaneceu na parte externa do hotel aguardando o retorno da namorada. Câmeras de segurança registraram o momento em que ele tentou contato pelo celular antes de invadir o aposento para cometer o assassinato.
Reprodução
Na denúncia, a Promotoria de Justiça pede que o denunciado seja levado a júri popular por feminicídio consumado com duas causas de aumento de pena: emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima (ação de surpresa, invadindo o quarto no repouso noturno) e uso de arma de fogo de uso restrito praticado no contexto de violência doméstica.
O flagrante foi convertido em prisão preventiva logo após o crime, quando policiais militares acionados por testemunhas encontraram o suspeito deitado na cena do crime ao lado do corpo da vítima.
Diante da gravidade e da repercussão social do caso, o MPSE requereu formalmente uma série de diligências complementares para subsidiar a instrução do processo judicial. Entre os pedidos constam o encaminhamento dos laudos periciais definitivos de balística, toxicologia e a extração de dados dos aparelhos eletrônicos apreendidos, como os telefones celulares da vítima e do agressor, além de um notebook.
O Ministério Público também oficiou a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado da Bahia para o envio do histórico funcional do servidor e o compartilhamento das provas com a Comarca de Paulo Afonso (BA), visando a instauração de procedimentos disciplinares e a apuração criminal dos disparos de arma de fogo efetuados pelo denunciado naquele município.
Com o recebimento da denúncia pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, o processo seguirá o rito do Tribunal do Júri.
(*) Com informações do Ministério Público de Sergipe
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Forró Caju 2026: veja a programação completa do Palco Gerson Filho
Com 45 atrações confirmadas, o Palco Gerson Filho teve programação divulgada pela Prefeitura de Aracaju para o Forró Caju 2026.
Orquestra Sanfônica de Aracaju – Foto: Ronald Almeida|PMA
O espaço, dedicado ao forró tradicional, funcionará no Barracão da Clemilda, próximo à Passarela das Flores, com predominância de artistas sergipanos no line-up.
Os shows acontecerão de forma simultânea ao Palco Luiz Gonzaga, na Praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais.
Nomes como Joésia Ramos, Robertinho dos 8 Baixos, Orquestra Sanfônica de Aracaju, Fábio de Estância, Mimi do Acordeon e Lucas Campelo estão entre os confirmados.
Mais de 100 atrações
Nesta edição, o Forró Caju terá 109 atrações musicais no total, das quais 67% são artistas de Sergipe.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A programação será distribuída entre a Praça Hilton Lopes, no Centro, e os bairros Santos Dumont e Farolândia, mantendo a estratégia de descentralização da festa adotada em edições anteriores.
Confira as atrações do Palco Gerson Filho:
19/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
17h30 – Fábio de Estância 19h – Orquestra Sanfônica de Aracaju 20h30 – Grupo Repente 21h30 – Jogo do Brasil 23h30 – Virgínia Fontes 1h – Somos Loucos
20/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
19h – Cobra Verde 20h30 – Luiz Paulo 22h – Fábio Lima 23h30 – Candieiro de Prata 1h – Joseane Dy Josa
21/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
19h – Robertinho dos 8 Baixos 20h30 – Elder Cantor 22h – Missinho do Acordeon 23h30 – Dudu Moral 1h – Gladston Rosa
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
22/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
15h30 – Mimi do Acordeon (Forró dos Idosos) 19h – Caçula do Forró 20h30 – Bruna Ribeiro 22h – Lucas Campelo 23h30 – Joesia Ramos 1h – Jeanny Lins
23/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
19h – Luiza Lú 20h30 – Jailson do Acordeon 22h – Pense N’Eu 23h30 – Forrozão Quarta de Milha 1h – Fernando Crateús
24/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
18h – Glaubert Santos 19h – Jogo do Brasil 20h30 – Chiquinho do Além Mar 22h – Tatua “O Mensageiro do Forró” 23h30 – Skama de Peixe 1h – Cuscuz com Leite
25/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
19h – Ararão do Forró 20h30 – Rebecca Melo 22h – Bob Lélis 23h30 – Forró Maturi 1h – Os Três Moleques
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
26/06 – Praça Hilton Lopes – Palco Gerson Filho
19h – Scurinho Zabumbada 20h30 – Joselito e Forrozão Eu e Você 22h – Valter Nogueira 23h30 – Joba Alves 1h – João Araújo
19h – Forró 10 20h30 – Aurelino “O Bom do Forró” 22h – Luizinho Calixto 23h30 – Cebolinha Forró Biss 1h – João Lacerda
Confira a programação completa do Forró Caju 2026 clicando aqui.
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
7 municípios de Sergipe têm alta infestação do Aedes aegypti
Sete municípios sergipanos registraram alto índice de infestação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda-feira (25).
SMS
Outros 48 municípios apresentaram médio risco, 19 registraram baixo risco e um não realizou o levantamento.
O estudo é o terceiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em 2026 no estado.
A metodologia classifica os resultados em três faixas:
índice satisfatório (entre 0 e 0,9);
média infestação (entre 1,0 e 3,9) e
alto risco (acima de 4,0).
Frei Paulo lidera com o índice mais elevado, 10,1, seguido de Nossa Senhora da Glória (7,0), Areia Branca (5,6), Simão Dias (5,2), Itabaiana (4,9), Ribeirópolis (4,8) e Riachão do Dantas (4,7).
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Para a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, o levantamento permite identificar as áreas com maior infestação dentro de cada município, “possibilitando que os gestores municipais desenvolvam ações mais direcionadas, tanto no controle do vetor quanto na assistência à população”.
Chuvas antecipadas agravam o cenário
A SES aponta que o início precoce do período chuvoso, combinado às altas temperaturas, contribui para a proliferação do mosquito. Esse cenário favorece o crescimento da população do vetor e pode impactar diretamente o aumento dos casos de dengue, zika e chikungunya nos municípios sergipanos.
Como se proteger
O Aedes aegypti deposita ovos em qualquer recipiente que acumule água parada. A orientação é que a população verifique regularmente vasos de plantas, reservatórios, pneus e outros objetos que possam se tornar criadouros.
O carro fumacê é utilizado como medida complementar para o combate ao mosquito adulto, mas a SES reforça que ele não substitui as ações preventivas individuais.
Sintomas e quando procurar atendimento
Febre, dor de cabeça e dores no corpo estão entre os principais sintomas das arboviroses transmitidas pelo mosquito. Diante de qualquer sinal da doença, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
A secretaria alerta para os riscos da automedicação: anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetilsalicílico são contraindicados para pacientes com dengue, pois podem aumentar o risco de sangramentos e complicações.
Arte|Agência Brasil
Com informações da SES
Participe e nos siga!
Manifeste sua opinião na seção de comentários desta página e acompanhe o NE Notícias nas redes sociais:
Governador respeita TJSE e define novo desembargador de Sergipe
O governador Fábio Mitidieri anunciou que o advogado Kleidson Nascimento Santos ocupará a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) aberta pelo Quinto Constitucional.
Reinaldo Moura|ASN
A lista tríplice havia sido entregue pela presidente da Corte, desembargadora Iolanda Santos Guimarães, no Palácio dos Despachos, em Aracaju.
“Recebi a lista tríplice para a escolha do novo desembargador de Sergipe e, respeitando a decisão da maioria do TJSE, anuncio que o doutor Kleidson Nascimento Santos é o novo desembargador. Desejo sucesso na nova missão, na certeza que trabalhará para o bem de Sergipe”, declarou o governador.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
Kleidson Nascimento Santos destacou a honra e a responsabilidade da escolha.
“É uma grande alegria ter sido um dos escolhidos pela Advocacia e, agora, chancelado pelo Tribunal de Justiça como o mais votado, ser escolhido pelo governador Fábio Mitidieri. É uma escolha que muito me honra e que, com certeza, me traz uma grande responsabilidade para que eu possa estar à altura da qualidade do Tribunal de Justiça de Sergipe.”
Kleidson Santos
Votação do colegiado
A lista tríplice foi formada durante sessão administrativa extraordinária do Pleno do TJSE, também realizada nesta segunda-feira (25). Kleidson Nascimento Santos obteve a maioria dos votos do colegiado.
Compuseram ainda a lista os advogados Márcio Macedo Conrado e América Cardoso Barreto Lima Nejaim.
A vaga foi aberta pela aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Mendonça. O Quinto Constitucional é o mecanismo previsto pela Constituição Federal que reserva vagas nos tribunais para representantes da Advocacia e do Ministério Público.