Vasco e Corinthians se enfrentam neste domingo

O torneio mais democrático – e milionário – do país chega ao fim neste domingo (21). A partir das 18h (horário de Brasília), Vasco e Corinthians fazem o segundo jogo da final da Copa do Brasil no Maracanã, que estará lotado. Todos os ingressos colocados à venda para mandantes e visitantes foram vendidos.

Corinthians e Vascos na final da Copa do Brasil 2025
@CopaDoBrasilCBF|X

Ninguém chega em vantagem para o jogo derradeiro do confronto. Na última quarta-feira (17), paulistas e cariocas empataram sem gols na Neo Química Arena, em São Paulo, diante de 46.616 torcedores, com uma renda de R$ 5.469.214,00, a maior da história do estádio. Quem vencer no tempo normal fica com a taça. Em caso de nova igualdade, a decisão será nos pênaltis.

O Vasco disputa a terceira final de Copa do Brasil na história. Vice em 2006 para o Flamengo, o Gigante da Colina levantou a taça em 2011, superando o Coritiba. O Corinthians, por sua vez, está na decisão pela oitava vez e busca o tetra, após os títulos de 1995, 2002 e 2009. O Alvinegro ficou na segunda posição nas edições de 2001, 2008, 2018 e 2022.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Além da vaga à Libertadores, o campeão deste domingo embolsará, pelo título, cerca de R$ 77 milhões. O vice terá direito a R$ 33 milhões. Na disputa da Copa do Brasil desde a primeira fase, o Vasco acumula cerca de R$ 24 milhões em premiações. O Corinthians, que entrou direto na terceira fase, recebeu cerca de R$ 20,6 milhões desde a estreia na edição deste ano.

As campanhas

O Vasco passou sem grandes dificuldades pelas duas primeiras fases, vencendo União Rondonópolis e Nova Iguaçu por 3 a 0, ambos fora de casa. O confronto com o Operário-PR foi sofrido, com dois empates por 1 a 1 e classificação nos pênaltis em São Januário.

Nas oitavas, a equipe carioca eliminou o CSA ao ganhar por 3 a 1 no Rio de Janeiro, após não sair do zero no Rei Pelé, em Maceió. Nas quartas e na semifinal, o Gigante da Colina, mais uma vez, contou com as penalidades para levar a melhor sobre os rivais Botafogo (dois 1 a 1) e Fluminense (2 a 1 e 0 a 1).

A campanha do Corinthians iniciou com duas vitórias por 1 a 0 sobre o Novorizontino. Nas oitavas, o confronto mais emblemático da caminhada, diante do Palmeiras, com dois triunfos para cima do arquirrival: 1 a 0 na Neo Química Arena e 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo.

Nas quartas, a vítima foi o Athletico-PR. O Timão ganhou por 1 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba, e por 2 a 0 em casa. Por fim, na semi, o Alvinegro bateu o Cruzeiro, fazendo 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, e perdendo na capital paulista por 2 a 1, avançando nos pênaltis.

Reprodução

Prováveis times

No Vasco, o técnico Fernando Diniz tem dois desfalques por lesão: o lateral Lucas Piton e o volante Mateus Carvalho. Este último se contundiu no aquecimento que antecedeu a partida na capital paulista e teve constatada uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), associada a lesões dos meniscos e colaterais.

A contusão de Piton é mais antiga. No começo do mês ele lesionou o ligamento colateral medial (LCM) do joelho esquerdo e tem sido substituído pelo lateral-direito Puma Rodríguez, o Pumita, que tem sido improvisado no lado esquerdo da defesa cruzmaltina.

A expectativa é que o Gigante da Colina atue com a mesma formação do jogo de ida: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Pumita; Cauan Barros, Thiago Mendes e Phillipe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Do lado corintiano o técnico Dorival Júnior tinha a preocupação de perder jogadores por suspensão, já que oito (sendo sete habituais titulares) estavam a um cartão amarelo de ficarem fora da partida no Maracanã. Os pendurados do Timão, porém, passaram ilesos. Entre eles, o goleiro Hugo Souza, o zagueiro Gustavo Henrique e o meia Rodrigo Garro, nomes importantes da equipe.

Na provável escalação, a maior dúvida é se Garro ou o volante André Carillo iniciam o jogo. O primeiro foi titular em São Paulo, mas vinha atuando com minutagem controlada devido ao desgaste e ter acabado de se recuperar de um estiramento na panturrilha direita.

O Corinthians deve atuar com: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon, Raniele, Breno Bidon e Rodrigo Garro (André Carrillo); Memphis Depay e Yuri Alberto.

Histórico pró-Timão

É a sétima vez que Vasco e Corinthians se enfrentam em um confronto de caráter eliminatório. O histórico é favorável ao Timão, que levou a melhor em seis deles. O último foi nas quartas de final da Libertadores de 2012, marcado pela defesa do goleiro Cássio em finalização do atacante Diego Souza, cara a cara, no duelo de volta, no Pacaembu.

A última final entre cariocas e paulistas foi há 25 anos, no próprio Maracanã, e também de memória feliz para os corintianos. Os times empataram sem gols na decisão do Mundial de Clubes de 2000, o primeiro organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Nos pênaltis, deu Timão, 4 a 3. O goleiro Dida defendeu o chute do lateral Gilberto e o atacante Edmundo cobrou a penalidade derradeira para fora.

O retrospectivo entre os treinadores em finais também é positivo para o lado paulista. A única vez que eles tinham se cruzado em uma decisão foi no Campeonato Paulista de 2016. O Santos, de Dorival, superou o surpreendente Audax de Diniz, no trabalho que projetou o atual técnico do Vasco. Após empate por 1 a 1 no Estádio José Liberatti, em Osasco (SP), o Peixe ganhou por 1 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP).

Professores reprovam Educação do Governo de Sergipe

Pelo segundo ano consecutivo, a política educacional do Governo do Estado de Sergipe foi reprovada por professoras e professores da Rede Estadual. A gestão de Fábio Mitidieri teve nota 1,67. Mais baixa do que a de 2024, que foi de 1,82.

Professores reprovam Educação do Governo de Sergipe
Sintese|Divulgação

Já dos 74 municípios no quais o SINTESE representa o conjunto de professoras e professores, 69 foram reprovados, o que significa que apenas cinco municípios sergipanos tiveram notas acima de 5,0.

As notas dadas às gestões das políticas de educação em Sergipe fazem parte do já tradicional ato de final de ano, organizado pelo SINTESE, a “Prova Final”. Nela, prefeitas, prefeitos e o governador do Estado são avaliados à luz da legislação educacional e recebem notas de zero a 10, diante da política implantada na educação ao longo de 2025.

O ato aconteceu na sexta-feira, dia 19, no calçadão da João Pessoa, Centro de Aracaju.

Governo do Estado não cumpre com o mínimo de investimento na educação determinado por Lei

Não satisfeito em fechar a negociação de forma unilateral e, após um ano de audiências, não cumprir com sua palavra de apresentar proposta às pautas das professoras e professores da Rede Estadual, afirmando não ter verba – mesmo com um crescimento de receita de 3 bilhões de reais em 2025 –, nos últimos 3 anos, a gestão do governador Fábio Mitidieri, não aplicou corretamente os investimentos mínimos educação, descumprindo o estabelecido pelo Plano Estadual de Educação (PEE), a Constituição do Estado de Sergipe e a Constituição Federal.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Em 2023, o overno de Mitidieri deixou de investir na educação R$ 74.990.544,82 (setenta e quatro milhões, novecentos e noventa mil, quinhentos e quarenta e quatro reais e oitenta e dois centavos).

Em 2024, foi deixado de investir em educação R$ 72.167.436,86 (setenta e dois milhões, cento e sessenta e sete mil, quatrocentos e trinta e seis reais e oitenta e seis centavos).

E, até outubro de 2025, foram deixados de investir R$ 301.480.115,98 (trezentos e um milhões, quatrocentos e oitenta mil, cento e quinze reais e noventa e oito centavos).

O presidente do SINTESE, professor Roberto Silva, taxa como escândalo a aplicação incorreta dos recursos da educação, por parte do Governo do Estado, e coloca que o sindicato já fez denúncia aos órgãos fiscalizadores.

“O que está acontecendo na educação de Sergipe é escandaloso e, por isso, o SINTESE já enviou ofícios ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado, para que se investigue sobre estes altos montantes que deixaram de ser investidos na educação de Sergipe ao longo da gestão de Fábio Mitidieri. As autoridades precisam saber e cobrar o porquê este dinheiro não foi investido. Onde está este dinheiro? E precisa obrigar o Governo de Sergipe a cumprir com o que estabelece a legislação e destinar estes recursos ao seu devido lugar, que é a educação”, cobra o presidente do SINTESE.

A vice-presidenta do SINTESE, professora Leila Moraes, explica que a baixa nota atribuída à gestão de Fábio Mitidieri na educação é fruto de descaso, da desvalorização e da falta do investimento correto na educação.

“A nota atribuída ao Governo do Estado na gestão da educação, 1,67, é um reflexo de todo este descaso com a negociação, com o desrespeito a diretos, acentuando a política de empobrecimento de professoras e professores, hoje com uma perda salarial que ultrapassa os 54%, e culminando em algo escandaloso, que são estes altos montantes que deixaram de ser investidos na educação. Esperamos que os órgãos responsáveis tomem as devidas providências”, enfatiza a professora Leila.

Veja quanto o Governo de Sergipe deixou de investir em educação e quais Leis estão sendo infringidas [PDF]

Professores reprovam Educação de 69 municípios de Sergipe
Sintese

Maiores e menores notas nas Redes Municipais

O município com pior nota em 2025 foi Canindé de São Francisco, com 1,15; seguido de Pacatuba, 1,25; e de Nossa Senhora do Socorro, 1,37.

Vale lembrar que nestes 3 municípios os prefeitos José Machado Feitosa Neto (Machadinho), Iara Martins e Samuel Carvalho, respectivamente, enviaram às Câmaras de vereadores, e conseguiram aprovar, Projetos de Lei cruéis, que passam por cima da carreira de professoras e professores, promovendo perdas de direitos nunca antes vistas na história nosso Estado, em uma política de perseguição e de criminalização da valorização daqueles e daquelas que dedicam suas vidas à educação e ao futuro das crianças e jovens de seus municípios.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Outros quatro municípios tiram notas abaixo de 2,0. São eles: Tomar do Geru, 1,50; Aquidabã, 1,52; Santana do São Franciso, 1,62; e Tobias Barreto, 1,64.

Já os cinco municípios com as notas mais altas são: Itabaiana, 5,55; Muribeca, 5,52; Estância, 5,42; Pinhão, 5,22; e Pedra Mole, 5,0.

“As notas apresentadas neste ato público são o resultado de um conjunto de análises a partir da legislação e constatamos que, mais uma vez, a grande maioria dos gestores são reprovados, no que tange ao direito à Educação e ao direito do magistério. O que nos demonstra que 2026 também será um ano de muita luta para revertermos este cenário. Esperamos que os gestores municipais passem a olhar para educação como elemento fundamental para o desenvolvimento de seus municípios e cumpram com a legislação”.

Professor Roberto Silva, presidente do SINTESE

Por Sintese

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

SERGIPE: Morre mãe de ex-vice-prefeito

Faleceu neste sábado, 20, Maria das Neves, mãe do ex-vice-prefeito de Itabaiana Neném de Verso. Dona Maria integrava a tradicional família Verso, bastante conhecida no município.

Morre Maria das Neves, mãe do ex-vice-prefeito de Itabaiana Neném de Verso
Reprodução

Segundo informações, Maria das Neves passou mal na noite do sábado, foi socorrida e encaminhada a uma unidade hospitalar, onde recebeu atendimento médico, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito ainda no mesmo dia.

A morte causou comoção em Itabaiana, especialmente entre familiares, amigos e pessoas que acompanham a trajetória da família Verso, reconhecida pela forte presença social, política e empresarial no município.

Em nota de pesar, a família agradeceu as manifestações de carinho, solidariedade e as orações recebidas neste momento de profunda dor.


Itnet

Flamengo conquista Copa Feminina

O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu com uma goleada de 6 a 0 sobre o Grêmio, na noite deste sábado no estádio do Pacaembu, em São Paulo.ebcebc

Com o triunfo da equipe rubro-negra foi mantida uma escrita na competição, apenas equipes cariocas já conquistaram o torneio. Em 2023, a final envolveu Flamengo e Botafogo, com triunfo rubro-negro. No ano seguinte, o jogo do título colocou Fluminense e Internacional frente a frente e o Tricolor levou a melhor.

Na decisão deste sábado o Flamengo sobrou, e triunfou graças a gols de Kaylane Vieira, Brendha (dois), Anna Luiza, Ana Vidal (contra) e Nina Garrit.

Manchester City derrota: 3×0

Haaland, duas vezes, e Reijnders, marcaram no Etihad e fizeram o City assumir a liderança da Premier League, pelo menos até o Arsenal enfrentar o Everton.

Foi uma partida dominante do City, que construiu o resultado já na etapa inicial, com Haaland abrindo o marcador logo aos 04 minutos e Reijnders ampliando antes do intervalo.

No segundo tempo, Haaland fez mais um e fechou o placar. 

Porto assina com brasileiro

Thiago Silva é reforço do Futebol Clube do Porto. O histórico defesa central brasileiro está de volta à Invicta, depois de ter terminado a ligação ao Fluminense, onde jogou as últimas duas temporadas.

Regressa, assim, a um clube que representou na temporada 2004/05, jogando, na altura, apenas pelo FC Porto B. É, assim, como que o fechar de um ciclo perfeito, com o retorno a uma casa que já conhece, em busca daquilo que faltou na altura: a glória na equipa principal.

Thiago Silva é um nome que dispensa qualquer tipo de apresentação. Aos 41 anos, tem uma carreira que fala por si, representando, entre outros, clubes como o AC Milan, Paris Saint-Germain e Chelsea.

Em todos eles fez mais de 100 jogos. Em todos eles foi figura de proa. Em todos eles venceu títulos.

Chega ao FC Porto com 31 troféus conquistados em toda a carreira: venceu 1 Liga dos Campeões (no Estádio do Dragão!), 1 Mundial de Clubes, 1 Supertaça Europeia, 7 Ligas francesas, 1 Liga italiana, 1 Copa do Brasil, 5 Taças de França, 6 Taças da Liga de França, 5 Supertaças de França e 1 Supertaça de Itália. A estes troféus junta a Copa América e a Taça das Confederações conquistadas ao serviço da seleção brasileira.

Thiago Silva, de resto, foi capitão da “canarinha” e somou, até ao momento, 113 internacionalizações.

Três vezes nomeado para o FIFA Team of the Year (2013, 2014 e 2015), foi eleito o Melhor Jogador do Mundial de Clubes de 2021 e, ainda recentemente, foi nomeado para o Troféu The Best, da FIFA, na categoria Defesa do Ano, a coroar uma época muito positiva no Fluminense, em que completou 46 jogos.

Aliás, desde 2006 que realiza, no mínimo, 34 jogos a cada temporada, com o máximo a serem 58, no ano de 2024, quando se dividiu entre Chelsea e Fluminense.

Assina pelo FC Porto até ao final da época, com mais uma temporada de opção. Chega a custo zero, dada a sua situação de “free agent”, não sendo aplicada qualquer comissão de intermediação.

Morre Lindomar Castilho, cantor que marcou a crônica policial

Morreu, aos 85 anos, o cantor Lindomar Castilho. Conhecido como o ‘Rei do Bolero’, o artista faleceu em Goiânia, onde vivia recluso em seu apartamento. Ele enfrentava uma longa batalha contra a doença de Parkinson há mais de uma década .

Capa de disco do cantor Lindomar Castilho
Divulgação

Lindomar alcançou o estrelato nacional nas décadas de 1970 e 1980, emplacando sucessos que atravessaram gerações. Entre suas canções mais lembradas estão “Eu Amo a Sua Mãe” e o hit “Você É Doida Demais”, que voltou às paradas anos depois ao integrar a trilha de abertura da série Os Normais, da TV Globo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No entanto, a trajetória artística foi drasticamente interrompida em 1981, quando seu nome migrou das paradas de sucesso para as páginas policiais. No auge da carreira, Lindomar assassinou a ex-esposa, Eliane de Grammont, com cinco tiros. O crime ocorreu enquanto a vítima, então com 26 anos, se apresentava na boate Belle Époque, em São Paulo, acompanhada do violonista Carlos Randall.

Julgado em 1984, o cantor foi condenado a 12 anos de prisão .

A filha do casal, Lili De Grammont, utilizou as redes sociais para se manifestar sobre o falecimento. Em um desabafo contundente, ela refletiu sobre a tragédia familiar:

“Meu pai partiu! E como qualquer ser humano, ele é finito, ele é só mais um ser humano que se desviou com sua vaidade e narcisismo. E ao tirar a vida da minha mãe também morreu em vida. O homem que mata também morre. Morre o pai e nasce um assassino, morre uma família inteira”.

Iconografia da História

NE Notícias, da redação

Aracaju: veja variação de preços de itens da Ceia de Natal

Com a aproximação das festividades de dezembro, o Programa de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania (SSM), realizou um levantamento detalhado de preços dos itens que compõem a tradicional Ceia Natalina. 

Procon Aracaju: veja variação de preços de itens da Ceia de Natal
Divulgação

A pesquisa foi realizada entre os dias 15, 16 e 17 de dezembro e abrangeu seis dos principais estabelecimentos comerciais da capital.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O levantamento comparou vários produtos, revelando variações significativas. O menor preço encontrado do quilo do chester, por exemplo, foi R$ 29,99. Já o maior valor, R$ 32,98. O quilo do queijo do reino variou de R$ 89,00 a R$ 159,90.

Durante o levantamento, também foram observados os preços do espumante (750 ml). O menor valor foi 13,90 e o maior R$ 34,99. Outro item pesquisado foi o panetone de frutas, sendo o menor valor R$ 13,99 e o maior R$ 21,99.

O Procon orienta que, além do preço, o consumidor deve ficar atento à validade e às condições das embalagens dos produtos natalinos. Em caso de dúvidas ou reclamações, o cidadão pode entrar em contato através do SAC 151 ou pelo telefone (79) 3179-6040.

➥ Confira aqui a lista de preços dos itens da Ceia de Natal


Com informações do Procon Aracaju

TST determina efetivo de 80% na Greve dos Correios

A ministra Kátia Magalhães Arruda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou nesta sexta-feira (19) que os trabalhadores dos Correios mantenham 80% do efetivo em atividade durante a greve da categoria, iniciada na última terça-feira (16).ebcebc

A medida liminar foi concedida a pedido da estatal contra os sindicatos que representam os funcionários. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 100 mil por sindicato.

A greve está concentrada em nove estados (Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). 

No entendimento da ministra, o serviço postal tem caráter essencial e não pode ser paralisado totalmente. Além disso, Katia Arruda ressaltou que a greve foi deflagrada em meio ao dissídio coletivo que tramita no TST.

Os funcionários reivindicam a aprovação de um novo acordo coletivo de trabalho, reajuste salarial e soluções para a crise financeira da estatal, que vai precisar de um empréstimo de R$ 12 bilhões, garantidos pelo Tesouro, para cobrir os recentes prejuízos. 

Os Correios informaram que todas as agências estão abertas e que a empresa adotou medidas de contingência para minimizar os impactos para a população. 

Bolsonaro tem cirurgia autorizada, sem a prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (12) o ex-presidente Jair Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia no Hospital DF Star, em Brasília.ebcebc

A saída não será imediata. A defesa do ex-presidente deverá informar a data prevista para o procedimento. 

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), onde cumpre pena definitiva de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista. 

A autorização foi concedida pelo ministro após laudo da PF confirmar que o ex-presidente é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de uma cirurgia “o mais rápido possível

A perícia foi realizada, na quarta-feira (17), na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. O procedimento foi determinado pelo ministro após a defesa pedir autorização para a cirurgia e solicitar prisão domiciliar em razão do estado de saúde. 

Prisão domiciliar

Na mesma decisão, Moraes negou novo pedido de prisão domiciliar a Bolsonaro.

O ministro disse que o ex-presidente pode receber atendimento médico particular sem autorização judicial e há uma equipe da PF para atendê-lo em caso de emergência.

“O réu está custodiado em local de absoluta proximidade com o hospital particular onde realiza atendimentos emergenciais de saúde – mais próximo, inclusive, do que o seu endereço residencial – de modo que não há qualquer prejuízo em caso de eventual necessidade de deslocamento de emergência”, disse Moraes.