PRF apreende canetas emagrecedoras e anabolizantes em Sergipe

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na segunda-feira (8), perfumes, eletrônicos importados, canetas emagrecedoras e mais de 60 frascos de medicamentos anabolizantes durante fiscalização na BR-101, em São Cristóvão.

Canetas emagrecedoras e anabolizantes apreendidos pela PRF em Sergipe
PRF/SE

Os produtos não tinham documentação fiscal nem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação e comercialização.

A abordagem aconteceu no km 104 da rodovia, sentido norte. Os policiais encontraram caixas e embalagens lacradas no veículo, e os itens apreendidos também não atendiam às condições exigidas para armazenamento e conservação.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Os quatro ocupantes do automóvel, dois homens e duas mulheres, informaram ter adquirido parte das mercadorias no Paraguai e outra em São Paulo. O destino declarado era o estado de Alagoas.

Sem documentação fiscal que comprovasse a origem lícita dos produtos nem autorização da Anvisa, toda a carga foi retida. Os ocupantes foram encaminhados, junto com o veículo, à Polícia Federal.

Apreensões crescem nas rodovias federais

As apreensões de medicamentos utilizados para emagrecimento têm sido registradas com maior frequência nas rodovias federais do país. Em Sergipe, a primeira ocorrência envolvendo esse tipo de produto foi registrada em janeiro deste ano.

A Anvisa mantém restrições para fabricação, importação, distribuição e comercialização de determinados medicamentos, especialmente quando não há comprovação de regularidade junto aos órgãos de controle sanitário.

Com informações da PRF em Sergipe

MPSE aciona MRV por irregularidades em condomínio de Aracaju

O Ministério Público de Sergipe ajuizou uma Ação Civil Pública contra a MRV Engenharia, o Município de Aracaju e a Emurb por irregularidades na construção de um condomínio no Bairro Santa Maria.

Condomínio Parque Alameda Real, localizado no Bairro Santa Maria, em Aracaju
Redes sociais|Reprodução

O imóvel foi erguido a menos de 250 metros de uma estação de tratamento de esgoto, em desacordo com normas federais, e os moradores pagam o preço: laudos técnicos confirmam que os gases liberados pela estação provocam mal-estar, dores de cabeça, náuseas e estresse psicológico.

O MP requer medidas definitivas para eliminar os odores e a indenização de cada condômino pelo valor do imóvel adquirido. Leia a íntegra do comunicado oficial abaixo.


O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 5ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, com atuação na área do Meio Ambiente, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP), com pedido de tutela de urgência, em face da MRV Engenharia e Participações S.A., do Município de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em função das irregularidades identificadas na construção e autorização do Condomínio Parque Alameda Real, localizado no Bairro Santa Maria.

O empreendimento imobiliário foi edificado em proximidade indevida a uma estação de tratamento de esgoto (ETE) aberta da Deso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O procedimento, de autoria da Promotora de Justiça Ana Paula Machado Costa Meneses, foi motivado por manifestações de moradores que relataram forte odor decorrente do funcionamento da estação vizinha, o qual invade as áreas comuns e o interior das residências.

Perícias técnicas e laudos ambientais anexados ao procedimento pelo MPSE confirmam que a emanação frequente desses gases gera severos incômodos e riscos à saúde da comunidade, podendo provocar mal-estar, dores de cabeça, tonturas, náuseas e estresse psicológico.

As investigações apontaram o descumprimento de normas federais de planejamento urbano que exigem um distanciamento mínimo de 250 metros entre unidades habitacionais e estações de tratamento abertas.

Embora a construtora alegue a regularidade das licenças obtidas perante o município, constatou-se que o projeto do residencial foi aprovado pela Emurb em outubro de 2017, meses após a entrada em vigor da Portaria nº 269/2017 do Ministério das Cidades, que já proibia tais edificações dentro do raio fixado de restrição sanitária.

Diante do cenário de degradação ambiental e prejuízo à qualidade de vida, o Ministério Público pede a condenação dos réus para sanar os problemas estruturais enfrentados pela comunidade.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Entre as obrigações solicitadas, requer-se que a MRV Engenharia adote medidas tecnológicas definitivas para a total eliminação ou neutralização dos odores.

A ACP também requer a condenação dos réus na obrigação de indenizar cada condômino afetado pelo valor despendido na aquisição dos imóveis, devidamente corrigido.

A Ação Civil Pública protocolada segue agora para a devida apreciação e julgamento do Poder Judiciário do Estado de Sergipe.

Ministério Público de Sergipe

Previsão do tempo em Sergipe para esta semana

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) divulgou a previsão do tempo para Sergipe nesta semana, de terça-feira, 9, a sexta-feira, 12.

Céu nublado no interior sergipano
Igor Matias|Semac

A tendência é de predomínio de céu parcialmente nublado, com chance de chuvas fracas e leves e ventos moderados ao longo da semana.

De acordo com a análise meteorológica da Semac, a presença de nuvens sobre o estado está associada à atuação de um cavado na costa leste do Nordeste brasileiro.

Esse sistema meteorológico, junto ao escoamento de sudeste nos baixos níveis da atmosfera proveniente do Oceano Atlântico, favorece o aumento da umidade e a formação de nebulosidade.

Previsão no litoral, agreste e sertão

No litoral sergipano, a previsão aponta céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva fraca e ventos moderados entre terça-feira, 9, e sexta-feira, 12. As temperaturas devem variar entre mínimas próximas de 24°C e máximas em torno de 28°C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No agreste, o cenário é semelhante, com predomínio de céu parcialmente nublado ao longo da semana. Há possibilidade de chuva fraca e ventos moderados, com temperaturas oscilando entre 20°C e 28°C.

Já no sertão sergipano, a previsão indica predomínio de céu parcialmente nublado ao longo da semana, com possibilidade de chuva leve e ventos moderados. As temperaturas devem variar entre mínimas próximas de 22°C e máximas em torno de 31°C.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Semac reforça a necessidade de atenção redobrada, especialmente em áreas mais vulneráveis, e recomenda o acompanhamento dos boletins meteorológicos e das orientações da Defesa Civil (199).

A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas segue monitorando as condições climáticas para novas atualizações.

Veja previsão do Climatempo para esta terça (9):

Climatempo

Com informações da Semac

Neymar faz exame, mas CBF não dá previsão para estreia na Copa

A situação de Neymar para a estreia do Brasil na Copa do Mundo segue indefinida. O camisa 10 realizou uma ressonância magnética nesta segunda-feira (8) para acompanhar a lesão grau 2 na panturrilha.

Neymar, durante fisioterapia antes da estreia na Copa do Mundo de 2026
Rafael Ribeiro|CBF

A CBF informou que o exame apontou boa evolução dentro dos parâmetros esperados, mas o comunicado oficial não traz previsão de recuperação do atacante.

“O atleta Neymar foi submetido a ressonância magnética nesta segunda-feira. O exame apontou boa evolução em seu tratamento, dentro dos parâmetros esperados. Ele seguirá o processo de recuperação e de preparação física planejado pela comissão médica da seleção brasileira“, disse a Confederação Brasileira de Futebol.

O técnico Carlo Ancelotti tinha a expectativa de contar com o jogador já no primeiro jogo do torneio, marcado para o próximo sábado (13) contra Marrocos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Brasil está no Grupo C ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia.

Corte de Wesley

O departamento médico da seleção também registrou outra baixa no grupo. O lateral-direito Wesley foi cortado da lista por lesão muscular sofrida durante o amistoso contra o Egito, no último sábado.

Para a vaga, Ancelotti convocou o volante Ederson, que já está nos Estados Unidos com os demais atletas.

TNT Sports

Ministério suspende vacina da dengue do Butantan após mortes

O Ministério da Saúde suspendeu nesta segunda-feira (8) a imunização contra a dengue com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. A decisão foi motivada por 42 casos de reações adversas registradas após a vacinação, dos quais três resultaram em internação e dois evoluíram para óbito.

Vacina da dengue do Instituto Butantan
Renato Rodrigues|Butantan

O ministro Alexandre Padilha afirmou, em coletiva de imprensa (vídeo mais abaixo), que não é possível, por ora, concluir que os eventos adversos foram causados diretamente pelo imunizante. Um comitê de especialistas será formado para investigar os casos.

“Essa descontinuidade tem um objetivo que é a ação de precaução, para que Ministério da Saúde, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e Butantan aprofundem a investigação nos 42 casos, que são episódios de reações adversas da vacina, para buscar fatores de risco nessas pessoas, fazer uma espécie de estudo de caso-controle”, disse Padilha.

O ministro acrescentou que a pasta mantém “total confiança na capacidade institucional do Butantan” e reforçou a importância da vacinação para a redução e eliminação de doenças no país.

Qdenga não é afetada

A medida se aplica exclusivamente à vacina do Butantan. O imunizante Qdenga, produzido pelo laboratório Takeda e igualmente disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segue sendo aplicado normalmente.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Até 30 de maio, pouco mais de 500 mil doses da vacina do Butantan haviam sido administradas no país. O imunizante foi incorporado ao SUS em janeiro deste ano, dentro de uma estratégia-piloto voltada a avaliar o impacto do produto na dinâmica populacional da dengue.

Como era feita a vacinação

A estratégia concentrou a aplicação em três municípios: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Nessas localidades, o público-alvo é composto por adolescentes e adultos de 15 a 59 anos, faixa etária aprovada para o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em março, uma ação de vacinação foi realizada também na região de Araguaína (TO).

Em fevereiro, o SUS passou a vacinar profissionais de saúde da atenção primária com o imunizante do Butantan. A previsão era imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente, incluindo profissionais de unidades básicas de saúde.

O Ministério da Saúde esclareceu que a suspensão não invalida a eficácia da vacina e que as pessoas já vacinadas continuam protegidas contra a dengue.

A decisão, recomendada pelo sistema de farmacovigilância, abre prazo para estudos adicionais que possam identificar eventuais fatores de risco.

(*) Com informações de Andreia Verdélio (Agência Brasil)

Reprodução

Incêndio em Aracaju atinge imóveis e deixa 6 feridos

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) foi acionado, na madrugada desta segunda-feira (8), para combater um incêndio em um imóvel no Bairro Industrial, na zona norte de Aracaju.

Bombeiros combatem incêndio em uma edificação no bairro Industrial em Aracaju
CBMSE

As guarnições controlaram as chamas rapidamente e conseguiram evitar que o fogo se propagasse para as residências vizinhas.

Seis pessoas precisaram receber atendimento pré-hospitalar devido à inalação de fumaça e queimaduras leves, sendo encaminhadas ao hospital. De acordo com o tenente BM André Monteiro, o estado de saúde das vítimas é estável.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Origem das chamas

“O incêndio teria começado em um veículo na garagem, propagando-se para outro automóvel e para um ponto comercial situado no térreo, atingindo também parte da residência localizada no pavimento superior. A família conseguiu evacuar o imóvel em segurança. Fizemos o isolamento da área, o combate às chamas e o atendimento às vítimas”, explica o tenente.

Após combater o incêndio e realizar o rescaldo, as equipes utilizaram uma câmera térmica para identificar possíveis focos de reinício do fogo.

Incêndio em Aracaju atinge imóveis no bairro Insdustrial e deixa seis feridos
CBMSE

A corporação reforça que, em casos de emergência, a população deve acionar imediatamente o telefone 193.

A ocorrência foi atendida pelas guarnições do 1º Grupamento Bombeiro Militar, sediado no quartel central da capital sergipana.

Valmir articula derrubada da taxa de água em Sergipe

O pré-candidato ao Governo do Estado, Valmir de Francisquinho (Republicanos), reuniu deputados estaduais e federais com o objetivo de barrar a cobrança da taxa mínima de água em Sergipe.

Pré-candidato ao governo, Valmir de Francisquinho reúne parlamentares em torno de projeto que visa derrubar a cobrança da taxa de água em Sergipe
Divulgação

A medida visa assegurar que o consumidor sergipano pague apenas pelo que efetivamente consome.

Para Valmir, a iniciativa enfrenta diretamente o cenário de faturas elevadas e torneiras secas que tem penalizado especialmente as famílias de baixa renda. O ex-prefeito de Itabaiana defende que a água é um direito básico e indispensável.

“Não podemos aceitar que o sergipano pague por um serviço que não recebe ou seja penalizado por uma taxa abusiva. Estamos unindo a bancada estadual e federal para devolver a justiça tarifária ao nosso povo”, enfatiza Valmir.

A articulação de Valmir conta com o apoio de parlamentares. O deputado estadual Georgeo Passos, autor do projeto de lei, declarou: “É uma injustiça, principalmente para as pessoas mais humildes, que sofrem para pagar aluguel e comida e ainda têm de arcar com uma conta injusta de água. Não vamos mais tolerar isso.”

Tarifa de esgoto

O projeto de lei visa estabelecer diretrizes para uma estrutura tarifária justa, vedando a cobrança por consumo mínimo ou tarifa básica com franquia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A proposta sugere ainda que a tarifa de esgoto seja diferenciada, respeitando as etapas de serviço efetivamente prestadas ao usuário.

“Esperamos que a mesma celeridade que tiveram para entregar a Deso à iniciativa privada seja usada para minimizar o estrago causado às famílias sergipanas”, pontuou o deputado federal Thiago de Joaldo.

Reestatizar a Deso

Essa não é a primeira vez que Valmir se posiciona a respeito do tema.

Em março deste ano, como primeiro movimento de pré-campanha, Francisquinho adotou um discurso contrário à cartilha econômica da direita: ele prometeu que, caso seja eleito governador de Sergipe, vai cancelar o contrato com a Iguá Saneamento e reestatizar a Deso. Veja matéria completa publicada aqui por NE Notícias.

O que você acha do projeto? Deixe sua opinião na seção de comentários ao final desta página.

Com informações da assessoria.

Vagas de emprego em Aracaju hoje pela Fundat

Novas vagas de emprego estão disponíveis em Aracaju nesta segunda-feira (8). A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) divulga oportunidades para diferentes perfis, com postos de ampla concorrência e vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em Aracaju
Sérgio Silva|Arquivo PMA

Para concorrer às vagas, os interessados devem realizar o cadastro ou atualizar o currículo na sede da Fundat, localizada no calçadão da rua João Pessoa, nº 127, Centro de Aracaju, ou em qualquer unidade da instituição na cidade (mapa ao final da matéria).

No atendimento, é necessário apresentar carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e currículo.

Vagas para ampla concorrência

Auxiliar de mecânico: ensino técnico cursando ou completo em eletromecânica ou eletrotécnica, sem experiência, CNH B. Empresa no bairro Jardins.

Auxiliar de cozinha: ensino médio completo, 6 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro Jardins.

Recepcionista de hotel: ensino médio completo, 6 meses de experiência comprovada em CTPS, residência em Aracaju, disponibilidade para trabalhar como foguista em turnos diferentes, folga 1 dia na semana (não é dia fixo), escala normalmente 5×1, conhecimento em informática. Empresa no bairro Coroa do Meio.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Cozinheiro líder: ensino técnico ou graduação em gastronomia ou área de alimentação, experiência comprovada em CTPS, curso na área de gastronomia ou técnico em alimentação. Empresa no bairro Salgado Filho.

Estágio (atendente de restaurante): ensino médio, técnico ou graduação cursando (área de alimentos), sem experiência, horário das 13h às 20h. Empresa no bairro Salgado Filho.

Operador de retroescavadeira: ensino fundamental completo, 3 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro 18 do Forte.

Carpinteiro: ensino fundamental completo, 3 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro 18 do Forte.

Armador: ensino fundamental completo, 6 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro 18 do Forte.

Auxiliar de cozinha: ensino fundamental completo, 6 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro Siqueira Campos.

Pedreiro: ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro Industrial.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Encanador: ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro Industrial.

Carpinteiro: ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência comprovada em CTPS. Empresa no bairro Industrial.

Eletricista predial: ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência comprovada em CTPS, curso NR 10. Empresa no bairro Industrial.

Vagas para PcD (Pessoa com Deficiência)

Operador de telemarketing: ensino médio completo, sem experiência, conhecimentos básicos em informática. Empresa no bairro Jardins.

Atendente clínico: ensino médio completo, 6 meses de experiência (sem comprovação em CTPS), conhecimentos básicos em informática. Empresa no bairro Siqueira Campos.

Operador têxtil (vaga para Estância): ensino médio cursando, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em turnos. Empresa no município de Estância.

Serviços gerais (vaga para Estância): ensino médio cursando, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em turnos. Empresa no município de Estância.


Serviço

A sede funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O serviço também está disponível em outros pontos de atendimento: das 7h às 13h, no Ceac do Shopping Riomar; e das 7h às 18h, na UQP Santos Dumont, UQP Coroa do Meio, UQP Santa Maria, UQP Mosqueiro, Polo de Tecnologia da Farolândia e no CEU do bairro Olaria.

Mais informações pelo telefone (79) 3179-1331 ou pelo site empregaju.aracaju.se.gov.br/cidadao.

Veja a localização no mapa:

UFS abre 30 vagas para atendimento psicológico gratuito

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) disponibiliza, por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), 30 vagas para atendimento psicológico destinadas à comunidade acadêmica e ao público externo. As oportunidades são exclusivas para adultos.

Universidade Federal de Sergipe
Jadilson Simões / Alese

As inscrições ocorrem nesta segunda-feira, 8 de junho de 2026, de forma presencial na Sala de Supervisão do Campus de São Cristóvão.

O processo teve início a partir das 8h e será encerrado assim que o número total de vagas for preenchido. Não serão realizadas inscrições além das previamente estabelecidas.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O formato de triagem prevê que os inscritos comporão uma lista de espera e serão chamados para atendimento de acordo com a ordem de inscrição.

Documentação exigida

Para garantir a inscrição, é necessário comparecer com os seguintes documentos originais:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de identificação estudantil (necessária apenas para estudantes da UFS).

Mais informações

Em caso de dúvidas, os canais de atendimento são:

  • Telefones fixos: (79) 3194-7261 / 3194-7276
  • WhatsApp: (79) 98133-4838

Com informações da UFS

Segundona do Turista em Aracaju acontece nesta segunda (8)

Nesta segunda-feira (8), a Rua São João, no Bairro Industrial, em Aracaju, recebe mais uma edição da Segundona do Turista, a partir das 18h. A programação reúne música e manifestações culturais que ajudam a preservar e fortalecer as tradições populares sergipanas durante o ciclo junino.

Segundona do Turista, em Aracaju
Julia Rodrigues|ASN

Abrindo a noite, o público acompanha o show de Zé Rosendo e Banda, artista com trajetória marcada pelo repertório voltado ao forró tradicional.

Em seguida, o Grupo Samba de Coco da Mussuca, do município de Laranjeiras, leva à Rua São João uma das mais importantes expressões da cultura popular sergipana, reconhecida por sua forte ligação com a ancestralidade e as tradições afro-brasileiras.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Encerrando a programação, sobe ao palco Raulzinho do Acordeon, trazendo clássicos do forró e da música nordestina.

Programação desta segunda-feira (8/6):

18hZé Rosendo e Banda
20hGrupo Samba de Coco da Mussuca (Laranjeiras)
21h30Raulzinho do Acordeon

Sobre

Durante os meses de junho e julho, a Segundona do Turista acontece semanalmente, reunindo artistas e grupos culturais que ajudam a preservar e difundir o patrimônio cultural sergipano, consolidando a Rua São João como um dos principais espaços de celebração da cultura popular no estado.

Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus e com o apoio das Secretarias de Estado do Turismo (Setur), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Comunicação Social (Secom), a Segundona do Turista mantém viva uma das mais tradicionais programações culturais do estado.

Com informações da ASN